Obesidade e sobrepeso triplicam segundo alerta da OMS

0
147
Obesidade e sobrepeso
Obesidade e sobrepeso triplicam segundo alerta da OMS Foto - Pixabay

Antes da chegada da Covid-19, a obesidade e sobrepeso já afetava milhões de pessoas em todo o mundo. Mas com a pandemia esse número pode ter aumentado segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, o SaúdeLab mostra mais dados sobre esse levantamento. Acompanhe.

A obesidade não é apenas um problema estético. É um problema médico que aumenta o risco de doenças e problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e certos tipos de câncer.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de obesidade e sobrepeso quase triplicaram desde 1975. Por isso, o Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para receber contribuições sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em adultos. Os pedidos foram aceitos até 10/08.

Aumento da obesidade e sobrepeso

Obesidade e sobrepeso
Obesidade e sobrepeso triplicam segundo alerta da OMS Foto – Pixabay

Para determinar se uma pessoa está com obesidade e sobrepeso, é utilizado o índice de massa corporal ( IMC ), que calcula a relação entre o peso e a altura da pessoa. No caso de adultos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define o sobrepeso e a obesidade da seguinte forma:

  • sobrepeso: IMC igual ou maior que 25.
  • obesidade: IMC igual ou superior a 30.

É importante ressaltar que, em 2016, mais de 1,9 bilhão de adultos com 18 anos ou mais estavam com sobrepeso, dos quais mais de 650 milhões eram obesos. Até agora, o número terá crescido. Além disso, de acordo com dados de 2018, cerca de 40 milhões de crianças menores de 5 anos estavam com sobrepeso ou obesas.

Estamos acostumados a ver e viver em uma sociedade com obesidade e sobrepeso, com pessoas com colesterol e hipertensão desde muito cedo. Por isso, o alerta da OMS.

Veja mais: Falta de sono pode gerar sérios danos ao cérebro. Entenda

O que causa a obesidade e o excesso de peso?

Obesidade e sobrepeso
Obesidade e sobrepeso triplicam segundo alerta da OMS Foto – Pixabay

A causa raiz da obesidade e sobrepeso é um desequilíbrio energético entre as calorias consumidas e as calorias gastas.

É que em todo o mundo tem havido uma maior ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares, e um aumento da inatividade física devido à natureza cada vez mais sedentária de muitas formas de trabalho, mudando os meios de transporte e aumentando a urbanização.

Mudanças nos padrões de dieta e atividade física são frequentemente o resultado de mudanças ambientais e sociais associadas ao desenvolvimento e à falta de políticas de apoio em setores como saúde, agricultura, transporte, planejamento urbano, meio ambiente, processamento de alimentos, distribuição, marketing e educação. Esses fatores tendem a agravar o excesso de peso.

Nesse sentido, a OMS lembrou que um IMC elevado aumenta o risco de doenças não transmissíveis como, por exemplo, doenças cardiovasculares, diabetes, distúrbios musculoesqueléticos e alguns tipos de câncer como, por exemplo, mama, ovário, próstata, fígado , rim ou cólon, entre outros.

Saiba mais: A meditação é uma ferramenta incrível no combate ao estresse. Entenda

Além disso, até mesmo a obesidade infantil está associada a uma maior probabilidade de morte prematura e incapacidade na idade adulta, embora crianças obesas também tenham dificuldades respiratórias, um risco aumentado de fraturas, hipertensão, marcadores precoces de doença cardiovascular, resistência a insulina e efeitos psicológicos importante.

A prevenção é sempre uma boa opção. A busca por profissionais de saúde, como nutricionistas, médicos e psicólogos pode contribuir para uma saúde equilibrada com qualidade de vida. .

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here