Home Saúde Setembro Amarelo: SES-MT organiza evento virtual em prol da promoção da vida

Setembro Amarelo: SES-MT organiza evento virtual em prol da promoção da vida

A Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso (SES-MT) inicia nesta quinta (10.09), uma das ações do Setembro Amarelo: o III Encontro Intersetorial de Prevenção ao Suicídio, chamado “Promoção da Vida”.

No entanto, o encontro que será totalmente virtual, devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia, irá debater os fatores de risco e as alternativas para fortalecer a boa saúde mental, nos dias atuais.

De acordo com uma das organizadoras, Daniela Bezerra, além da depressão, que é um dos principais enfoques, relativos à pandemia e ao distanciamento social, serão discutidos outros temas pertinentes à pandemia, como a violência e a influência da mídia na abordagem do tema.

Leia também: Infância tem impacto nas doenças mentais quando adulto, revelou estudo

Setembro Amarelo / Fonte: SES-MT
Setembro Amarelo / Fonte: SES-MT

Setembro Amarelo: Entendendo as estatísticas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano passado, 254 tiraram a própria vida em Mato Grosso. Isto representa um aumento de 22%no índice de suicídio, se comparado com o ano anterior (2018).

De acordo com a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de óbito entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. “Vivemos numa sociedade que vende ao jovem a falsa promessa de sucesso garantido desde que estude, empreenda e se esforce. No entanto, essa possibilidade de futuro perfeito, de felicidade plena, de ausência total de sofrimento não se concretiza, trazendo sensação de fracasso e desesperança”, afirma Rogério Giannini, presidente do CFP.

Ainda segundo a OMS, todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio em todo o mundo. Entre eles, estão a maioria dos jovens citados anteriormente.

Além disso, o suicídio é considerado a primeira causa de morte não natural em vários países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, por exemplo.

CVV / Fonte: Reprodução da internet
CVV / Fonte: Reprodução da internet

CVV, o que é e para que serve?

O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma instituição sem fins lucrativos, que se tornou muito importante na luta pró-vida, no Brasil.

O Centro atende à pessoas de todo o país, por linha direta, através do telefone 188, nos postos presenciais ou via chat (conversa) online.

Ao todo, o CVV realiza mais de 2 milhões de atendimentos por ano, por meio de seus mais de 3 mil atendentes voluntários.

Fonte: SES-MT

Leia também: Por que o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro?

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Lina Obaid
Jornalista, graduada pela Unic (2016). Pós graduada em Marketing e Comunicação, pela Faipe (2019). E no momento, estudante de Direito pela Unifama (1° semestre)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...