Grito dos excluídos 2020: Conheça a Manifestação Popular Típica de 07 de Setembro

0
150
grito dos excluídos
Grito dos excluídos: Conheça manifestação popular típica de 07 de setembro (Imagem: Diocese de Araçatuba)

Você já ouviu falar no Grito dos Excluídos? Ele corresponde a uma manifestação popular que teve início em 1995 e, desde então, ocorre anualmente em diversas cidades brasileiras na Semana da Pátria , ou seja, de 01 a 07 de Setembro.

Entretanto, no ano de 2020 a manifestação sofreu alteração na maioria das cidades em que ocorre em razão da pandemia de Covid-19. Em alguns lugares se adotou o evento totalmente online, enquanto em outros as atividades presenciais foram limitadas.

Abaixo, entenda a que se refere essa manifestação popular, sua história e em quais lugares ocorreu em 2020.

Também leia: ANS suspende 11 planos de saúde após reclamações de segurados

grito dos excluídos
Veja como surgiu essa manifestação popular e como ela está sendo feita em 2020. (Imagem: Folha de Boa Vista)

Grito dos excluídos: O que é e como surgiu?

Conforme brevemente citado acima, essa manifestação popular ocorre anualmente na semana dedicada às comemorações da independência brasileira em relação ao império português.

Apesar de hoje ser um símbolo da inclusão social e ser composta por diversas entidades, essa manifestação se originou de uma Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Grito dos Excluídos, portanto, tornou-se um símbolo da luta para dar voz às pessoas que são excluídas da sociedade e que ocupam um lugar periférico em lugar a estas.

Assim, todos os anos ocorre com a participação de diversas entidades sociais e geralmente inclui celebrações, seminários, debates e apresentações culturais como teatro, dança e feiras. Ele objetiva, com isso, promover espaços de diálogo, discutir com a sociedade o modelo em que vivemos e trocar vivências. Ou seja, busca a emancipação pessoal e social.

A escolha do dia 07 de setembro para ocorrer, aliás, possui relação ao contraponto que faz ao Grito da Independência ao questionar quais seriam os moldes dessa independência, vide a dificuldade do povo brasileiro ao acesso a inúmeros serviços básicos.

Celebrações em 2020

A pandemia de Covid-19 obrigou a adaptação do Grito dos Excluídos de 2020 conforme os novos tempos. Embora seja uma movimentação nacional, cada localidade faz o seu evento, o que culminou em estratégias diversas, igualmente.

Em Belo Horizonte, por exemplo, o evento foi mantido, contudo limitado. Assim, valeu-se da intervenção com faixas em alguns locais importantes da capital mineira, mantendo o devido distanciamento, conforme os organizadores.

No Rio Grande do Sul, por outro lado, o Grito dos Excluídos ocorreu de maneira virtual e com o plantio de árvores.

Essa é a 26ª edição das manifestações populares. Aliás, o grito de 2020 leva o tema “Vida em Primeiro Lugar”, que também foi utilizado na primeira edição, em 1995.

Confira agora: Tempo de tela para crianças em 2020: veja recomendações dos profissionais relativas à pandemia

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: FacebookInstagram, Twitter Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here