Conheça as regras do Detran para o transporte de animais

0
211
transporte de animais
Conheça as regras do Detran para o transporte de animais Foto - Pixabay

Você conhece as regras do Detran para o transporte de animais? Sabia que para transportar animais no veículo é necessário seguir algumas determinações? Pois isso é importante para a sua segurança e também do animal de estimação. Saiba mais acompanhando o texto.

Viajar no carro com nosso animal de estimação não será um problema, seja uma viagem curta ou longa, desde que seja feita de acordo com as normas em vigor.

Leia mais: Confira 6 raças de cachorros que necessitam mais cuidados com a saúde

Transporte de animais no carro
transporte de animais
Conheça as regras do Detran para o transporte de animais Foto – Pixabay

Para o transporte de animais em veículos vale a pena investir tempo e dinheiro para instalar o melhor sistema de contenção e cumprir suas instruções ao pé da letra. Mesmo que isso signifique que o animal tenha menos liberdade de movimento.

A presença do dispositivo adequado de segurança garante , por exemplo, em caso de colisão, que as consequências do impacto sejam muito minimizadas.

Numa situação de acidente, um animal de estimação que não esteja suficientemente contido no veículo pode ser atirado para fora. Claro que isso é um risco enorme à integridade do pet. E o perigo pode ir além, atingindo a outros que se utilizam da via.

Os métodos de contenção mais comuns são as caixas transportadoras, que podem ser levada no banco traseiro, desde que tenham ventilação suficiente e, não seja maior que o próprio animal, pois em um acidente pode ser atingido.

Estão disponíveis no mercado coleiras de retenção que se prendem ao cinto de segurança do banco traseiro do veículo, em modelos adequados para animais de estimação de diferentes tamanhos, sejam eles cães ou gatos. Esse equipamento contribui para a segurança no transporte de animais.

Recomendações para se evitar danos

Se você deseja, portanto, evitar danos ao seu animal de estimação em uma viagem de carro e ainda evitar uma multa, as recomendações dos profissionais são:

  • o animal de estimação nunca deve ser carregado na mala do veículo, pois o animal não terá oxigênio suficiente para respirar e poderá morrer asfixiado;
  • Em viagens longas, recomenda-se parar a cada duas horas para que o animal possa se movimentar, se hidratar;
  • Mesmo que esteja preso por uma coleira, é perigoso para o animal de estimação enfiar a cabeça para fora da janela;
  • Um animal de estimação nunca deve ser deixado dentro de um veículo fechado enquanto o motorista sai, pois a temperatura em um carro sobe rapidamente, não importa se é inverno ou verão e o animal pode sofrer um choque térmico;
  • O ideal é que uma pessoa acompanhe o cão ou gato no banco de trás, porque sendo animais de sangue quente, vão se sentir mais seguros se acompanhados. Lembre-se que de forma alguma devem ser carregados nos assentos de frente do veículo.

Confira também: SmartMEI: aplicativo oferece serviços para ajudar microempreendedores

Regras do Detran no Brasil no transporte de animais

transporte de animais
Conheça as regras do Detran para o transporte de animais Foto – Pixabay

Dessa maneira, é possível transportar animais em veículos, oferecendo mais segurança.

Especificamente falando dos equipamentos necessários que vão de acordo com as regras do Detran e que evitam que o animal viaje solto no veículo destacamos que:

  • existe um tamanho adequado de coleira ou guia para cada porte de animal;
  • caixas de transportes devem ser adequadas ao tamanho dos animais;
  • para o transporte de pássaros a recomendação é que sejam transportados dentro de gaiolas, presas com o cinto de segurança.

Previsão de multas

No artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro, reza que o motorista que conduzir o animal solto dentro do veículo ou de alguma forma que possibilite distração, comete infração leve com a possibilidade de aplicação de multa.

Os equipamentos de proteção do bicho de estimação podem ser encontrados em petshop, feiras e até na internet.

Caso leve animais soltos no carro, além de colocar em risco a vida do animal, caso ocorra algum acidente, o motorista está sujeito a multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Por isso, é importante estar atento e seguir as regras. Assim, a viagem ou passeio serão mais seguros para todos e sem complicações.

Leia aindaComo sacar FGTS emergencial no caixa eletrônico? Confira

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here