ANS suspende 11 planos de saúde após reclamações de segurados

0
237
ANS suspende 11 planos de saúde
ANS suspende 11 planos de saúde após reclamações de segurados (Imagem: A Tribuna)

A ANS suspende 11 planos de saúde nesta quinta-feira (03/09) e torna pública sua decisão. Essas suspensões, segundo a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar, são decorrentes de reclamações registradas pelos segurados no segundo semestre.

Por outro lado, um plano que anteriormente estava suspenso pela mesma agência foi colocado novamente em circulação após medidas de adequação às regras da ANS.

Abaixo, confira quais são os planos que foram suspensos e o que motivou tal suspensão.

Veja mais: Manutenção do plano de saúde empresarial após morte do titular é confirmado pela justiça; confira hoje 01/09 decisão judicial

ANS suspende 11 planos de saúde
Confira quais são os planos de saúde que não podem ser comercializados a partir de 10 de setembro por determinação da ANS. (Imagem: O Globo)

ANS suspende 11 planos de saúde a partir do dia 10 de setembro

A Agência responsável pela regulamentação dos planos de saúde no Brasil declarou a necessidade de suspender 11 destes, pertencentes a 02 operadoras.

Segundo a ANS esta suspensão decorreu de reclamações registradas pelos clientes da operadora no segundo trimestre deste ano. A agência, aliás, realiza avaliações trimestralmente e, para tanto, vale-se do Monitoramento da Garantia de Atendimento.

Esse monitoramento leva em consideração reclamações apresentadas pelos clientes em relação a, por exemplo, demora de acesso aos exames ou consultas. Também, leva em consideração negativas de cobertura assistencial.

A decisão em que a ANS suspende 11 planos de saúde, contudo, somente entrará em vigor a partir de 10 de setembro. A partir de então eles não podem ser comercializados para novos segurados.

Por outro lado, a agência acredita que isso protege outros 25.772 beneficiários destes planos. Isso, pois, a retirada da suspensão depende da apresentação de melhorias pelas seguradoras punidas.

Quais foram os planos de saúde suspensos?

A publicação em que a ANS suspende 11 planos de saúde é clara ao apontar que todos eles são pertencentes a duas seguradoras. A primeira corresponde à Unimed de Manaus, enquanto a segunda é a Unimed Norte/Nordeste.

Dessa maneira, confira a lista de planos de saúde cuja comercialização estará suspensa a partir de 10 de setembro.

UNIMED DE MANAUS COOP. DO TRABALHO MÉDICO LTDA

  • Ambul+Hospit sem Obstet Enfermaria sem Franquia Sem Co-parti;
  • Unipart Empresarial Enfermaria Com Obstetrícia Ambul+Hospit com Obstet.;
  • Apartamento sem Franquia Sem Co-Parti.

UNIMED NORTE/NORDESTE-FEDERAÇÃO INTERFEDERATIVA DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS DE TRABALHO MÉDICO

  • UNIFACIL ADESÃO IE NACIONAL;
  • UNIFACIL ADESÃO IA NACIONAL;
  • COLETIVO POR ADESÃO ENFERMARIA;
  • UNIFACIL ADESÃO C E NACIONAL;
  • COLETIVO POR ADESÃO APART;
  • Coletivo Empresarial – Referência;
  • Bem-Estar Especial sem Obstetrícia Apartamento;
  • INDIVIDUAL/FAMILIAR REFERÊNCIA – NAC.

A decisão em que a ANS suspende 11 planos de saúde pode ser revista em caso de diminuição das reclamações e comprovação de melhorias pelas seguradoras.

É o que ocorreu, aliás, em relação ao plano “Bem Estar Especial com Obst.”, da Unimed Norte/Nordeste. Ele havia sido suspenso anteriormente, sendo que ontem a ANS permitiu o retorno de sua comercialização.

Você pode se interessar: Reajuste dos planos de saúde já feitos em 2020 deverão ser suspensos

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here