Infância tem impacto nas doenças mentais quando adulto, revelou estudo

0
544
doenças mentais
Infância tem impacto nas doenças mentais quando adulto, revelou estudo Foto - Pixabay

Há muitos anos a infância vem sendo considerada uma das fases mais importantes do ser humano, sendo responsável pelo desenvolvimento psíquico do indivíduo. Agora uma pesquisa americana apontou que maus tratos na infância tem impacto nas doenças mentais. Acompanhe hoje no blog SaúdeLab mais sobre esse levantamento.

Veja mais: Como tem sido a quarentena ao redor do mundo? Confira pesquisa feita com 3 internautas

Infância e a relação com doenças mentais 

doenças mentais
Infância tem impacto nas doenças mentais quando adulto, revelou estudo Foto – Pixabay

O estudo foi publicado em setembro de 2019 e foi realizado pela Dell Medical School, nos Estados Unidos. A pesquisa foi liderada por Charles Nemeroff, M.D., Ph.D., professor e chefe do departamento de psiquiatria da Dell’s Mulva Clinic for the Neurosciences e diretor do Institute for Early Life Adversity Research.

O resultado da pesquisa apontou que crianças que foram expostas a maus tratos na infância tiveram um aumento de doenças mentais.

Aqueles adultos que quando crianças sofreram algum tipo de trauma como abuso ou falta de afeto desenvolveram mais doenças mentais em idade adulta. É que segundo os dados coletados, pelo menos 46% dos pacientes com depressão e 57% de quem sofre de transtorno bipolar apresentam esse tipo de histórico.

Confira: Saúde Mental: como conquistar (ou tratar os transtornos)

Experiências adversas na infância são indicadores de graves incidentes traumáticos que acontecem com crianças. Incluem abuso infantil, falta de afeto, entre outros.

O estudo conclui que essas experiências são responsáveis ​​por aumentos significativos em doenças cardíacas e pulmonares, álcool e problemas de saúde mental.

Maus tratos na infância, definidos como qualquer forma de abuso e negligência física, sexual ou emocional, é uma questão global de saúde pública e direitos humanos que afeta mais de uma em cada três crianças menores de 18 anos.

Leia também: Setembro Amarelo: conheça o CVV que atua há 58 anos salvando vidas

Como apontou o estudo, passar por experiências traumáticas na infância pode afetar o desenvolvimento do cérebro e levar a sérios problemas de saúde mental, e ainda dificuldades de aprendizagem.

Importância da infância 

doenças mentais
Infância tem impacto nas doenças mentais quando adulto, revelou estudo Foto – Pixabay

A educação e o cuidado dos filhos nos primeiros anos de vida é um tema que ressoa com força cada vez maior em todo o mundo, isto se deve ao fato de que as diversas disciplinas que estudam o desenvolvimento humano reconhecem a importância da infância para o desenvolvimento do adulto.

Infelizmente essa não é realidade de muitas crianças pelo mundo. São milhões de meninos e meninas cuja infância é marcada pela pobreza, situações de desamparo, conflitos armados e abuso infantil.

É uma triste realidade de crianças que nunca tocaram em um brinquedo com as mãos, e mais, crianças que não conhecem a proteção e o carinho dos pais.  Memórias, situações e circunstâncias que encurtam suas vidas deixando uma forte marca em suas memórias.

Você já parou para se lembrar dos momentos que viveu na infância? Aquelas situações em que tudo parecia simples? Se tudo foi tranquilo é mais positivo para o desenvolvimento da vida adulta, alertou o estudo.

Saiba mais: Neuroglúten: saiba mais sobre o glúten e as doenças neurológicas

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here