Home Notícias Homem racista que fez as ofensas contra a Rainha do Carnaval de...

Homem racista que fez as ofensas contra a Rainha do Carnaval de BH já está sendo procurado pela polícia

Há dias investigando o caso sobre a Rainha do Carnaval de BH, polícia já está à procura do agressor

Após alguns dias de investigação, a polícia já está à procura do homem ameaçou e praticou ofensas raciais em desfavor a Rainha do Carnaval de BH, Laís Silva. O crime aconteceu após a recusa de um convite para sair, culminando em áudios para a enfermeira, mas também modelo, por meio de um app de mensagem.

Laís ficou estarrecida, uma vez que o ato foi repentino e desproposital. Ela acredita que o indivíduo tenha visto uma foto sua na Internet, mas não sabe dizer com certeza como ele conseguiu seu contato.

Ademais, leia também: Plano para a distribuição da vacina contra a COVID-19 já foi anunciada pelo SES-MG

Entenda melhor o caso de racismo contra a Rainha do Carnaval de BH

A enfermeira e modelo sofreu racismo por recusar convite para sair
A enfermeira e modelo sofreu racismo por recusar convite para sair (Imagem: Reprodução/Laís Silva)

Há mais ou menos seis dias, a enfermeira, modelo e Rainha do Carnaval de BH, Lais Silva,  recebeu uma mensagem comum pedindo um encontro. O homem se dizia atraído por ela por conta de suas fotos nas redes sociais. Entretanto, o resultado não foi algo nada comum.

Como o indivíduo acabou não se identificando, nem apresentando fotos, Laís recusou o convite, mas também o bloqueou. Mas, ele não se deu por contente e continuou a abordando por outro número. Com outra negativa, o homem se indignou e Laís passou a sofrer agressões verbais e injúria racial, sendo palavras do criminoso “Você é uma macaca, arrogante, idiota. Olha pra você, no máximo o que você serve é pra poder saciar o fetiche de alguém”.

A enfermeira se dirigiu até uma delegacia na terça-feira (01/09), onde o boletim de ocorrência foi providenciado com a denúncia de racismo. Tal ação também tinha sido feita por meio do Disque 100, que é um canal onde se pode denunciar quaisquer violações que desrespeitem os direitos humanos.

Assim, confira também: Reabertura das academias em BH na segunda (31): algumas unidades vão permanecer fechadas

A Rainha do Carnaval de BH disse que ficou bastante chateada, pois passa por situações que vão muito além de injúria racial, de racismo. É agressão contra a mulher, é machismo. Ela afirmou que se sentiu acuada, uma vez que a maneira incisiva de abordagem deu a entender que por ela ser mulher e negra não podia dizer “não”.

O reflexo do racismo na saúde mental

Rainha do Carnaval de BH é agredida verbalmente
Rainha do Carnaval de BH é agredida verbalmente (Imagem: Reprodução/Laís Silva)

Epidêmico e estrutural no Brasil, o racismo pode ter consequências gravíssimas em termos de saúde mental para a população negra. Ele afeta o dia a dia do negro desde a tenra idade na escola, depois nos relacionamentos sociais na adolescência, no trabalho, bem como até o fim as vida.

Uma das muitas consequências do racismo para a saúde mental é que ele traz um sentimento de insuficiência. Muitas pessoas negras chegam a se sentir culpadas por conta da falta da integração total, plena ante a que segrega e violenta recorrentemente. Além do mais, existem as condições crônicas de estresse, trazendo efeitos colaterais bastante negativos, fatores contextuais e psicossociais aos quais todos os negros ficam sujeitos, criando, assim, um adicional para depressão.

Esse cenário é favorável para violência precoce, que progride para violência futura. Atrela-se também ao fracasso escolar de crianças e jovens negros, desestruturação familiar, entre muitas outras coisas de ordem negativa.

Os diversos tipos de violência contra as populações negras se faz presente nas formas extremas, como nos índices altos das taxas de homicídios, bem como no preconceito cotidiano, como o que aconteceu com a Rainha do Carnaval de BH. É preciso se conscientizar e alertar para o fato de que o racismo existe ainda, mesmo soando tão absurdo em pleno século XXII.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Andreia Eliza de Souza
Redatora, amante de livros, artes e culinária. Apaixonada por redação publicitária e jornalística, trabalho na área há anos, me dedicando ao universo político e feminino.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...