Qual o papel do Programa Saúde da Família na Covid-19? a Fiocruz quer saber

A ideia é mensurar a importância da Estratégia de Saúde da Família durante a pandemia

0
145
Saúde da Família
Programa Saúde da Família. Foto: Ministério da Saúde.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou ontem (04.09), no Rio de Janeiro, uma pesquisa nacional para desenhar a importância do processo de trabalho do programa de Estratégia de Saúde da Família durante a pandemia do novo Coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde: “A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Estratégia de Saúde da Família
Estratégia de Saúde da Família. Foto: Ministério da Saúde.

Entenda a pesquisa sobre a Estratégia de Saúde da Família

A proposta é analisar, entre outras coisas, o papel das equipes de saúde da família no controle da doença e na redução da morbimortalidade [incidência das doenças e/ou dos óbitos numa população] dos infectados.

Entre os itens que serão analisados figuram a incorporação de novas rotinas de serviços durante a pandemia, as formas de atenção a pacientes, práticas de promoção da saúde e práticas de vigilância para monitoramento da doença.

A pesquisa, feita em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também tentará conhecer as medidas de proteção dos profissionais das equipes de saúde da família.

A coleta de dados será feita através de um questionário online que pode ser respondido por todos os profissionais de saúde que atuam em equipes de saúde da família.

Segundo a Fiocruz, a Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada como primordial para o fortalecimento da atenção primária e coordenadora da rede de cuidados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agência Brasil

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais:  FacebookInstagram,  Twitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here