Home Dieta Pasta de Amendoim Engorda ou Emagrece?

Pasta de Amendoim Engorda ou Emagrece?

Será que a pasta de amendoim engorda ou ajuda a emagrecer? A verdade é que, também conhecida como manteiga de amendoim, este é um alimento muito versátil. Pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas, no pão, nas frutas e tem muitas outras funcionalidades. Mas, será que a pasta de amendoim engorda?

A pasta de amendoim pode ser consumida inteira, mas também existe a pasta de amendoim integral que é também bem nutritiva. Este alimento tem um valor energético alto, por isso deve ser consumido pela manhã, junto do café. Entre os benefícios da pasta de amendoim está a enorme quantidade de proteínas e fibras.

Qual é a verdade: pasta de amendoim engorda ou emagrece?

Conforme for introduzida na dieta, ela pode funcionar como suplemento proteico. Ou poderá apenas fornecer energia para ajudar a queimar ainda mais calorias. Contudo, a pasta de amendoim engorda quando é ingerida em excesso. Portanto, a verdade é que ela emagrece, mas também ajuda quem precisa ganhar massa a subir uns quilos na balança.

A gordura contida no amendoim, como em outras oleaginosas para emagrecer, é boa e fundamental. Ela ajuda a diminuir o colesterol e os triglicerídeos, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Nas crianças, o efeito é ainda mais benéfico, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo.

Monitor Cardíaco: como escolher o perfeito para você

Pasta de amendoim e hipertrofia

pasta de amendoim

Ao mesmo passo que a pasta de amendoim engorda, ela também ajuda aos atletas que realizam a prática da hipertrofia. OU seja, que desejam ganhar massa muscular rapidamente e, ao mesmo tempo, também precisam repor carboidratos. A pasta de amendoim é a melhor amiga dos atletas, seus aminoácidos e vitaminas são responsáveis pela reposição do que se perdeu durante o treino, sem aumentar a gordura corporal.

O pessoal do Crossfit já sabe que a pasta de amendoim engorda, mas ajuda a emagrecer, quando utilizada da forma correta. Por isso são adeptos do uso. O amendoim fornece proteínas e gorduras monoinsaturadas saudáveis. Isso garante a energia que você está procurando para treinar.

Leia também: Qual o melhor tênis para praticar Crossfit

Além disso, a manteiga de amendoim tem outros nutrientes, incluindo vitamina B3, triptofano, e manganês. A vitamina B3 trabalha diretamente no sistema digestivo. Ela produz ácido clorídrico, uma substância essencial para que o estômago faça a digestão.

A vitamina também regula nossos hormônios sexuais, atuando na nossa libido. O tripofano é um aminoácido responsável por promover a produção de serotonina. Ou seja, ele age no humor, auxilia as mulheres durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM) e evita a depressão.

E o manganês é o mineral responsável pelo nosso crescimento ósseo. Ele é bom para a tireóide porque ajuda a produzir a enzima tiroxina, importante para o funcionamento das glândulas.

Benefícios da pasta de amendoim

Muita gente não sabe, mas o amendoim é rico em resveratrol. Essa substância é um antioxidante poderoso que reduz as chances de aparecimento de diversos tumores malignos. Alguns estudos também mostraram que o resveratrol pode reduzir o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

Muitas pessoas acham que a pasta de amendoim engorda, pois ela reduz a fome, aumentando a sensação de saciedade. Entretanto, isso acontece de uma maneira positiva e portanto é altamente recomendada nas refeições pré e pós treino, evitando que os atletas (mesmo aqueles de final de semana) exagerem na alimentação. Sua capacidade de repor rapidamente nutrientes importantes é muito alta.

A vitamina E presente no amendoim e em outras oleaginosas é um excelente benefício para a pele. Ela atua nos ossos e músculos, porque auxilia na absorção do cálcio e do potássio. Isso faz com que os músculos fiquem protegidos da ação de radicais livres, aumentando o ganho de massa magra.

E é cientificamente comprovado que a pasta, ou manteiga, de amendoim ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue, evitando o diabetes; melhora a circulação, pois é rica em ferro; e é boa para o coração. Além disso, um estudo mostrou que o amendoim pode prevenir o declínio cerebral, retardando efeitos de doenças como o Alzheimer.

Nos idosos, o resveratrol, substância presente na oleaginosa, tem mostrado efeitos positivos sobre o hipocampo, área do cérebro fundamental para funções como a memória e a aprendizagem.

Como escolher a melhor pasta de amendoim para a dieta

Conhecida como manteiga de amendoim, pode ser encontrada em diversos supermercados e lojas de produtos saudáveis. Porém o ideal é optar por uma versão orgânica e sem açúcar. Isso porque as mais populares não contém apenas amendoim. Elas são adoçadas e muitas vezes levam gorduras saturadas.

Portanto a melhor pasta de amendoim para a dieta é aquela que é 100% biológica e vegetal. Procure ler os rótulos dos alimentos e se informar antes de realizar a compra. Comprar a pasta de amendoim errada pode ser prejudicial para a sua saúde.

É importante sublinhar que o consumo diário não deve ultrapassar os 30g, independente do seu objetivo. As pastas prontas variam entre 15 e 20 reais em potes de meio quilo. Se utilizar com moderação, poderá fazer render por um mês.

Como é um alimento natural, não precisa ser refrigerado. Existem algumas opções mais económicas de pasta de amendoim, mas você igualmente pode fazer a sua manteiga em casa.

Óleo de Coco: qual a melhor marca do mercado

Pasta de amendoim caseira: como fazer

Tudo o que você precisa é de 500 gramas de amendoim torrado sem sal e um processador de alimentos. Ao processar os grãos aos poucos, o amendoim virará pó e em seguida a sua gordura natural ajudará na confecção da pasta. Se quiser, pode adoçar com mel ou geleia de agave.

Dica: para não perder nutrientes ou vitaminas, pode fazer a pasta de amendoim pouco a pouco, conforme for consumir.

 

Crédito das Imagens: Pexels

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Redação SaúdeLab
Um site pensado na sua saúde e no seu bem-estar! Aqui, você encontra de tudo para melhorar sua qualidade de vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Estudo da USP alerta para os riscos no novo Coronavírus em crianças

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) foram os pioneiros em confirmar a presença do novo Coronavírus em crianças. Conforme mostra estudo publicado em...

É possível portabilidade para financiamento imobiliário Itaú? Entenda

A portabilidade para financiamento imobiliário Itaú é possível de ser feita? Após o lançamento das novas linhas de crédito para imóveis oferecidas pelo banco, essa...

Dieta sem glúten: entenda porque ela faz bem à saúde

De acordo com profissionais de saúde e nutrição, adotar uma alimentação sem glúten é possível e pode ser extremamente benéfica a portadores da doença...

Descubra o que é necessário antes de iniciar atividade física

A atividade física é fundamental para qualidade de vida e prevenção de doenças, sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas antes de...