Beneficiários de planos de saúde: Cai número de segurados em 2020, segundo a ANS

0
79
Beneficiários de planos de saúde
Beneficiários de planos de saúde: Cai número de segurados em 2020, segundo a ANS (Imagem: Istoé Independente)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga mensalmente o número de brasileiros que atualmente são beneficiários de planos de saúde. Foi o que o órgão fez, inclusive, na última segunda-feira (25 de Agosto) em relação aos dados referentes ao último mês.

Esses números ajudam em inúmeros quesitos. Não apenas permitem que as operadoras de serviços de saúde suplementar desenvolvam novos planos mais atrativos ao público, mas também auxiliam e baseiam estudos sobre o sistema de saúde brasileiro.

Continue lendo para conferir o que revelam os números divulgados recentemente pela ANS e como eles refletem a atual realidade do país.

Também vejaSuspensão de reajuste plano de saúde até 2021: entenda resolução da ANS

Beneficiários de planos de saúde
Entenda o que o relatório de segurados de planos de saúde da ANS indica (Imagem: Vida & Ação)

Beneficiários de planos de saúde: Números caem em relação a janeiro de 2020

Segundo os números divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, em julho existiam 46.871.006 segurados de planos de saúde particulares no Brasil.

Embora esse seja um número alto, que corresponde a cerca de 22% da população brasileira, cabe ressaltar que houve diminuição do número de beneficiários em relação a janeiro deste ano e um aumento em relação a junho.

Ora, em janeiro de 2020 o Brasil registrava 46.993.151 beneficiários de planos de saúde; por outro lado, em junho esse número era de 46.723.204 indivíduos.

Embora a queda no número de segurados de planos de saúde possa parecer pequena e encontrando guinada, novamente, ela reflete muito bem o atual momento do país.

Pandemia de Covid-19 e Planos de Saúde

A pandemia de Covid-19 atinge o país desde março deste ano. Desde então, milhões de brasileiros perderam seus empregos ou sofreram com a diminuição de sua remuneração mensal.

Esse fato é desassociável da queda do número de beneficiários de planos de saúde.

Nesse viés, é interessante analisar também os números referentes aos planos de saúde empresariais, ou seja, em que parte do valor mensal é subsidiado pela empresa em favor do empregado.

Essa modalidade de plano abarcava em janeiro deste ano 31.742.449 brasileiros. Em julho, contudo, esse número caiu em mais de 220 mil conveniados, uma vez que atualmente corresponde a 31.520.896 cidadãos.

O número de beneficiários de planos de saúde tende a diminuir ainda mais?

Essa é uma pergunta difícil de responder na medida em que está diretamente relacionada a diversos outros fatores, como a economia brasileira, o desemprego e o poder de compra e negociação da população.

Caso a economia volte a dar bons sinais e a pandemia seja controlada, há tendência de que os números se restabeleçam e até cresçam em relação à quantidade de beneficiários de planos de saúde.

Entretanto, por ora essa é apenas uma especulação, sendo necessário que se aguarde a publicação dos novos relatórios da ANS.

Veja agora: A meditação é uma ferramenta incrível no combate ao estresse. Entenda

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here