13º do Bolsa Família: confira o que se sabe sobre o assunto

O Abono Natalino foi pago em 2019. Para 2020 somente o auxílio é esperado.

868
13º do Bolsa Família: confira o que se sabe sobre o assunto
13º do Bolsa Família: confira o que se sabe sobre o assunto

O Bolsa Família atua, sobretudo, facilitando o acesso da população aos serviços públicos como saúde e educação. Está em atuação há 16 anos em todo o país. E  por se tratar de um programa amplo, os benefícios são variados e os valores, por sua vez, não são fixos. Desse modo, será que o 13º do Bolsa Família será pago aos beneficiários neste ano de 2020, assim como foi em 2019?

Entenda mais sobre o assunto que ainda vem à baila, entre os cidadãos que recebem o recurso do governo.

13º do Bolsa Família: confira maiores informações sobre o assunto
13º do Bolsa Família: confira maiores informações sobre o assunto – Imagem: Divulgação G1

Leia também: Todos que recebem Bolsa Família vão receber o auxílio emergencial de R$ 300? Entenda

O 13º do Bolsa Família será pago em 2020?

Também chamado de Abono Natalino, o 13º do Bolsa Família foi uma medida adotada como forma de beneficiar os atendidos pelo programa, em razão da alta inflação em 2019. O pagamento ocorreu para os beneficiários aptos que possuíam recurso disponível em dezembro.

À época, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) elaborou o texto da Medida Provisória (MP) 898/2019 que tornaria o pagamento do 13º permanente para os beneficiários do programa. No entanto, a MP precisava ser votada nos plenários da Câmara e do Senado.

E embora tivesse sido aprovada pela Comissão Mista, o texto não entrou em vigor. Assim, a MP perdeu a validade ainda em março deste ano.

Portanto, ao que tudo indica, o 13º do Bolsa Família não será pago em 2020 da mesma forma como ocorreu em 2019.

Caso o texto tivesse sido aprovado, todos os anos os beneficiários receberiam uma parcela extra do benefício, além dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e deficientes de baixa renda.

Bolsonaro sinaliza, mas não confirma

Em um outro momento, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sinalizou para o possível pagamento do Abono Natalino no final deste ano, mas sem dar muitos detalhes ou mesmo efetivamente confirmar.

Auxílio emergencial para quem recebe o Bolsa

Como uma das categorias aptas ao recebimento do auxílio emergencial, os beneficiários do Bolsa Família terão direito às parcelas da ajuda paga em razão da pandemia pela Covid-19, até o final deste ano.

Contudo, se deixarem de cumprir algum dos critérios, não terão direito a receber o auxílio, mesmo que tenham recebido anteriormente.

O pagamento da sexta parcela, portanto, foi iniciado na última quinta-feira (17) e segue até quarta-feira, dia 30. Assim como naturalmente acontece, o pagamento é feito de forma escalonada, nos últimos dez dias úteis do mês, de acordo com o NIS – Número de identificação Social.

Leia ainda: Abono Bolsa Famíla 2020: auxílio poderá ser pago no lugar; entenda

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here