Home Nutrição Cardápio crudívoro: entenda um pouco mais sobre essa dieta

Cardápio crudívoro: entenda um pouco mais sobre essa dieta

O consumo dos alimentos crus vem se tornando cada vez mais popular

O cardápio crudívoro é baseado no consumo dos alimentos crus, sendo alguns tipos de peixes e todos os vegetais. Essa dieta é rica em termos de fibras, o que aumenta a saciedade e faz com que o indivíduo não sinta fome tão facilmente.

Sem contar que tem baixas taxas de gordura e carboidratos, um ponto essencial na perda do peso. Assim, quem está à procura de algo diferente para emagrecer com saúde, essa pode ser uma ótima opção.

Confira mais detalhes na matéria que o Saúde Lab preparou hoje para você!

Apesar de muito popular, esse cardápio pode ser restritivo
Apesar de muito popular, esse cardápio pode ser restritivo (Imagem: Reprodução/Freepik)

Como o cardápio crudívoro pode ser feito

O cardápio crudívoro, ou dieta crudívora, tal como citado acima, se dá basicamente do consumo dos alimentos crus e naturais, tais como legumes, frutas, sementes, tubérculos, peixes, etc. Na prática, a única permissão é o aquecimento dos alimentos, mas a uma temperatura abaixo de 40º C.

Leia mais: Sobremesa diet: confira 3 receitas fáceis, deliciosas e saudáveis

Essa dieta traz muitos benefícios em termos gerais para o organismo, uma vez que reduz a gordura corporal, melhora a digestão, reduz ansiedade e estresse, bem como aumenta a saciedade. Entretanto, seguir o cardápio por um período muito longo pode ter efeitos negativos. Por isso, é importante, antes de seguir quaisquer dietas, procurar a orientação de um médico.

Dietas crudívoras podem mesmo emagrecer?

Comer somente alimentos crus auxilia sim no processo de emagrecimento, mas até mesmo ajuda a regular os níveis do colesterol na corrente sanguínea. Além do mais, tendo uma grande quantidade de fibras, deixa a digestão mais fácil, aumenta a saciedade, tem menos gordura e carboidrato.

Contudo, junto com a perda do peso, em muitos casos, aparece aquele temido “efeito sanfona”. Uma vez que os “quilinhos a mais” são perdidos com mais rapidez, o corpo todo fica em estado de alerta, armazenando mais gordura disponível e reduzir a capacidade do metabolismo a fim de garantir as produções normais de hormônios.

A dieta crudívora tem menos gordura e carboidratos
A dieta crudívora tem menos gordura e carboidratos (Imagem: Reprodução/Freepik)

Portanto, embora essa dieta emagreça, é sempre bom salientar que um nutricionista deve acompanhar cada etapa. As avaliações completas e os planos nutricionais adequados são essenciais, principalmente quando o cardápio crudívoro for mais restritivo. Afinal, uma alimentação equilibrada  é essencial quando se quer manter a saúde.

Confira também: 2 opções de hambúrguer vegano para você fazer agora mesmo; veja receitas

Exemplos de cardápio da dieta crudívora

Em qualquer dieta é de extrema importância ter uma variedade de alimentos, equilibrando a variedade nutricional do cardápio. Portanto, veja a seguir, exemplos de cardápios.

Refeição Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3
Desjejum 150 ml com suco feito de abacaxi, ½ abacate, 2 colheres (sopa) cheias de aveia. 150 ml com suco feito de couve e laranja. 1 pera, 2 fatias finas de melão, 150 ml com leite de arroz.
Intervalo da manhã 200 ml com vitamina de chia com banana, 30 gramas de castanha. 150 ml com leite de soja, 1 colher (sopa) cheia de linhaça junto com 2 fatias finas de mamão. 3 tâmaras, 200 ml com vitamina feita de maçã, chia e canela.
Almoço 3 colheres (sopa) cheias com feijão germinado, 4 colheres (sopa) cheias de arroz de couve-flor,  1 xícara (chá) de salada com pepino, de tomate e cebola junto com 1 colher (chá) de azeite, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça, 150 ml de suco de laranja. 2 cogumelos, 2 bananas da terra, 4 folhas grandes de alface, cenoura, pepino, batata ralada, 2 colheres (sopa) de lentilha germinada. 4 enrolados de couve e brotos de grão, salada com brócolis, espinafre, 1 colher (sopa) de gergelim, 2 cogumelos, 2 fatias finas de salmão junto com 1 colher (chá) de azeite.
Intervalo da tarde Salada com maçã, banana, melancia e mexerica, 1 colher (sopa) de chia. 1 abacate pequeno, 3 colheres (sopa) de aveia. 250 ml com suco de água de coco e limão, 1 maçã pequena.
Jantar Salada com couve, acelga e espinafre, 1 abacate pequeno amassado junto com ½ pimentão, ½ cebola, ½ tomate, 1 colher (chá) de azeite, 2 fatias finas de atum. Sopa de baroa, 1 rabanete, salada de tomate, rúcula e 1 colher (chá) de azeite e nozes. Sopa de abóbora, titinhas de repolho e azeite, couve picadinha com cenoura relada.
Ceia 150 ml com suco feito de laranja, limão e alecrim. 250 ml com vitamina de mel e banana, 30 gramas de amêndoa. 250 ml com caldo verde de alho poró e couve.

 

O cardápio crudívoro, apesar de crescer ultimamente em popularidade, só deve ser consumido com a indicação do Nutricionista. Somente um profissional vai avaliar os objetivos e necessidade do indivíduo, indicando o modelo alimentício mais adequado, seja para emagrecer ou para se criar hábitos saudáveis.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Andreia Eliza de Souza
Redatora, amante de livros, artes e culinária. Apaixonada por redação publicitária e jornalística, trabalho na área há anos, me dedicando ao universo político e feminino.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...