Home Notícias Suspensão de reajuste plano de saúde até 2021: entenda resolução da ANS

Suspensão de reajuste plano de saúde até 2021: entenda resolução da ANS

Suspensão de reajuste plano de saúde – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou na última sexta-feira (21 de Julho) que o reajuste nos valores mensais dos planos de saúde está suspenso. Essa decisão, aliás, atinge todos os planos com atuação em território nacional.

Com isso, pretende-se evitar o aumento dos valores a partir da obrigatoriedade de concessão dos testes de Covid-19 imposta aos planos de saúde pela agência que os regulamenta.

Continue lendo para entender a partir de quando estará suspenso o reajuste dos planos de saúde no território nacional, o prazo da medida e quem ela atinge.

Leia também: Jejum intermitente: pesquisa comprova os benefícios à saúde

Suspensão de reajuste plano de saúde
Entenda como funcionará a suspensão, pela ANS, dos reajustes das mensalidades dos planos de saúde. (Imagem: Saúde Business)

Qual o prazo da suspensão de reajuste plano de saúde?

A decisão divulgada na última sexta-feira pela Agência Nacional da Saúde Suplementar foi tomada em reunião da Diretoria Colegiada da ANS.

Segundo as informações da própria ANS, houve congelamento do valor dos planos de saúde até 2020. Ou seja, não haverá a possibilidade de alteração da mensalidade paga pelo consumidor até 2021.

A suspensão de reajuste plano de saúde terá início, por sua vez, em setembro e terá duração prevista de 120 dias.

Quais reajustes estão suspensos?

A ANS confirmou que são dois tipos de reajustes de mensalidades de plano de saúde que estão suspensos:

  • Reajustes anuais da mensalidade com base nas taxas pré-divulgadas pela ANS;
  • Alteração da mensalidade pela mudança de faixa etária do beneficiário.

Além disso, a suspensão de reajuste plano de saúde também atinge tanto os plenos individuais, quando os familiares e coletivos, sejam eles por adesão ou empresariais.

O que motivou a suspensão dos reajustes?

Todos os anos os planos de saúde estão autorizados a realizar reajustes nos valores cobrados de seus clientes.

Aliás, quando ele é realizado de modo anual para indivíduos ou grupos familiares é preciso que seu reajuste respeite a porcentagem pré-estabelecida pela ANS.

Embora a agência estabeleça as taxas de reajuste anualmente entre os meses de maio e julho, neste ano não houve divulgação dessa informação.

Dessa maneira, a pandemia de Covid-19 e a obrigatoriedade dos planos de saúde em conceder testes para o vírus somadas à indeterminação das taxas de aumento levaram à suspensão de reajuste plano de saúde.

Continue lendo agora: Falta de sono pode gerar sérios danos ao cérebro. Entenda

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Queimadas no Pantanal: saúde da população e economia prejudicada; entenda

As queimadas no Pantanal são uma grande preocupação nesse período do ano, ou melhor, nessa época da seca. É quando uma parte de todos...

Celulite: prevenção e tratamento; conheça novidades

A celulite afeta nove em cada dez mulheres e é um problema que incomoda muitas pessoas, principalmente as mulheres. Quando dieta, água e exercícios...

Caixa Tem vai liberar empréstimo de até R$ 300 e novos produtos

O aplicativo desenvolvido para repassar benefícios do governo vai ser ampliado a partir dos próximos meses. Além do auxílio emergencial e FGTS, o Caixa...

Como fazer slime de forma fácil e com segurança? Aprenda aqui

Um dos assuntos mais pesquisados na Internet nesses últimos tempos tem sido sobre como fazer slime. Com efeito, a brincadeira com essa "massinha" virou...