Home Nutrição Alimentação saudável na terceira idade: como envelhecer bem? Veja

Alimentação saudável na terceira idade: como envelhecer bem? Veja

A população idosa cresce cada vez mais e a preocupação por uma alimentação saudável na terceira idade tomou evidência, com o objetivo de gerar um envelhecimento cada vez mais independente.

De acordo com o IBGE, entre 2012 e 2018, a população idosa do Brasil cresceu mais de 26%. Como resultado, uma alimentação saudável na terceira idade deve ser tomada, para que a população idosa tenha independência e mobilidade. Saiba mais, aqui no SaúdeLab

alimentação saudável na terceira idade
Alimentação saudável na terceira idade: Como envelhecer bem? (Foto: Pixabay)

Leia mais: Alimentos ricos em fibras: Nutricionistas defendem as consequências deste consumo

Alimentação saudável na terceira idade pode auxiliar num bom envelhecimento

A princípio, especialistas informam que um dos pontos mais importantes para se ter um envelhecimento saudável é a alimentação correta.

Ou seja, a alimentação saudável na terceira idade pode ser fator principal para uma expectativa de vida maior.

Nesse sentido, nutricionistas afirmam que uma dieta equilibrada com riqueza de frutas e vegetais também é rica em antioxidantes, fibras e outros componentes que podem ser benéficos para o corpo humano.

Alimentos antioxidantes e sua ação

Primeiramente, alimentos antioxidantes são aqueles que protegem as células saudáveis que já se encontram no organismo, travando ou inibindo a ação dos radicais livres que podem oxidá-las.

Radicais livres são moléculas altamente instáveis, que podem atuar no surgimento de doenças degenerativas de morte celular e envelhecimento.

Os principais antioxidantes são as vitaminas A, C, E e os flavonoides. Frequentemente encontrados em frutas, vegetais, aveia, azeite de oliva, chás e outros.

Nós fizemos uma matéria especial sobre o assunto; confira aqui: Antioxidantes são perfeitos para retardar o envelhecimento da pele 

Alimentos ideais para ter uma dieta saudável a terceira idade

Seja como for, um idoso precisa controlar sua alimentação, além de outros fatores, para ter um envelhecimento saudável e que forneça energia e aumento na cognição.

Para isso, separamos uma lista com 3 alimentos que podem ajudar a manter uma dieta rica e benéfica para quem quer envelhecer bem.

Laranja

Em suma, a laranja é conhecida como uma das maiores fontes de vitamina C em uma alimentação saudável na terceira idade, que é um dos principais antioxidantes e que atuam em todo o corpo.

Além disso, a laranja é uma fruta cítrica e ela são ricas em bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias e favorecem a microcirculação.

Cenoura

Igualmente, a cenoura também é um forte aliado da saúde. Contendo betacaroteno, uma dieta que contenha cenoura tem ação na diminuição dos efeitos da radiação Ultravioleta na pele.

Assim como também pode auxiliar na proteção da pele contra câncer, rugas e outras doenças epiteliais.

Cacau

De acordo com nutricionistas, o cacau é um aliado e tanto na alimentação saudável na terceira idade. Assim como outras frutas, o cacau é rico em antioxidantes.

Sua alimentação, tanto no chocolate com alta porcentagem ou em outros produtos que contenham cacau, pode auxiliar na diminuição de danos causados pela radiação recebida durante o dia.

Leia mais: Doce vegano: Fini anuncia criação de balas sem origem animal

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...