Olheiras: confira 5 dicas para se livrar destas vilãs

0
113
Olheiras: confira 5 dicas para se livrar destas vilãs
Olheiras: confira 5 dicas para se livrar destas vilãs

Hoje o Saúdelab vai falar de um assunto que incomoda muitas pessoas. As famosas olheiras, um problema comum que pode surgir em qualquer idade, incomoda muitas pessoas,  sejam elas mulheres, homens e até mesmo crianças. Além de dar impressão de que a pessoa está cansada, pode afetar o humor, gerar desconforto e consequentemente afetar a autoestima.

Normalmente, elas se evidenciam por depósito de melanina e dilatação dos vasos sanguíneos na região da pálpebra inferior. Mas também podem ser associadas à noites mal-dormidas, estrutura óssea facial, envelhecimento, excesso de exposição solar ou à genética familiar, por exemplo.

Veja também: Como Ter Uma Pele Bonita? Segredos e Dicas

Olheiras
As temidas olheiras são muito incômodas. Foto: Freepik

Tipos de olheiras

Existem vários tipos de olheiras com formato e coloração diversas. Elas são classificadas em profundas, pigmentares, sanguíneas e vasculares. E as cores observadas são: castanho, marrom, roxo e até mesmo azulada.
Procure ajuda especializada para escolher as melhores opções de tratamento. Ele pode variar de acordo com a classificação das olheiras e o critério do seu Dermatologista ou Esteticista.

Fatores que agravam

Vale lembrar que a má alimentação, beber pouca água, dormir pouco, prática de exercícios físicos irregulares, fumo, bebida alcoólica, estresse são condições que pioram, e muito, as olheiras. As dicas por si só não fazem milagres. Elas poderão cumprir seu papel se aliadas a práticas de vida saudável.

A Saúde Lab listou cinco dicas de ouro para amenizar estas vilãs e conquistar uma aparência mais linda e saudável. Confira a seguir!

Solução em poucos passos

Dica 01

Como uma das causas das olheiras é a dilatação dos vasos sanguíneos abaixo dos olhos, aplicar compressas de água fria é um ótimo tratamento caseiro para olheiras. “A água fria, provoca vasoconstricção (diminuição dos vasos) e melhora o aspecto local”, explica a dermatologista Daniela Landim, pós graduada em medicina estética, de São Paulo.

Dica 02

Já uma outra opção é aplicar sachês gelados de chá de camomila nos olhos. Isso tem um efeito semelhante às compressas de água fria. No entanto,  os sachês trazem um “plus” especial: “A camomila tem flavonoides que contribuem para uma melhora da circulação na região das olheiras”, explica Dra. Daniela.

No entanto,o ideal é ficar deitado, mas com a cabeça elevada, pois essa posição estimula os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração arroxeada. Recomenda-se deixar os saquinhos sob os olhos por 10 minutos.

Leia: Minas Gerais tem o 2º maior número de idosos do Brasil; entenda como cuidar da saúde mental e física em tempos de pandemia

Dica 03

Sabe as famosas rodelas geladas de pepino que as pessoas indicam colocar sob os olhos em casos de olheiras? Pois é, esse tratamento caseiro funciona! “O pepino contém flavonoides em sua composição, melhorando a tonicidade dos vasos locais e o aspecto das olheiras”, considera a dermatologista Daniela.
Dica 04

O leite também ajuda, sabia?! Ele tem propriedades interessantes para quem tem olheiras. “Ele possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele”, descreve a dermatologista Lilian Estefan. Por isso, fazer compressas de leite, ajudam bastante. Experimente!

Dica 05

Outra solução para suavizar as olheiras é massagear a região com toques leves e circulares. A massagem age como uma drenagem linfática, que ajuda ativar a circulação da região. Experimente deslizar o dedo anelar sobre a região dos olhos fazendo uma leve pressão indo do canto interno da pálpebra até o canto externo.

A massagem feita em casa pode ajudar a diminuir o edema da região. Lembre-se de sempre separar um tempinho para cuidar de você!

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here