Tempo de tela para crianças em 2020: veja recomendações dos profissionais relativas à pandemia

O tempo de tela para crianças está maior em tempos de pandemia.

0
231
tempo de tela para crianças
Tempo de tela para crianças na pandemia: Veja recomendações dos profissionais da saúde infantil (Imagem: IG - Delas)

O tempo de tela para crianças era uma forma utilizada por pais e responsáveis para ao mesmo tempo permitir a interação do jovem com tecnologias e mesmo assim resguardar sua saúde física e mental e garantir um desenvolvimento saudável.

Para tanto, haviam faixas etárias com indicações do tempo frente à tela (aqui inclusos o computador, televisão e celular) que uma criança ali enquadrada deveria ter. Contudo, em razão da pandemia de Covid-19 aulas e interações familiares e de amizade foram prejudicadas.

Dessa maneira, passaram a depender muito mais do uso dessas tecnologias, o que pode atrapalhar o controle dos pais com base no número de horas frente às telas. Veja, abaixo, como estão se manifestando os órgãos e profissionais da saúde infantil sobre este impasse.

Também veja: Infância tem impacto nas doenças mentais quando adulto, revelou estudo

tempo de tela para crianças
Veja quais são as indicações dos órgãos e profissionais da saúde de controle da tela dos pequenos na pandemia! (Imagem: Delas – IG)

Tempo de tela para crianças: controle é prejudicado em razão da pandemia

O controle do tempo de exposição de crianças às telas ocorre, principalmente, por três motivos:

  • Passividade: a criança passa a consumir o conteúdo de forma passiva, sem interação com outras pessoas, objetos físicos e a natureza. Isso, por sua vez, pode diminuir seu interesse e capacidade de desenvolvimento;
  • Sedentarismo: o tempo de tela para crianças pode desestimulá-las a realizar atividades físicas, levando ao sedentarismo;
  • Transtornos de comportamento por dependência da tela ou dificuldades de sono.

Entretanto, como é possível controlar esse tempo quando aulas e interações humanas passam a depender completamente da tecnologia, como o que está ocorrendo durante esta pandemia?

Sobre o assunto a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) atualizou suas recomendações. Isso, pois, as limitações indicadas pela própria instituição do tempo de tela para crianças não são mais compatíveis à atual realidade de isolamento.

Assim, adotou a postura que aceita o aumento do tempo frente às telas, contudo recomenda que ao menos horários de sono, banho e alimentação sejam mantidos. Outros profissionais da área estão se mostrando favoráveis a este posicionamento.

Qual o tempo de tela para crianças com base na divisão de faixa etária?

Em tempos ditos normais, ou seja, fora da pandemia de Covid-19, a SBP recomenda o tempo de tela com base na idade da criança.

Dessa maneira, assim aponta:

  • Até 02 anos de idade: Sem contato de tela;
  • Entre 02 e 05 anos de idade: até 01 hora de contato com a tecnologia dessa natureza diariamente;
  • Crianças entre 06 a 10 anos: até 02 horas de tela diariamente;
  • A partir de 10 anos é recomendado que o tempo de tela para crianças e adolescentes seja de 03 horas.

Unicef minimiza prejuízos da tela às crianças

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), órgão que compõe a ONU (Organização das Nações Unidas) se manifestou sobre o assunto em abril de 2020.

Na publicação intitulada “Repensar o tempo de tela em tempos de Covid-19” a organização se posiciona de forma a minimizar os efeitos do tempo de tela na vida e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Assim, a Unicef indica que a vida familiar tem importância maior do que o tempo de tela para crianças. Dessa maneira, deve-se cuidar para que horários de higiene, alimentação e sono sejam mantidos. Também, devem ser observados e acompanhados ao controle da atuação da criança na internet.

Continue lendo: Pandemia eleva o número de pessoas sedentárias no mundo todo

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here