Antioxidantes são perfeitos para retardar o envelhecimento da pele

Os antioxidantes são incríveis e podem fazer muito bem para você

0
1229
Antioxidantes
Antioxidantes para retardar o envelhecimento da pele Foto - Pixabay

Você já ouviu falar dos antioxidantes? Eles são indicados para retardar o envelhecimento da pele. E para quem quer estar com a pela bonita e hidratada, hoje no blog SaúdeLab vamos falar sobre os queridinhos do rejuvenescimento. Assim, saiba mais sobre eles e como atuam na pele.

O que é antioxidante?

Antioxidantes
Antioxidantes para retardar o envelhecimento da pele Foto – Pixabay

Um antioxidante é uma molécula capaz de retardar e até mesmo prevenir a oxidação de outras moléculas como proteínas, lipídios ou ácidos nucléicos.

A oxidação será desencadeada pela ação de radicais livres que atuarão estrutural e / ou funcionalmente alterando essas proteínas, lipídios ou ácidos nucléicos. Nesse caso, os antioxidantes são responsáveis ​​por estabilizar os radicais livres.

O envelhecimento é um processo natural de oxidação, mas, embora não possamos evitá-lo, podemos neutralizar seus efeitos e até mesmo retardá-los.

Assim, os alimentos ricos em antioxidantes ajudarão na remoção dos radicais livres do corpo e na prevenção do envelhecimento precoce do corpo, o temido envelhecimento celular.

Fatores que promovem a formação de Radicais Livres

Há uma série de hábitos que promovem a formação de radicais livres,  que são substâncias nocivas capazes de danificar a pele, como:

  • Tabaco;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Dormir pouco;
  • O estresse;
  • Muito sol sem proteção;
  • Uma dieta desequilibrada.

Então, qual é o papel dos antioxidantes? Eles são responsáveis ​​por capturar os radicais livres que causam a destruição das células.

Leia mais: Máscara facial caseira: hoje é o dia para cuidar do seu rosto e realçar sua beleza. Veja

Por que dizem que os antioxidantes são tão benéficos para a nossa saúde?

Estamos cada vez mais expostos a um ambiente com maior quantidade de fatores oxidantes, como estresse crônico, fumo, poluição ambiental, substâncias químicas, radiação, alimentação inadequada, entre outros, que somados ao processo natural de envelhecimento causarão uma série de mudanças que podem ser aceleradas causando doenças relacionadas a estados de estresse oxidativo no corpo.

Um nutriente tem propriedades antioxidantes quando é capaz de neutralizar esses radicais sem perder a própria estabilidade, mas às vezes há tanto excesso de radicais livres que, se não podem ser eliminados pelo organismo, acabam danificando estruturas importantes para a manutenção da saúde, facilitando o desenvolvimento de vários tipos de doenças.

Quais são os antioxidantes mais conhecidos? Qual é o melhor?

Não se trata de saber o que é melhor ou pior, mas de saber o que é mais adequado e se é tomado na dose adequada. Portanto, dentre os antioxidantes mais conhecidos, podemos destacar: vitamina C e todos os alimentos que a contêm, resveratrol, ômega 3, superóxido dismutase, vitamina E, selênio, picnogenol, cacau, astaxantina.

Leia mais: Veja alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor, especialistas indicam 06; confira

Alimentos que contêm antioxidantes

Antioxidantes
Antioxidantes para retardar o envelhecimento da pele Foto – Pixabay

Para evitar que esses radicais livres sejam produzidos, é necessário adicionar à nossa dieta o consumo de antioxidantes encontrados em vários alimentos:

  • Vitamina C: frutas cítricas, goiaba, laranja , kiwi, abacaxi ou espinafre.
  • Vitamina E: sementes germinadas, nozes e óleos vegetais.
  • betacaroteno contido na cenoura ajuda nosso corpo a produzir vitamina A. A vitamina A é boa para a saúde visual, além de ser fundamental na prevenção do câncer.
  • O licopeno do tomate, que deve ser acompanhado de uma gordura saudável para ser absorvido de forma eficaz como o azeite, previne:
    • doenças crônicas.
    • diferentes tipos de câncer (próstata, pulmão, mama).
    • doenças cardiovasculares.
  • O alho previne o câncer, elimina metais pesados ​​do corpo e reduz a pressão arterial e o colesterol. Um dente de alho contém vitaminas A, B e C, selênio, iodo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio.
  • Os polifenóis que o chá verde contém em altas doses, que juntamente com outras substâncias químicas aumentam os níveis de oxidação das gorduras e também reduzem o risco de sofrer doenças cardiovasculares.
  • cacau contém antioxidantes muito importantes para a nossa saúde como flavonóides e polifenóis, ajudam a livrar o organismo dos radicais livres e possui gorduras saudáveis.
  • Os brócolis são ricos em vitaminas, cálcio e minerais que ajudam a eliminar os radicais livres. Além disso, contém fitonutrientes com propriedades anticancerígenas.

Assim, os antioxidantes desempenham um papel único quando se trata de diminuir a aparência de linhas finas e rugas.

Então, muita água e alimentação saudável, aliado a noites bem dormidas ajudam a prevenir o envelhecimento da pele.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here