Quais são os benefícios da acupuntura, uma das terapias holísticas mais famosa? Confira

Entenda o que essa terapia alternativa pode fazer pela saúde

0
422
benefícios da acupuntura terapias holísticas
Quais são os benefícios da acupuntura, uma das terapias holísticas mais famosas? Fonte da imagem: Pixabay

Não é de hoje que são conhecidos os benefícios da acupuntura. De fato, essa, que é uma das terapias holísticas mais conhecidas de todo o mundo, não é uma prática nova. Sua origem é datada de mais de 2 mil anos atrás.

Vinda da medicina tradicional chinesa, trata-se de uma ferramenta terapêutica onde se faz o uso de agulhas específicas, com o intuito de melhorar a saúde. Ademais, ela é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como uma especialidade médica. Confira adiante o bem que ela pode proporcionar.

Leia ainda:Terapias holísticas: saiba o que são, para que servem e quais suas vantagens

Os usos da acupuntura

benefícios da acupuntura terapias holísticas
Quais são os benefícios da acupuntura, uma das terapias holísticas mais famosas? Fonte da imagem: Pixabay

Os usos e benefícios da acupuntura são muitos. Aliás, ela é muito utilizada em diversos tratamentos vinculados ao estresse, condições de caráter emocional e tensão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso da acupuntura é devidamente reconhecido também para o tratamento de doenças do trato digestivo, respiratório, doenças neurológicas e musculares.

Leia ainda:Conheça 10 alimentos que ajudam a dormir melhor

Com a aplicação das agulhas nos pontos indicados, libera-se toda a anergia acumulada no corpo. Vale a pena dizer que são agulhas super finas, não provocando nenhuma dor nesse processo de aplicação.

Tratamento complementar de doenças como um dos benefícios da acupuntura

A acupuntura pode ser utilizada como uma espécie de tratamento complementar de uma série de doenças, pois, por intermédio do estímulo de ponto determinados do corpo, ela estimula a produção e ação de anticorpos, melhora a circulação sanguínea e regulariza a pressão arterial.

Ou seja, a acupuntura fortalece o sistema imunológico, responsável por desenvolver substâncias que combatem as doenças.

Redução de dores crônicas

Um dos maiores bens que esse recurso terapêutico é capaz de proporcionar é a redução de dores crônicas, uma vez que as finas agulhas, aplicadas em pontos específicos, promove a ativação de fibras musculares. Por conseguinte, o cérebro produz substâncias que relaxam e diminuem a dor.

Ela pode ser útil no alívio de dores como enxaqueca, cólicas menstruais, fibromialgia, dores na coluna e assim por diante.

Diminuição de estresse e ansiedade

Por ser uma terapia de caráter holístico, um dos benefícios da acupuntura é trabalhar também no alívio de problemas relacionados à mente e às emoções, como o estresse, a ansiedade, a depressão e muitos outros.

Um profissional da área de saúde mental pode fazer recomendação de sessões de acupuntura, a fim de melhorar os sintomas provocados pelos problemas citados acima.

Leia ainda:Alimentos Para Comer Antes de Dormir

Para potencializar os resultados das sessões de acupuntura, é de suma relevância adicionar a prática de atividades físicas, uma alimentação balanceada e tomar os medicamentos recomendados pelo médico.

Gostou da matéria? Compartilha e curta nossas redes sociais

Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

 

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here