Hábitos saudáveis: como mudar a sua vida por completo

0
212
hábitos saudáveis
Crédito: Unsplash

Criar pequenos hábitos saudáveis para o seu dia a dia pode fazer toda a diferença. De acordo com o neurologista americano Daniel Amen, manter a mente saudável proporciona uma vida produtiva e feliz. Inclusive, ele reforça a importância dessas mudanças de hábitos no seu livro Change Your Brain Change Your Life que, em tradução livre é Mude seu cérebro, mude sua vida.

Por isso é tão importante manter o equilíbrio da vida, adotando hábitos saudáveis de alimentação, higiene, vida e é claro, da saúde mental. Todas essas mudanças estão interligadas e influenciam diretamente no corpo e no cérebro, como um todo. Um exemplo, se você não tiver uma boa noite de sono, provavelmente vai passar o dia cansado, não se alimentará direito, terá um dia de trabalho pouco produtivo e estressante.

Ter uma pulseira inteligente pode te ajudar!

Como trabalhar a mente e o corpo para serem saudáveis

Mas o que é ter saúde? Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS) Saúde é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”. Nesse contexto amplo de que saúde não é apenas ausência de doença vale repensar nossos hábitos. A maneira de viver por vezes estressado, alimentando-se sem preocupar com a qualidade dos alimentos, sem adesão a práticas de descanso e relaxamento do corpo e mente, tem acelerado o adoecimento nas pessoas.

A primeira dica para começar a mudança de hábitos e perceber o que está de errado na rotina do seu dia a dia. Se tiver dificuldades em apontar tudo de uma única vez, repare durante uma semana, por exemplo, o que é que pode estar fugindo rotina, causando algum tipo de desconforto e estresse e o que poderia melhorar. É importante também notar se há momentos de angústia, frustração e até mesmo a necessidade de ajuda. É muito importante observar e saber reconhecer.

Pedir ajuda não é motivo para vergonha. O peso emocional pode ser um fator que desequilibra toda uma vida. E, consequentemente, pode trazer aspectos negativos para o seu dia a dia, para as relações pessoais e até mesmo profissionais. Estes “problemas”, todos juntos, viram uma grande “bola de neve” e fica cada vez mais difícil se desfazer de tudo isso. Mas não é impossível. Busque por ajuda profissional, como por exemplo um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra. Eles podem te ajudar a dar o primeiro passo para criar hábitos saudáveis.

Entretanto, também é possível realizar mudanças que vão refletir de forma positiva na sua vida. Acompanhe e veja o que você pode mudar e/ou adaptar para ter uma vida plena, saudável e feliz.

Hábitos saudáveis de alimentação

hábitos saudáveis
Crédito: Unsplash

Este é, sem dúvida, um dos grandes desafios, principalmente para quem se sente insatisfeito com o próprio corpo. Mas lembre-se, o que realmente importa é a sua saúde estar em dia. A seguir, criar pequenas mudanças a nível de reeducação alimentar. Aos poucos e, com mudanças de hábitos mentais você perceberá que o seu peso é um detalhe. O importante é você estar feliz e saudável.

  • Pare de ter medo da comida: muitas vezes nem mesmo a melhor dieta para perder barriga pode te ajudar. Muitas vezes as pessoas se preocupam tanto em fazer dieta que esquecem de se alimentar. Fora que, cada organismo reage de uma forma e a dieta que você escolheu, pode não ser a ideal para o seu corpo. Portanto, pare de ter medo de comer e entenda quais são as reais necessidades do seu corpo. Converse com um nutricionista e trace um plano que seja real e não restritivo.
  • Beba mais água: essa é uma regra que não perde a validade, independente da pessoa. Você sabia que a água no organismo transporta nutrientes e oxigênio; regula a temperatura; ajuda no metabolismo; evita constipação; pele ressecada; protege e hidrata as articulações? Faz parte da sua lista de hábitos saudáveis ter uma garrafinha de água sempre ao lado!
  • Evite os industrializados: uma dica muito importante para quem deseja ter hábitos saudáveis de alimentação é evitar – ao máximo – os alimentos processados e industrializados. Assim como aqueles com excessos de gordura. O ideal é equilibrar as refeições e não pular nenhuma delas! O café da manhã, assim como o almoço e o jantar são muito importantes para manter o corpo em dia!

Veja as dicas da suplementação ideal para cada tipo de pessoa

Hábitos saudáveis de higiene

hábitos saudáveis
Crédito: Unsplash

Pode não parecer mas, sem querer você pode estar adotando determinados hábitos que não são saudáveis para a sua vida. Mesmo sem perceber, nos pequenos detalhes, você pode estar prejudicando o seu corpo. Por exemplo, você costuma lavar a sua garrafinha de água todos os dias? Ou está em dia com as suas consultas médicas e exames de rotina?

  • Lave as suas mãos: sempre! Não basta adotar hábitos saudáveis de higiene apenas quando usa o banheiro, por exemplo. Antes de qualquer refeição, ao chegar em casa após usar um transporte público ou para manusear peças e objetos íntimos. Compre um potinho daqueles de álcool em gel e lembre-se de higienizar suas mãos, afinal, mesmo sem querer elas vão parar na boca, olhos e na sua comida.
  • Evite as doenças: mantendo as consultas e exames em dia. Essa é uma das melhores maneiras de prevenir doenças ou então, tratá-las ainda no princípio. Já dizia o ditado: “prevenir é melhor do que remediar”. Estar com a alimentação equilibrada e balanceada, assim como praticar exercícios físicos e mentais também são fundamentais como hábitos saudáveis para uma imunidade alta.
  • Mantenha a casa organizada: assim como o ambiente de trabalho, o seu carro ou qualquer outro espaço que você utiliza. Mantê-los limpos e organizados é importante não apenas para a saúde do corpo, mas também da mente. Uma dica muito importante e que as pessoas esquecem é que, assim como é preciso lavar as mãos, deve-se evitar sentar ou deitar na cama com a “roupa suja da rua”. Ter cuidado com os sapatos também é essencial.

