Reabertura dos parques em BH acontecerá a partir do próximo sábado (29/08): confira os detalhes e os cuidados que se deve tomar

0
290
Uso de máscaras é uma das medidas de segurança
Uso de máscaras é uma das medidas de segurança (Imagem: Reprodução/Freepik)

A reabertura dos parques em BH, feita por Alexandre Kalil, prefeito, faz parte de mais uma etapa da flexibilização dos estabelecimentos e locais públicos da cidade por conta da COVID-19. De maneira gradual, 75 parques voltarão a receber o público ansioso por um espaço onde poderá se exercitar, divertir, bem como espairecer.

Primeiramente, nessa reabertura de parques em BH, serão somente seis espaços funcionando a partir do dia 29/08, sábado. Este projeto é piloto, seguindo indicadores epidemiológicos. O funcionamento será de quinta até domingo, das 8:00 até 17:00, mas somente agendamento prévio.

É importante salientar que esta reabertura gradual não representa o retorno da normalidade. Isso é uma espécie de complemento das medidas para promoção ao bem estar e à saúde dos cidadãos. A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica se manteve atenta atenta a todos os modelos e exemplos de reabertura dos parques nos outros países. Contudo, desenvolveu sua proposta própria de flexibilização.

Confira também: Madrugada de Belo Horizonte foi a mais fria do ano, o que requer cuidados especiais com a hidratação

Como será a reabertura dos parques em BH e quais locais abrirão no sábado (29/08)

Medidas de segurança precisam ser tomadas com a reabertura dos locais públicos
Medidas de segurança precisam ser tomadas com a reabertura dos locais públicos (Imagem: Reprodução/Freepik)

Os seis parques reabertos serão:

  • Parque Américo Renné Giannetti;
  • Mangabeiras;
  • Parque Real;
  • Lagoa do Nado;
  • Parque Nossa Senhora da Piedade;
  • Parque Jacques Cousteau.

Para agendar a visita, os interessados devem acessar o site da Prefeitura de BH, bem como clicar no ícone “agendamento de visitas aos parques”. É possível marcar por faixa de horário, o que evitará aglomerações.

Precauções e cuidados ao retomar os exercícios pós-pandemia

Reabertura dos parques em BH aconteceerá a partir do próximo sábado (29)
Reabertura dos parques em BH acontecerá a partir do próximo sábado (29) (Imagem: Reprodução/Freepik)

Leia mais: Minas Gerais tem o 2º maior número de idosos do Brasil; entenda como cuidar da saúde mental e física em tempos de pandemia

Exercícios físicos, passeios ao ar livre, momentos de lazer com a família. Todas essas atividades foram interrompidas por conta da pandemia, mas fazem falta para o bem estar geral das pessoas. Manter a saúde física e mental é importante, entretanto, com a reabertura de forma gradual dos locais públicos e privados, vai ser preciso prestar atenção em cuidados específicos. Por exemplo, quanto esforço podemos fazer?

A recomendação de especialistas para quem não tinha costumo diário de caminhar ou frequentar uma academia é começar tudo outra vez, do zero! Para se readquirir um estado mental e físico ideal, será necessário, aproximadamente 3 a 4 meses no pós-pandemia.

Aqueles que não tiveram nenhum sintoma do COVID-19, bem como mantiveram uma rotina mínima dos exercícios durante a quarentena, poderão retomar o que era feito de costume. Contudo, é importante ter a ajuda de um profissional para não correr nenhum risco, segundo as atuais condições físicas.

O importante é pensar que “o novo normal” será diferente do que se tinha costume, mas que tudo é uma questão de adaptação. Para se aproveitar ao máximo essa flexibilização, mantenha as medidas preventivas listadas abaixo:

  • Usar máscaras em qualquer situação;
  • Não se esquecer do álcool gel;
  • Usar calçados de boa qualidade, tanto para passeios quanto para exercícios;
  • Se hidratar bem, lembrando de usar garrafas d’água individuais;
  • Levar sempre um lanchinho na bolsa, evitando consumo de comidas de rua;
  • Usar bonés e protetores solares.
  • E sempre que possível lavar as mãos com água e sabão.

Mas, mesmo com todas as precauções e com o desconfinamento se tornando uma realidade crescente em toda a cidade, existirá o receio de novas ondas de contaminação. Por isso é tão relevante prestar atenção ao sair de casa para fazer quaisquer atividades ao ar livre.

No mais, a reabertura dos parques em BH será de grande valia para a população, uma vez que reaproximará as pessoas da cidade e da sociabilidade. A saúde mental e física, assim como o bem estar, também faz parte dos cuidados ante a pandemia. Aos poucos, todos poderão retomar as rotinas que tinham anteriormente.

Gostou desta matéria? Compartilhe e acompanhe nossas redes sociais.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here