Home Saúde Nebulizador: como escolher um bom equipamento?

Nebulizador: como escolher um bom equipamento?

A escolha do nebulizador deve ser feita com cuidado e sempre observado vários pontos.

Geralmente, as pessoas só buscam esse tipo de tratamento no inverno. Mas as doenças e problemas respiratórios também podem atacar no verão! As mudanças bruscas de temperatura e do uso constante de ar condicionado, assim como as chuvas ocasionais podem provocar crises de asma, bronquite e sinusite.

Por isso é muito importante hidratar o corpo e também os seios nasais. Beber pelo menos 2 litros de água por dia e lavar o nariz com soro fisiológico é recomendado.

Mas quando essas atitudes não são suficientes e ainda sim surgem os problemas respiratórios, a solução está no uso do nebulizador. Atenção: somente utilize medicamentos com prescrição médica! Veja qual é o melhor para você.

nebulizador
Nebulizador. Foto: Araújo

Descubra qual é o melhor purificador de ar do mercado

Ter um aparelho desses em casa é bastante útil para prevenir crises, assim como elimina o cansaço e estresse de ter que enfrentar fila no pronto socorro para ser atendido. Mas para que seja feito o correto uso, converse com o seu médico (ou o pediatra da criança) para que ele possa orientar corretamente sobre o uso, medicamento e em quais casos você pode fazer a nebulização em casa.

Para que você decida qual é o melhor para você, precisa conhecer quais são os principais tipos e como eles funcionam:

Nebulizador Ultrassônico: é feito com a pessoa deitada; possui uma névoa/fumaça mais densa e o tempo de uso é menor, com mais eficácia. Entretanto, apesar de ser mais eficaz, alguns tipos de medicamentos não podem ser utilizados nesse aparelho, pois podem sofrer modificações em suas propriedades, como é o caso dos corticoides.

Nebulizador de Ar Comprimido: este modelo é o mais tradicional e também pode ser chamado de nebulizador pneumático. A pessoa pode ficar sentada, a névoa/fumaça é mais fina, entretanto, demora mais o seu procedimento. Costuma ser barulhento.

Nebulizador Portátil: funciona e pode ter as características do nebulizador tradicional (ar comprimido) ou do nebulizador ultrassônico. Também conhecido por ser de rede vibratória, por não estar conectado diretamente na tomada (corrente elétrica) pode caber, nos modelos mais compactos, na palma da mão ou é um pouco maior que isso. Geralmente funciona com baterias AA (recarregáveis).

Veja também: qual é o melhor desumidificador para comprar?

Quais os critérios de compra

Por se tratar de um equipamento para tratamento de problemas respiratórios é preciso ir além do custo-benefício do aparelho. Portanto, veja quais são as principais características para observar na hora da compra:

  • Opte por aqueles capazes de gerar micropartículas (melhor inalação/absorção);
  • Os níveis de intensidade da névoa para adaptação (crianças e idosos);
  • Níveis de filtragem para evitar micróbios e bactérias (quanto mais, melhor);
  • Mangueira semi flexível e longa facilitam o uso (deitado ou sentado);
  • Procure por modelos com máscara flexível (evita o desconforto);
  • Com ou sem reservatório para colocar o soro (descartável evita higienização);
  • Escolha o design para ter praticidade no uso (portátil, com alça, compacto);
  • Prefira os que tenham garantia em caso de problemas;
  • Os extras podem ser decisivos (como por exemplo, tempo de nebulização).

Como fazer inalação corretamente

A maioria dos nebulizadores funcionam da mesma forma, entretanto, é recomendado ler o manual de utilização. Não se esqueça de consultar o médico para orientações e receita do medicamento que deve ser utilizado para esse tipo de tratamento.

Abra a tampa do copo para colocar o medicamento, que geralmente não ultrapassa de 10 ml. Alguns são puros e outros exigem mistura. Feche a tampa de acordo com as indicações do aparelho, conecte a mangueira, máscara e coloque no rosto. Ligue o aparelho na corrente elétrica e configure o nível da névoa e filtragem. Espere o tempo correspondente ou até esgotar o medicamento. Desmonte e limpe antes de guardar.

Conheça o melhor umidificador de ar 2020

Como limpar o inalador após uso

O ideal é limpar cada uma das partes após o uso, incluindo a máscara. Cada aparelho possui seus materiais com composições específicas. Portanto leia no manual quais são os produtos que podem ou não serem utilizados para limpeza. Geralmente não podem ser fervidos, mas sim submerso em água fervida.

Soluções com vinagre branco ou sabonete neutro são as mais comuns para esse tipo de limpeza. Evite o uso de álcool, pois podem danificar os componentes no nebulizador. Antes de guardar, espere que seque por completo. E, cuidado, algumas partes não podem ser submersas (geralmente os tubos e o “motor” do aparelho). Neste caso, use apenas um pano com sabão neutro ou vinagre, por exemplo. Evite os químicos como desinfetantes.

Gostou da matéria? Então acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

 

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Redação SaúdeLab
Um site pensado na sua saúde e no seu bem-estar! Aqui, você encontra de tudo para melhorar sua qualidade de vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...