Reabertura das academias em BH na segunda (31): algumas unidades vão permanecer fechadas

0
166
Foi liberada a reabertura das academias em BH nesta segunda (31)
Foi liberada a reabertura das academias em BH nesta segunda (31) (Imagem: Reprodução/Freepik)

A reabertura das academias em BH teve a sua autorização dada pela Prefeitura nesta segunda (31/08). As unidades já podem receber seus alunos de imediato, entretanto, muitos se frustraram ao se depararem com os locais fechados.

Para o pleno funcionamento, algumas medidas devem ser cumpridas, assim sendo, diversos estabelecimentos resolveram aguardar mais um tempo para levantarem suas portas. Para estes, a retomada das atividades só acontecerá mesmo nas próximas semanas.

Ademais, leia também: Novo Centro Oncológico do Mário Penna: confira novidades na ampliação do tratamento aos pacientes do SUS

Reabertura das academias em BH pode se estender até a segunda quinzena de setembro

Entretanto, a Senagic-MG (Sindicato dos Estabelecimentos de Natação, Ginástica, Recreação e Cultura Física de Minas Gerais) espera que as academias voltem ao pleno funcionamento até dia 08/09. Gustavo Fleming, presidente da instituição, também gerencia a Companhia Athlética, localizada no Lourdes, e diz que só reabrirá essa unidade após o dia 08.

Os protocolos de segurança estão fazendo com que algumas unidades decidam prolongar a data de reabertura
Os protocolos de segurança estão fazendo com que algumas unidades decidam prolongar a data de reabertura (Imagem: Reprodução/Freepik)

Segundo Gustavo, é uma tendência que academias de porte maior sigam esse exemplo de estender o prazo para receber seus alunos. Isso porque há mais funcionários, mais fluxo de pessoas, portanto, há muito mais processos para se cumprir.

De acordo com informações dadas pelo Senagic-MG, bem como o Gare (Grupo das Academias Responsáveis e Éticas), somente 30% do total de alunos retornarão na reabertura das academias em BH. Voltará aquele que treina há um tempo maior, que possua menos que 60 anos e não apresente nenhuma comorbidade.

Conquanto, confira mais: Gari gato de BH é descoberto pela beleza e passa a fazer sucesso em redes sociais

Retornos aos treinos devem ser graduais

Fernando Lima, professor do curso Educação Física na UFMG, diz que o treino em casa nem se compara ao treino feito nas academias, uma vez que não se possui os aparelhos específicos. Assim, cinco meses ficando em casa é um período longo para aqueles que estavam acostumados a uma rotina de treino na academia. Para se readaptar, os belo-horizontinos vão precisar de cerca de um mês.

Retornar aos poucos é uma recomendação médica
Retornar aos poucos é uma recomendação médica (Imagem: Reprodução/Freepik)

Os treinamentos são estímulos para o sistema fisiológico. Dessa forma, quando o indivíduo carrega peso, estimula seu sistema muscular e nervoso, aumentando sua força. Quando ele para, acaba perdendo tudo isso após um tempo, pois não existe mais um estímulo. Os que malham há muito mais tempo tem a tendência maior para se readaptar de forma rápida. Entretanto, mesmo assim, a intensidade deve ser diminuída, ao menos em um primeiro momento.

A utilização da máscara é obrigatória dentro dos estabelecimentos. Para quem acredita ser desconfortável fazer exercícios o item, uma boa recomendação é aumentar o tempo do descanso entre uma atividade e outra. A reabertura das academias em BH com todos os protocolos de saúde é algo novo para todos, mas não é impossível de se adaptar. Os frequentadores terão que ter mais objetividade, eliminando conversas e focando apenas nos treinos.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here