Home Notícias Falta de sono pode gerar sérios danos ao cérebro. Entenda

Falta de sono pode gerar sérios danos ao cérebro. Entenda

A falta de sono não é brincadeira. Deixar de ter uma noite bem dormida pode levar a alguns problemas graves de saúde. A privação do sono tem sido associada a hipertensão, obesidade e insuficiência cardíaca. Mas você sabia que também pode fazer com que o cérebro se autodestrua? Sim, hoje, 24 de agosto, o Blog SaúdeLab traz um estudo que comprova estes efeitos.

Portanto, saiba mais sobre um estudo apontou que a falta de sono faz com que o cérebro limpe seus próprios neurônios e conexões sinápticas em excesso. Em termos simples, ele se alimenta. Saiba mais o que revelou esse estudo.

Estudo aponta consequências negativas da falta de sono

Pesquisadores fizeram uma descoberta sobre como a falta de sono permite que o cérebro se torne um zumbi sobre si mesmo. Sim, ele meio que começa a se comer. O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e foram utilizados camundongos. Claro, eles são menores, mas são um ótimo campo de testes para problemas humanos, já que temos muito da mesma infraestrutura neural.

Os camundongos foram separados em quatro grupos com diferentes padrões de sono.  Nas simulações, um dos grupos dos camundongos ficou com falta de sono por dias. Assim, as células de limpeza atuavam apenas de 5% a 7%. Enquanto que no grupo com sono regular a média foi de 8% a 13%.

Veja mais: Privação do Sono: Tudo Sobre As Consequências

Dessa forma, os pesquisadores ficaram ainda mais preocupados por saber a relação de doenças como Alzheimer e demência com a falta de sono. Segundo a publicação é necessário ainda mais estudos para aprofundar essa questão.

Consequências de dormir pouco

Falta de sono
Falta de sono faz com que seu cérebro se coma Foto – Pixabay

Infelizmente há diversas consequências negativas devido a falta de sono. Leia algumas das consequências:

  • Mais gordura corporal : um estudo com 496 adultos com mais de 13 anos descobriu que aqueles que dormiam menos de seis horas tinham 7,5 vezes mais chances de estar acima do peso, independentemente dos níveis de atividade física, fatores demográficos ou história familiar .
  • Distúrbios do apetite : a restrição do sono em um estudo controlado resultou em uma queda significativa no hormônio leptina (aquele que indica que você já comeu o suficiente) e um aumento na grelina (o hormônio que dá fome). Além disso, não era apenas qualquer fome, mas ânsias por alimentos ricos em calorias, especialmente açúcares .
  • Menos massa muscular : Durante a noite, aumenta a secreção do hormônio do crescimento, que estimula a reparação dos tecidos, da pele aos músculos, passando pelos pulmões e unhas. A falta de sono interfere neste processo. Em um estudo em que voluntários foram submetidos a uma dieta para emagrecer, em duas semanas todos perderam peso, cerca de três quilos, mas aqueles que dormiram 5,5 horas perderam menos gordura e mais músculos do que aqueles que dormiram 8,5 horas. Além disso, reduziu seu metabolismo, tornando-os mais vulneráveis ​​ao efeito rebote.
  • Mais estresse: a falta de sono afeta o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal, o sistema que começa no cérebro e controla nada menos do que o metabolismo, a digestão, o sistema imunológico e, acima de tudo, o estresse. De manhã, o cortisol, o hormônio do estresse, aumenta para nos ajudar a acordar e diminui após algumas horas. Mas se o sistema está perturbado por falta de sono, o cortisol permanece elevado até a tarde, com tudo o que traz de presente: mais chances de adoecer, mais irritabilidade e, fechando o círculo, menos sono na noite seguinte.

Saiba mais: Ansiedade: sintomas, como controlar e tratamentos

Como se combate esse comportamento agressivo em seu cérebro?  Tenha um sono regular  por pelo menos 7 a 8 horas todas as noites, e não subestime o poder de uma boa soneca.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Angelica Weise
Angelica Weise
Jornalista

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Shampoo em barra caseiro com babosa é solução para higiene dos fios; saiba agora como fazer

Você sabia que é possível fazer seu próprio shampoo em barra caseiro com babosa? Esse tipo de produto tem se tornado "febre" dentre as...

Cartão Cidadão: saiba como emitir para receber benefícios pela Caixa

O Cartão Cidadão tem como objetivo facilitar o acesso de cidadãos brasileiros aos serviços de benefícios sociais e trabalhistas oferecidos pelo governo e que...

Obesidade infantil: conheça mais e saiba como agir

Ao longo dos últimos anos, os índices de obesidade infantil saltaram e, conforme estudos já comprovaram, as consequências para a saúde da crianças são...

Boletim Covid-19: planos de saúde já foram alvo de mais de 11 mil reclamações desde o início da pandemia

A Agência Nacional do Seguro Suplementar (ANS) divulgou na última sexta-feira (18) o Boletim Covid-19. Esse informativo monitora dados sobre o setor de saúde...