Hábitos saudáveis de vida

hábitos saudáveis
Crédito: Unsplash

Todos esses hábitos já citados vão transformar a sua vida. Entretanto, existem alguns mais específicos que podem e devem ser adotados para ajudar a equilibrar o organismo e mente. As consequências dessas mudanças de hábitos são para toda uma vida e podem, inclusive, influenciar na sua saúde e longevidade.

  • Dormir 8 horas é importante: mesmo que você acredite que, apenas 4 ou 6 horas de sono, é mais do que o necessário para aguentar a sua rotina diária. A verdade é que o problema não está apenas na fadiga do corpo e da mente. Mas sim nos processos metabólicos do organismos, como os do GH e cortisol, que são liberados neste período de descanso. Também é importante que ele seja de qualidade, ou seja, sem ruídos, luz e longe do smartphone e a tentação de verificar as redes sociais.
  • Praticar exercícios físicos: e se mexer mais! Praticar uma atividade ajuda o corpo e a mente, devido aos hormônios liberados. Ajam a manter o bem-estar e a qualidade de vida. Portanto, faz parte da lista de hábitos saudáveis para a vida, evitar os elevadores e usar as escadas e, escolher um momento para fazer algum tipo de exercício. Não é preciso ser musculação! Encontre algo que te faça feliz e motive, seja caminhar, dançar ou mesmo fazer escalada. O que importa é se mexer o corpo.
  • Qualidade no trabalho e no trânsito: pare para pensar, você dedica pelo menos 8 horas do seu dia no trabalho. E no caminho até ele (ida e volta) mais de 1 hora, certo? Então está na hora de criar hábitos saudáveis como fazer alongamentos, ouvir uma boa música (e cantar) e até mesmo exercitar. Dá para fazer os exercícios de Kegel por exemplo. Lembre-se ainda de colocar em prática as outras mudanças e adaptá-las para o ambiente de trabalho também.

Conheça quais são os 10 hábitos para ter mais energia no dia a dia

Hábitos saudáveis para a mente

hábitos saudáveis
Crédito: Unsplash

Criar hábitos saudáveis para mente influencia diretamente na sua alimentação, no corpo, na higiene e é claro, reflete em toda a vida. Ser uma pessoa mais positiva, evitar pessoas negativas, saber quando é hora de parar e pedir ajuda… Tudo isso pode ser trabalhado com o poder da mente.

Inclusive, uma das recomendações é aprender a prática de mindfulness, a partir da prática da medicação, para ajudar a encarar a realidade com mais positividade, abertura e sem pré-julgamentos. Esta prática foca no estado de atenção plena no presente momento, no qual você passa a estar aberto às possibilidades, sem ser reativo. Além disso também é importante:

  • Separe o seu tempo: é essencial para colocar todos os pensamentos em ordem. Todo mundo precisa de um tempo sozinho, longe de tudo e de todos. Não significa se isolar, mas sim refletir sobre todas as suas decisões e os próximos passos. Muitas vezes uma sequência de “coisas ruins” pode acontecer pelo simples fato de estar sobrecarregado e tomar decisões sem pensar direito. Você precisa e merece ter o seu espaço, basta se programar e gerir o tempo.
  • Conheça o seu corpo: e saiba identificar quando está na hora de parar, respirar e mudar para hábitos saudáveis. Trabalhar a mente para reconhecer as necessidades do corpo ajuda a combater doenças, alimentar melhor e até mesmo reconhecer os limites de trabalho, estresse e necessidade de gastar as energias acumuladas.
  • Priorize a qualidade e não a quantidade: essa máxima deve ser aplicada em todos os setores da vida e é um dos principais hábitos saudáveis que vale priorizar. Nem sempre trabalhar muito te proporcionará qualidade de vida. Ter que desempenhar muitas funções, ao mesmo tempo, não é sinal de que todas as tarefas serão desempenhadas com perfeição. Reconheça os seus limites e lembre-se que a qualidade, principalmente de vida, precisa ser priorizada.

Por que é tão difícil mudar os hábitos

O comodismo é a principal resposta para a questão da dificuldade em se adotar hábitos saudáveis para a vida, como um todo. Você (o seu corpo e mente) já está acostumado a desempenhar determinadas funções e segue no piloto automático. Quando há a necessidade de mudanças ou seja, sair da zona de conforto, é algo que pode ser difícil.

O importante é não desistir e persistir nos seus objetivos, nem que para isso você tenha que adotar técnicas, como a de escrever quais são os seus objetivos diários para adquirir uma determinada mudança. Um exemplo muito simples, são os aplicativos para lembrar de beber água ao longo do dia. Ou então aqueles que enviam mensagens positivas e de motivação todos os dias.

Parece bobo, mas são esses pequenos detalhes que ajudam a adquirir hábitos saudáveis. Não existe uma fórmula mágica para conseguir realizar as mudanças. É importante ter determinação e força de vontade. Aos poucos, você conseguirá entender quais são as suas necessidades e qual a melhor maneira de ensinar o seu corpo e a sua mente a obedecerem essas “novas regras” de vida. E você notará a diferença ao passar do tempo!

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here