Home Bem-Estar Terapias holísticas online é possível? Descubra novas possibilidades

Terapias holísticas online é possível? Descubra novas possibilidades

Com a expansão e evolução da internet e, ainda mais, em plena pandemia do novo coronavírus, as atividades virtuais ganham cada vez mais espaço. Nesse sentido, as terapias holísticas online se tornaram um recurso precioso.

Sim, é plenamente possível desfrutar de práticas terapêuticas holísticas por intermédio da internet. Em outras palavras, o atendimento terapêutico pode ser feito virtualmente, seja pelo celular ou computador.

A priori, o tratamento com essas terapias, já regulamentas pela Organização Mundial de saúde (OMS), está indicado para prevenir e tratar doenças com produtos naturais, que não agridem ao organismo. Confira detalhes logo adiante.

Leia ainda:Terapias holísticas: saiba o que são, para que servem e quais suas vantagens

Como funcionam as terapias holísticas online?

terapias holísticas online funcionamento
Terapias holísticas online é possível? Descubra novas possibilidades. Fonte da imagem: Pixabay

Normalmente, uma terapia integrativa é efetuada pessoalmente, em um consultório, havendo interação física entre terapeuta e paciente.

Dessa maneira, cria-se vínculo com o cliente que busca soluções para tratar questões emocionais, psicológicas e também doenças crônicas, tais como: Hipertensão, Impotência Sexual, Ansiedade, Estresse, entre muitas outras.

O atendimento aos pacientes virtualmente é, portanto, nesse contexto, uma opção para não quebrar o vínculo construído;ou seja, ao mesmo tempo em que vem para viabilizar a continuidade do tratamento, também amplia o acesso à aquelas pessoas que não podem se deslocar, seja qual for o motivo.

Certamente, é uma opção favorável para ambos os lados. E além do mais, há possibilidade de reduzir custos, alcançar mais pessoas e promover a saúde com qualidade. Nesse sentido, contudo, conforme a tecnologia avançou, tornou-se possível a realização de terapias holísticas online  em diversas modalidades, bem como disseminar o conhecimento sobre elas.

Não é incomum e nem nova a existência de uma comunicação à distância entre paciente e terapeuta. Sigmund Freud, o “pai da psicanálise”, trocava cartas com alguns pacientes. Atualmente, o atendimento à distância ficou ainda mais fácil, com muitos recursos avançados.

Leia ainda:Inovação: Chegou a máscara que permite tomar bebidas sem precisar tirá-la

De fato, na terapia online, pacientes e terapeutas interagem utilizando-se de meios eletrônicos, como programas de vídeo chamadas, aplicativos de mensagens e plataformas diversas.

A depender do que foi combinado entre ambas as partes, se uma sessão tiver sido agendada com antecedência, essa terapia virtual pode ocorrer em tempo real. Com a possibilidade de chamada de vídeo em tempo real, a conexão é ainda maior.

Vantagens da terapia integrativa online

Algumas das maiores vantagens de se fazer terapia integrativa online são as seguintes:

Praticidade e acesso

A terapia virtual é, de certa forma, mais acessível, pois qualquer pessoa com um computador ou celular pode realizá-la.

Ela proporciona ainda uma maior praticidade e conforto, uma vez que o paciente pode efetuar seções em qualquer lugar, seja no trabalho,no conforto do seu lar ou até mesmo em outra cidade.

Menor chance de haver cancelamentos

Certamente que cancelar uma sessão não é de bom tom para ambas as partes. Entretanto, em caso de última necessidade, as vezes é preciso. Entretanto, a comunicação facilitada viabiliza menor chance de acontecer, podendo reagendar com antecedência.

Felizmente, como já mencionado, a terapia virtual tem menos probabilidade de ser cancelada pelo fato de que ela pode ser realizada a partir de qualquer lugar.

Horários mais flexíveis

Em um atendimento terapêutico virtual, há mais possibilidade de achar um horário disponível, compatível com a agenda do terapeuta.

Sendo assim, ela é ótima para quem tem um agenda conturbada, dispensando a necessidade de cancelar compromissos.

As diferenças entre a terapia online e a presencial

Decidir-se entre terapias holísticas online ou presenciais vai depender bastante do perfil de cada um, conforme suas necessidades, condições e desejos. Diante do leque de opções nas modalidades oferecidas, seja  Yoga, Musicoterapia, Psicoterapia,Terapia Psicossomática, Lian Gong, Meditação, entre tantas outras terapias disponíveis, escolha aquela que te agrada.

Todavia, vale a pena pontuar que ambas são igualmente eficientes. Ou seja, uma terapia virtual não é menos eficiente por ser feita à distância. Vale ressaltar, que algumas terapias  estão disponíveis, gratuitamente, no SUS (Sistema Único de Saúde) e com acesso nas Unidades Básicas , ou seja no Posto de Saúde.

Leia ainda: Como Ter Mais Energia: 10 Hábitos Para Mudar de Vida

Para garantir mais tranquilidade e ter mais segurança de que será bem atendido, busque por terapeutas que sejam devidamente qualificados, com certificados e uma boa reputação no mercado.

Gostou da matéria? Compartilha e siga nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter Pinterest

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Danieli Mennitti
Danieli Mennittihttps://saudelab.com/
Redatora web freelancer há 5 anos. Integrante da equipe de redação do SaúdeLab.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Queimadas no Pantanal: saúde da população e economia prejudicada; entenda

As queimadas no Pantanal são uma grande preocupação nesse período do ano, ou melhor, nessa época da seca. É quando uma parte de todos...

Celulite: prevenção e tratamento; conheça novidades

A celulite afeta nove em cada dez mulheres e é um problema que incomoda muitas pessoas, principalmente as mulheres. Quando dieta, água e exercícios...

Caixa Tem vai liberar empréstimo de até R$ 300 e novos produtos

O aplicativo desenvolvido para repassar benefícios do governo vai ser ampliado a partir dos próximos meses. Além do auxílio emergencial e FGTS, o Caixa...

Como fazer slime de forma fácil e com segurança? Aprenda aqui

Um dos assuntos mais pesquisados na Internet nesses últimos tempos tem sido sobre como fazer slime. Com efeito, a brincadeira com essa "massinha" virou...