Nome sujo no SPC/Serasa? Saiba lidar com os juros do empréstimo

Veja como lidar com os juros e evitar problemas maiores ao bolso

0
202
Nome sujo no SPC/Serasa? Saiba lidar com os juros do empréstimo
Nome sujo no SPC/Serasa? Saiba lidar com os juros do empréstimo-Fonte da imagem: Pixabay

Um dos fatores que costumam ser dos mais complicados para negativados em órgãos como SPC e Serasa são os juros do empréstimo. Por se tratar de um grupo considerado de risco, a taxa de juros costuma ser bem mais elevada que o habitual na hora da obtenção de um crédito.

Mas uma vez que o empréstimo venha ser a solução imediata para sair do vermelho (trocando uma dívida mais cara por uma mais barata), é essencial saber lidar com os juros advindos de um suposto crédito alcançado.

Leia ainda:Aumento salário mínimo 2021; confira os detalhes

Dicas para negativados no SPC e Serasa não se complicarem com os juros do empréstimo

juros do empréstimo spc e serasa livrar
Nome sujo no SPC e Serasa: como não se comprometer com os juros do empréstimo. Fonte da imagem: Pixabay

A priori, o passo mais importante para que negativados no SPC e Serasa lidem da melhor forma possível com os juros do empréstimo, ainda continua sendo o planejamento financeiro.

É preciso pensar com cautela nas condições desse recurso alcançado, o que inclui não só o valor das parcelas, mas a quantidade delas também.

Leia ainda:Alta nos preços em Belo Horizonte força pessoas a economizarem como podem

Isso porque quanto maior for a quantidade de parcelas, maiores serão os juros. Ao final da quitação, o valor pago pode ser de duas a três vezes maior do que o valor devido.

Sendo assim, a primeira dica para lidar com os juros do empréstimo é efetuar um controle rigoroso dos gastos. Em outras palavras, isso significa anotar cada real gasto. Com isso, será possível saber para onde está indo o dinheiro e como controlá-lo.

Negociar as dívidas

É muito importante que o consumidor também negocie suas dívidas junto aos credores. Além de uma demonstração de boa fé, a renegociação auxiliará no processo de quitação da dívida e no controle financeiro.

Mas lembrando que uma nova negociação produzirá um novo contrato, ou seja, funciona como uma novação de dívida e se começa a contar o prazo a partir daquele momento. Então para se chegar a uma prescrição de cinco anos valerá, como início, a data do novo acordo.

Pedir auxílio familiar

Quando se efetuar um empréstimo é muito importante que se conte com o apoio e ajuda da família próxima, interessada no processo.

Afinal, de nada adianta promover um controle rígido dos gastos e as pessoas que convivem com o consumidor continuarem sendo displicentes com o dinheiro.

Evitar gastar por impulso e com coisas supérfluas é alternativa para lidar com juros do empréstimo

Toda vez que se desejar fazer uma compra, é preciso refletir com cuidado sobre a necessidade de tal aquisição.

Evitar gastar por impulso e com coisas supérfluas é essencial para manter o controle sobre o rumo das finanças.

O empréstimo para negativado como solução?

O empréstimo para quem está com o nome sujo e quer trocar a dívida mais cara por uma mais barata pode sim ser um caminho viável, uma vez que é uma solução rápida para uma determinada situação.

No entanto, vale aqui a ressalva de que pode ser interessante tentar outras alternativas, antes de se recorrer a uma suposta linha de crédito, que contemple negativados; visto que os juros do empréstimo são bem elevados nesses casos.

Leia ainda: Dinheiro sumiu do Caixa Tem? Entenda o que pode ter acontecido

Não raro, negociar diretamente com o credor tem sido uma solução pra muita gente endividada. Talvez exija um pouco mais de poder de negociação, para que esse caminho seja, de fato, bem sucedido.

Outra possibilidade são os mutirões organizados por instituições e órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa. No entanto, se as propostas não forem atraentes, aí de fato o empréstimo pode ser a melhor decisão.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here