Bem estar ajuda na melhora da saúde, diz estudo

0
129
Bem estar ajuda na melhora da saúde, diz estudo

Um novo estudo publicado na revista acadêmica Psychological Science indica que intervenções psicológicas ajudam a ter uma boa saúde.  Confira aqui no blog SaúdeLab sobre esse estudo e o que apontou sobre como o bem estar ajuda na saúde do indivíduo.

Nos últimos anos pesquisadores tem feito estudos sobre o significado da vida e o bem estar , ou seja, quais os benefícios, nessa co-relação, podem refletir na saúde, trabalho e família. O tema é abordado como uma questão importante na pesquisa médica.

Por exemplo, níveis mais altos de bem estar estão associados à diminuição do risco de doenças, enfermidades e lesões; melhor funcionamento imunológico; recuperação mais rápida; e aumento da longevidade. Saiba mais sobre a pesquisa americana.

Veja mais: Como fazer esfoliante de pele caseiro? Confira estas 5 dicas que separamos para você

Como foi feito esse estudo?

Bem estar
Bem estar ajuda na melhora da saúde, diz estudo Foto – Pixabay

O estudo foi realizado durante seis meses. Kostadin Kushlev, professor do departamento de Psicologia da Universidade de Georgetown e colegas de outras duas universidades (Virgínia e British Columbia) analisaram os efeitos de tais intervenções para melhorar o bem estar psíquico de 155 adultos com idades que variavam entre 25 e 75 anos.

Veja o que diz Kostadin Kushlev:

“Trabalhos anteriores já haviam mostrado que pessoas felizes tendem a apresentar melhores indicadores cardiovasculares e respostas do sistema imunológico. O que nossos testes sugerem é que aumentar o bem-estar psicológico beneficia a saúde física inclusive de adultos saudáveis”, afirmou Kushlev.

Dessa maneira, a pesquisa foi feita da seguinte forma:

  • uma parte do grupo frequentou um programa de 12 semanas com práticas para atingir um estado de maior satisfação consigo mesmo.  O restante não realizou qualquer atividade especial;
  • Nas três primeiras semanas, os participantes eram estimulados a identificar seus valores, forças e objetivos;
  • Nas cinco semanas seguintes, os exercícios focavam em controle emocional e meditação. Eles identificaram padrões negativos e formas de melhorar;
  • Já nas quatro semanas finais eram ensinadas técnicas para cultivar a gratidão, melhorar a relação humana e como inserir em seu dia a dia.

Após três meses os participantes relataram que se sentiram com bem estar mais elevado, e haviam adoecido menos.

Com isso, os pesquisadores concluíram que a busca da felicidade vem de dentro, e pode ser construída, mesmo lidando com aspectos negativos e desagradáveis da vida.

Dessa forma, o estudo examinou o significado da vida e a relação com o funcionamento físico e mental.

Como o bem estar se relaciona com a promoção da saúde?

Bem estar
Bem estar ajuda na melhora da saúde, diz estudo Foto – Pixabay

A saúde é mais do que a “ausência de doença”. Estar saudável é uma possibilidade que permite às pessoas realizarem suas aspirações, satisfazerem suas necessidades e enfrentarem o meio ambiente para uma vida longa, produtiva e frutífera.

Nesse sentido, a saúde viabiliza o desenvolvimento social, econômico e pessoal fundamental para o bem estar.

Os recursos ambientais e sociais para a saúde podem incluir: paz, segurança econômica, um ecossistema estável e moradia segura. Mas com esse estudo, pesquisadores concluíram que nem sempre o bem estar vem de questões externas e que pode ser alcançado com esforço e dedicação.

Saiba mais: Cannabis no tratamento de doenças; entenda como funciona e o andamento de pesquisas

Cada vez mais, estudos tem relacionado a psicologia humana na melhora da saúde.  A relevância da saúde mental positiva atrelada ao bem estar se referem-se à presença de altos níveis de funcionamento positivo – principalmente no domínio da saúde mental, emocional e física.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here