Home Notícias Novo Centro Oncológico do Mário Penna: confira novidades na ampliação do tratamento...

Novo Centro Oncológico do Mário Penna: confira novidades na ampliação do tratamento aos pacientes do SUS

No último dia 27/08, quinta-feira, o novo centro oncológico do Hospital Mário Penna foi inaugurado com pompa, ampliando o acesso aos pacientes acometidos pelo câncer. O usuário será  atendido pelo SUS e segundo os seus princípios, ou seja, com Integralidade, Igualdade e Equidade, em um dos anexos do Hospital Luxemburgo. Confira mais sobre o assunto aqui, no Saúdelab.

O NEO (Núcleo de Especialidades Oncológicas) será composto por 12 consultórios novos com atendimentos médicos multidisciplinares, o que envolve profissionais de áreas variadas da saúde. Serão fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, bem como fonoaudiólogos que têm o propósito de ofertar aos pacientes do SUS todo o suporte desde o início ao fim do tratamento de todos os tipos de câncer.

Confira também: Contagem tem o maior índice de contaminados pela COVID-19 entre os jovens, mas mortes são de idosos

Novo centro oncológico do Hospital Mário Penna começará a atender gradativamente

Paulo Henrique, colaborador do Mário Penna, responsável pela Relação Institucional, comentou que os pacientes serão diretamente encaminhados para consultar no NEO. Assim, seus prontuários serão abertos, tendo os atendimentos efetivados de forma sequencial. Exames laboratoriais e de imagens poderão ser feitos no Hospital Luxemburgo, bem como realizadas internações a fim de se cuidar dos devidos tratamentos oncológicos.

De início, apenas as especialidades Coloproctologia, Cirurgia Oncológica e Urologia serão atendidas pelo Núcleo de Especialidades Oncológicas. Mas, no decorrer dos próximos dias, também estarão disponíveis na Equipe Multidisciplinar, a Neurocirurgia e Cirurgia Torácica.

Uma equipe multidisciplinar atenderá os pacientes do SUS
Uma equipe multidisciplinar atenderá os pacientes do SUS (Imagem: Reprodução/Mário Penna)

O NEO, felizmente, traz esperança para pacientes oncológicos do SUS, pois estes terão a oportunidade de atendimentos mais qualificados. Por ser uma entidade filantrópica, a construção recebeu recursos que foram doados pelas empresas privadas, como Verdemar, Supermercados BH, bem como Lojas Rede, tem também recursos das emendas parlamentares da União e do Estado.

Leia mais: Reabertura dos parques em BH acontecerá a partir do próximo sábado (29/08): confira os detalhes e os cuidados que se deve tomar

Este é um momento extremamente importante, onde a oncologia em Minas Gerais terá um centro de oncologia especializado do Mário Penna. Isso é fundamental diante do momento crítico que todos vivem, por causa da pandemia do COVID-19, cirurgias, procedimentos oncológicos e até consultas, foram suspensos, devido a de falta de infraestrutura dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para abarcar toda a demanda de infectados pelo coronavírus e os agendados.

O novo centro oncológico do Mário Penna, como citado, está anexo do Hospital Luxemburgo, situado à Rua Gentios, nº 1.350, Bairro Luxemburgo, Belo Horizonte (MG). Para saber mais detalhes a respeito do NEO, basta entrar em contato em um dos telefones de atendimento do Instituto ou acessar o site.

A boa notícia vem para atender uma demanda reprimida de consultas médicas e tratamentos oncológicos. Além disso, a estrutura ofertada será de grande importância ao paciente oncológico de BH e região, sendo referência, inclusive, para muitos municípios da região e até para todo estado de Minas Gerais.

Para se conseguir atendimento na instituição, vale ressaltar que o paciente deve ser encaminhando por uma unidade básica de atenção à saúde, não sendo possível atendimento direto no  centro oncológico Mário Penna. Desta forma, o Programa de Saúde da Família, coordenado nas Unidades Básicas de Saúde são de suma importância no diagnóstico precoce, garantindo assim, um tratamento eficaz com mais possibilidades de cura.

Mantenha seus exames em dia e faça os exames preventivos conforme sua faixa etária. Prevenção ainda é a forma mais segura e eficaz no combate ao câncer. Assim, não deixa de cuidar da sua saúde regularmente.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Andreia Eliza de Souza
Redatora, amante de livros, artes e culinária. Apaixonada por redação publicitária e jornalística, trabalho na área há anos, me dedicando ao universo político e feminino.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...