Home Bem-Estar Cromoterapia: o que é, como funciona e quais os significados das cores?...

Cromoterapia: o que é, como funciona e quais os significados das cores? Entenda

Compreenda os empregos dessa terapia integrativa

A Cromoterapia, é essencialmente falando, a utilização das cores na abordagem terapêutica e visa restabelecer a homeostase do corpo, ou seja, promover equilíbrio celular, bem estar físico, mental e espiritual, bem como tratar doenças.

Em outras palavras, a utilização do espectro de cores pode ajudar a trazer de volta a harmonia entre corpo, mente, emoção e energia; ela corresponde a uma terapia holística muito útil, com respaldo científico, e age como coadjuvante nos tratamentos da Medicina Tradicional. Confira mais detalhes adiante.

Leia ainda: 3 técnicas de terapia holística que deveriam ser experimentadas agora mesmo

Como funciona a Cromoterapia?

cromoterapia funcionamento
Cromoterapia: o que é, como funciona e quais os significados das cores. Fonte da imagem: Pixabay

A Cromoterapia, de acordo com uma pesquisa científica, efetuada pelo Departamento de Física da Universidade de Balochistan, no Paquistão, corresponde a uma metodologia de tratamento que se utiliza do espectro visível de radiação eletromagnética das cores para a cura de uma infinidade de males.

Ou seja, as células do corpo humano estabelecem um tipo de comunicação com a luz através de fótons e essa comunicação tem comprovação científica, segundo a cromoterapeuta Mariana Vitte, em entrevista para o Estadão.

Leia ainda: Terapias holísticas online é possível? Descubra novas possibilidades

É importante dizer que na Cromoterapia não existe uma única maneira ou uma única técnica de fazer suas aplicações. O processo terapêutico baseado nas cores pode ser feito, pela mera mentalização de uma cor, por uma caneta cromoterapêutica, água solarizada, lâmpadas coloridas, por exemplo.

Uma das formas mais comuns são os bastões de luz aplicado junto a regiões diferentes do corpo. Outra técnica bem interessante também é a colocação de luzes em uma banheira, na qual o paciente fará banhos de imersão.

Sem dúvida, o que é comum e relevante em todas as técnicas terapêuticas é que diferentes cores são empregadas no processo, a depender das necessidades de cada pessoa. Afinal, cada cor possui uma utilidade específica de acordo com seu significado.

O significado das cores

Na Cromoterapia, cada uma das cores possui atributos diferentes, que irá atuar em pontos específicos, a fim de incentivar uma reação de caráter curativo. Normalmente, mais de uma cor é utilizada no tratamento.

Além disso, vale dizer que essa terapia integrativa está longe de ser algo novo. De fato, ela é utilizada pela humanidade desde os tempos do Egito Antigo.

Leia ainda:Terapias holísticas: saiba o que são, para que servem e quais suas vantagens

Observe os significados das cores e os efeitos que elas podem provocar:

  • Amarelo: é entendida como sendo uma cor estimulante da concentração e é muito empregada em trabalhos intelectuais. Ela é aplicada no tratamento contra a hepatite e doenças ligadas a medula óssea e o baço.
  • Verde:auxilia na promoção do equilíbrio e proporciona muita calma. No processo terapêutico, age para refrescar e acalmar, propiciando bem-estar físico e mental. Ademais, estimula a imunidade.
  • Azul:dá muita calma, servindo para tranquilizar o corpo e a mente. É aplicada no tratamento de insônia e toda sorte de problemas do sono.
  • Vermelho:a cor vermelha aumenta a energia e a vitalidade. Ela é utilizada em casos de fraqueza, cansaço, ativação da circulação sanguínea e melhora do funcionamento do coração.

Diante das premissas expostas, portanto, de que a Cromoterapia atua com base científica e promove resultados positivos na saúde como um todo, utilizá-la pode ser uma boa opção. Mas para tanto, a busca desse tratamento deve ser criteriosa, com profissionais habilitados, com competência suficiente para conduzir toda a abordagem holística proposta.

Leia mais: Confira como ajudar alguém que está pensando em suicídio

Gostou dessa matéria? Acompanhe o site para outras notícias e curta nossas redes sociais. Acesse as no Facebook, InstagramTwitter e Pinterest

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Danieli Mennitti
Danieli Mennittihttps://saudelab.com/
Redatora web freelancer há 5 anos. Integrante da equipe de redação do SaúdeLab.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...