Neuralgia do Trigêmeo: Conheça a pior dor do mundo

0
1129
A neuralgia do trigemeo é conhecida como a pior dor do mundo (Imagem: Andrea Piacquadio)
A neuralgia do trigemeo é conhecida como a pior dor do mundo (Imagem: Andrea Piacquadio)

Você sabe qual é a pior dor do mundo? O especialista responde: Chama-se “Neuralgia do Trigêmeo”. Acompanhe a seguir o que divulgamos hoje prá você no Saúde Lab.

Dr. Kayo Motta é Cirurgião Dentista, Professor e Pesquisador das dores causadas pelo desequilíbrio do sistema crânio orofacial há mais de 30 anos. Neuralgia do trigêmeo é uma dor facial intensa devido à disfunção do quinto nervo craniano, conhecido como nervo trigêmeo. Este nervo transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação.

Confira: Conheça 10 alimentos que ajudam a dormir melhor

A pior dor do mundo, a neuralgia do trigemeo, tem cura (Imagem: Divulgação)
A pior dor do mundo, a neuralgia do trigêmeo, tem cura (Imagem: Divulgação)

“Ela é considerada a dor do suicídio, causada na maioria das vezes por um desequilíbrio do sistema crânio orofacial. Dizem que não há cura, sendo considerada a pior dor do mundo. A dor, pode chegar devagarinho, com formigamentos na face, coceira, ardência na língua, dor de dentes, gengiva, língua, e lá vem os ataques, choques, pontadas, facadas, bordoadas na face, ouvidos, e lá se foi, a paz e a alegria de viver”, explica o especialista.

Leia mais: Como tem sido a quarentena ao redor do mundo? Confira pesquisa feita com 3 internautas

A dor é sentida, apenas, durante alguns segundos, podendo durar, por vezes, até 2 minutos. Quando se repete até 100 vezes por dia, chega a ser incapacitante. Como a dor é intensa, as pessoas tendem a se retrair e, por isso, o problema é designado como um tique. Normalmente, desaparece espontaneamente, mas é frequente que as crises se repitam após um longo período sem dor.

Tratamento para a Neuralgia do Trigêmeo

Além da Neuralgia do Trigêmeo, são mais de 140 doenças relacionadas a esse nervo. : Dentre elas podemos citar: ATM, DTM, Fibromialgia, Enxaquecas, ronco, apneia, refluxo, todas de origem odontopáticas.

Saiba que se a dor continuar intensa, é possível realizar uma cirurgia. E se a causa for uma artéria situada numa posição anômala, o cirurgião separa essa artéria do nervo e coloca uma pequena esponja entre eles. Este procedimento, chamado descompressão vascular, geralmente alivia a dor por muitos anos. Outra questão a pontuar é que se a causa for um tumor, este pode ser extraído cirurgicamente.

Se os medicamentos não aliviarem a dor e a cirurgia for muito arriscada, é possível fazer um exame para determinar se outros procedimentos poderiam ajudar. Para o exame, é injetado um anestésico no nervo para bloquear o seu funcionamento temporariamente.

Dr. Kayo é cirurgião dentista e pesquisador acerca da neuralgia do trigêmeo
Dr. Kayo é cirurgião dentista e pesquisador acerca da neuralgia do trigêmeo (Imagem: Divulgação)

Porém, “Exames baratos e simples mostram as causas dos sintomas. E através de um aparelho ortopédico facial, a dor diminui até o alívio total”. São muitos relatos de êxito no tratamento com o protocolo desenvolvido por Dr. Kayo Motta.

Gostou da matéria? Compartilha, curta no Saudelab!

Siga nossas redes sociais!

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here