Home Beleza Como Manter a Pele Hidratada? Todas as Dicas Essenciais

Como Manter a Pele Hidratada? Todas as Dicas Essenciais

Desde sempre, principalmente as mulheres, buscam ter uma pele bonita e macia, seja no rosto ou em todo o corpo. E hoje vamos falar como manter a pele hidratada com cuidados práticos e básicos, e que qualquer pessoa pode implementar, basta querer.

Para que isso aconteça, no entanto, é necessário cuidar da saúde geral do corpo. Manter a pele limpa, livre de impurezas, lembrar de retirar a maquiagem antes de dormir. E ainda, lembrar de cultivar hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos com alguma regularidade, de preferência diariamente.

E além disso, também, o uso de hidratantes de boa qualidade.

Saiba mais: Alimentação saudável na terceira idade: como envelhecer bem? Veja

Uma das atitudes mais importantes nesse sentido é manter a pele de todo o corpo hidratada. Ao analisarmos os melhores hidratantes corporais, é preciso entender algumas coisas. Acompanhe a seguir.

Quando e como manter a pele hidratada

O fato é que de início, ao escolher o produto para usar na pele, você deverá observar:  nem todo hidratante tem as mesmas funções.

Também é importante levar em consideração que há produtos específicos para os diferentes tipos de pele. Ou seja: se você tem pele oleosa, por exemplo, não adianta usar um creme para pele seca, pois, não há como manter a pele hidratada sem um produto específico à sua necessidade.

A pele precisa de cuidados intensos em todas as estações do ano. E sobretudo, no inverno e  no verão. Independente do tipo, se é seca, normal, mista ou oleosa, a hidratação adequada deixará sua pele com viço saudável, minimizando os sinais de envelhecimento precoce.

A disciplina dos cuidados diários só tem a lhe oferecer os maiores benefícios. Por isso de nada adiantará ter o melhor hidratante corporal do mercado se você não tiver consciência das atitudes conjuntas que se deve tomar na sua rotina de cuidado da pele.

Confira também: Máscara facial caseira: hoje é o dia para cuidar do seu rosto e realçar sua beleza. Veja

Como Hidratar a Pele?

Nem todo mundo sabe, mas a pele é o maior órgão do corpo humano. Isso faz dela a primeira proteção que temos contra agentes externos nocivos.

É justamente por  sua função de barreira que é necessário mantê-la hidratada diariamente. Sem isso, tanto em dias de intenso calor quanto em dias de intenso frio, ela não cumprirá seu papel fundamental de defesa.

Além disso, também é a pele, a primeira a tentar evitar a entrada de micro-organismos e demais substâncias que podem provocar alergias. Aliás, é ela quem costuma demonstrar os primeiros sinais quando você ingeriu ou entrou em contato com componentes alergênicos.

Por isso é de suma importância que você não deixe a pele desidratar. Observar o que se ingere tanto de alimentos sólidos como de líquidos é de suma importância, e nesse sentido beber água é a dica de ouro para hidratação.

Como manter a pele hidratada e como escolher hidratante corporal

como escolher hidratante corporal

Não é o bastante ter o melhor hidratante corporal ou o mais caro se ele não é ideal para sua pele. Por isso antes de escolher qual usar, o que deve fazer é saber se sua pele é normal, seca, mista ou oleosa. A melhor maneira é buscar orientação profissional.

Dessa maneira, portanto, você poderá entender como manter a pele hidratada e com o produto mais adequado à sua cútis.

Veja abaixo um pouco sobre cada tipo de pele:

Normal

A pele normal é a mais equilibrada. A maioria das pessoas com esse tipo apresentam uma  textura de veludo. Assim, ao toque é macia, fina e flexível.

Os cuidados que ela exige não são muitos, visto que é oleosa e hidratada na medida certa. Por esse motivo, quem tem a pele normal raramente tem espinhas. Ela é mais comum em bebês e crianças na primeira infância, sendo bastante rara na fase adulta.

Contudo, a pessoa que apresenta pele normal não precisa se preocupar com altos investimentos no dia a dia. Para isso, basta limpar, hidratar e proteger sem estresse.

Oleosa

A característica fundamental e que identifica a pele oleosa é a produção elevada de sebo. A oleosidade se acumula no interior dos poros, fazendo com que eles fiquem inchados e mais visíveis.

Pessoas com pele oleosa têm uma aparência mais brilhosa e, ao mesmo tempo, grossa e pálida. Há, por consequência, maior chance de surgirem cravos e espinhas.

Os motivos para alguém ter esse tipo mais oleoso podem ser relacionados à disfunções hormonais ou excesso de estresse.

Entretanto, a pele com mais oleosidade tem como vantagem surgir sinais de envelhecimento mais tardios.

Seca

A pele seca infelizmente tem uma grande dificuldade em reter a quantidade de água necessária para manter-se hidratada. Visto que ela não possui os fatores de hidratação naturais, ela resseca com muita facilidade.

Esses fatores são aminoácidos, ácido lático, ureia, entre outros. Eles ajudam a fixar a água em todo o organismo.

Vale dizer, que a pele seca têm menos flexibilidade e elasticidade. Até por isso que é comum vê-las descamando. Assim tem maior propensão a ter uma aparência mais velha precocemente.

Assim, portanto, as chamadas linhas de expressão, as rugas e as rachaduras na pele podem surgir mesmo durante a juventude. A pele seca é a que exige mais cuidados, e se subdivide em: seca, muito seca e extrasseca.

Mista

A pele mista, como o próprio nome sugere, apresenta características de cada um dos tipos vistos anteriormente. Quem tem a mista, possui maior oleosidade na conhecida zona “T”, que é a testa, o nariz e o queixo. Isso significa que nessa zona há maior chance de espinhas se desenvolverem. Esse tipo de pele é um dos mais comuns em pessoas adultas.

Agora que você já sabe quais tipos de pele existem, basta descobrir qual é o seu. Procure ajuda profissional para tirar dúvidas e indicar os produtos que lhe trarão maior benefício.

Somente após ter essa informação é que você conseguirá encontrar os melhores e mais adequados tratamentos para agir com segurança e fazer investimentos com resultados favoráveis aos cuidados do todo o corpo.

Leia também: Antioxidantes são perfeitos para retardar o envelhecimento da pele

Gosta dessa matéria? Acompanhe mais Aqui

Siga as Redes Sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Redação SaúdeLab
Um site pensado na sua saúde e no seu bem-estar! Aqui, você encontra de tudo para melhorar sua qualidade de vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Confiança dos brasileiros em vacinas cai; aponta estudo

Um estudo publicado no periódico Lancet em 10/08, mostrou que a confiança dos brasileiros nas vacinas cai a cada dia mais. Nos últimos anos,...

É possível negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto; saiba como funciona

Negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto - Em meio a um momento de crise econômica, acelerada pela pandemia de coronavírus no país,...

Todos que recebem Bolsa Família vão receber o auxílio emergencial de R$ 300? Entenda

Bolsa Família - No final de junho, o Governo Federal anunciou a prorrogação do auxílio emergencial para mais duas parcelas, as quais foram pagas...

Mindfulness: o que é, quais os seus benefícios e como praticá-la

O mindfulness é uma prática que se popularizou bastante nos últimos anos e cada vez mais tem ganhado muitos adeptos. Em um mundo como...