Home Notícias Veja alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor, especialistas indicam...

Veja alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor, especialistas indicam 06; confira

Especialistas confirmaram que você pode auxiliar o controle da ansiedade através de uma alimentação balanceada e rica em alimentos que contenham propriedades como antioxidantes e vitamina E.

De acordo com o site especializado Medical News Today, é possível utilizar alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor como em condições, por exemplo, do  Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Nesta matéria, o Saudelab irá te mostrar que é possível unir uma dieta balanceada com o tratamento da ansiedade. Dessa forma, abaixo você poderá conferir uma lista disponibilizada pelo Medical News Today, com 6 alimentos que controlam a ansiedade.

 

alimentos que controlam a ansiedade
Especialistas indicam 6 alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor (Foto: Pixabay)

O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada

Igualmente conhecido como TAG, o Transtorno de Ansiedade Generalizada ou apenas Ansiedade, é uma condição que acomete milhões de pessoas no mundo inteiro. Se caracteriza por um excesso de preocupação ou de alto estresse em situações do cotidiano. 

Seus sintomas são característicos e podem aparecer tanto em situações consideradas tensas, quanto em momentos simples do dia a dia. Entre eles, os mais comuns são: Tensão muscular, tensão emocional, irritabilidade, baixa concentração, taquicardia, suor excessivo, aperto no peito, preocupação e outros sintomas mais graves como desmaios, vômitos e paradas cardíacas.

Confira também: Saúde Mental: como conquistar (ou tratar os transtornos)

Tratamentos para a TAG

Não existe um tratamento rápido para essa condição. É possível que este tratamento dure anos ou até a vida inteira e, entre os processos, uma dieta balanceada e rica é recomendada. Portanto, é importante consumir alimentos que controlam a ansiedade, unindo-os a terapias ou medicação, se for o caso.

De acordo com pesquisas, o uso da dieta e dos tratamentos com psicanálise ou psicoterapia são, muitas vezes, suficientes para um paciente com TAG ter uma vida livre de crises e de medicações.

Alimentos que controlam a ansiedade podem auxiliar no tratamento

A princípio, alguns dos principais nutrientes encontrados nesse tipo de alimento são o antioxidante e a Vitamina D. Estes, agem diretamente no humor do consumidor, além de trazer outros benefícios.

Abaixo, uma lista com 6 alimentos poderá mostrar todos os benefícios de uma dieta saudável para o corpo e para a mente.

Leia mais:Alimentos ricos em fibras: Nutricionistas defendem as consequências deste consumo

6 alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor

Sementes de abóbora

Em suma, a semente de abóbora é rica em potássio. Alimentos ricos em potássio auxiliam na diminuição da ansiedade de do estresse, devido às suas propriedades controladoras da pressão arterial e de regulação do equilíbrio de eletrólitos.

Castanha do Pará

O selênio e a propriedade principal da castanha do pará e tem função anti inflamatória. Em síntese, pacientes que sofrem com alterações no humor podem ter os níveis de inflamação altos.

Além disso, a castanha também é rica em vitamina E, que contém um nível alto de antioxidantes e auxilia na diminuição do risco do acometimento da depressão. Porém, é importante dosar a quantidade de castanhas do pará consumidas durante o dia, tendo seu limite de até quatro castanhas por dia para um adulto.

Peixes

Considerado um dos alimentos que controlam a ansiedade, o peixe rico em gordura, como a sardinha, o salmão, a truta e a cavala, tem altos níveis de Ômega-3. Como resultado de uma pesquisa realizada com 24 pessoas, o ômega-3 tem ácidos que auxiliam na função cognitiva, reduzem o nível de ansiedade e regula os neurotransmissores.

Ovos

Ricos em vitamina D e em proteína, os ovos também contém aminoácidos que auxiliam na criação da serotonina, um neurotransmissor conhecido pela sua ação direta na melhora do humor, do sono, da memória e do comportamento de pacientes.

Camomila

A camomila já é conhecida por ser um dos alimentos que controlam a ansiedade. Atualmente é utilizada para chás, remédios e produtos que promovam o relaxamento. Esse uso se dá pelas propriedades anti inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas da planta, que auxiliam diretamente no controle de neurotransmissores e níveis de inflamação.

Chocolate

Por conter um alto teor de triptofano, um aminoácido que se transforma em neurotransmissores, o chocolate é conhecido por causar um relaxamento instantâneo. Isso se dá pela serotonina criada durante o consumo. Além disso, o chocolate ao leite tem flavonóides, que auxiliam na redução da neuroinflamação e na melhora do fluxo sanguíneo.

Do mesmo modo, o chocolate amargo é rico em magnésio,  que é conhecido por agir na redução do risco de acometimento da depressão. Porém, vale ficar alerta à quantidade de chocolate ingerido durante o dia.

Leia mais: Uma dieta saudável na pandemia: USP afirma que brasileiros adotaram novos hábitos

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Confiança dos brasileiros em vacinas cai; aponta estudo

Um estudo publicado no periódico Lancet em 10/08, mostrou que a confiança dos brasileiros nas vacinas cai a cada dia mais. Nos últimos anos,...

É possível negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto; saiba como funciona

Negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto - Em meio a um momento de crise econômica, acelerada pela pandemia de coronavírus no país,...

Todos que recebem Bolsa Família vão receber o auxílio emergencial de R$ 300? Entenda

Bolsa Família - No final de junho, o Governo Federal anunciou a prorrogação do auxílio emergencial para mais duas parcelas, as quais foram pagas...

Mindfulness: o que é, quais os seus benefícios e como praticá-la

O mindfulness é uma prática que se popularizou bastante nos últimos anos e cada vez mais tem ganhado muitos adeptos. Em um mundo como...