Qual arroz tem mais carboidrato e qual engorda menos: confira os tipos agora mesmo

Alimento presente na maioria dos lares brasileiros, o arroz pode ser saboroso e saudável!

0
139
Qual arroz tem mais carboidrato e qual engorda menos: confira os tipos agora mesmo
Qual arroz tem mais carboidrato e qual engorda menos: confira os tipos agora mesmo - Imagem: Divulgação iStock

O arroz é um dos principais cereais consumidos em diversas partes do mundo. No entanto, na hora de aderir a uma dieta restritiva (para emagrecer), ele se torna uma verdadeira incógnita, pois diversas dúvidas são geradas com relação a qual arroz tem mais carboidrato e qual engorda menos.

Qual arroz tem mais carboidrato e qual engorda menos: confira os tipos agora mesmo
Qual arroz tem mais carboidrato e qual engorda menos: confira os tipos agora mesmo – Imagem: Divulgação iStock

Tendo isso em vista, confira dicas importantes na hora de optar por qual tipo de arroz você vai levar para casa a fim de escolher a melhor opção e a mais saudável. Saiba, portanto, as principais diferenças e uma o útil ao agradável.

Qual arroz tem mais carboidrato e qual engorda menos

Por ser um alimento muito consumido, o arroz tem grande importância na nossa alimentação diária. Por este motivo, é super interessante saber a diferença entre os tipos mais comuns e mais utilizados para escolher a melhor opção e a que mais atenda ás suas necessidades.

Sendo assim, perder o medo na hora de consumir o arroz quando se está de dieta é o primeiro passo, pois o cereal é uma das principais fontes de carboidratos, macronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo.

Além disso, o arroz é uma boa fonte de fósforo, ferro, sais minerais, potássio e diversos nutrientes. Então, mantê-lo no cardápio é essencial, prático e importante. Porém, escolher a opção mais saudável é super interessante para ter uma dieta equilibrada; confira os tipos principais.

Arroz branco

O arroz branco é um dos tipos mais comuns, pelo preço acessível e sabor mais agradável, acaba sendo a opção mais prática e escolhida.

No entanto, esse tipo de arroz passa por um processamento em que perde fibras, vitaminas e minerais; perdendo consideravelmente o valor nutritivo.

Além disso, o arroz branco possui um alto índice glicêmico; ou seja, é absorvido mais rapidamente e transformado em açúcar, aumentando a glicose e engordando mais.

Arroz parboilizado

Neste tipo, os grãos também passam pelo processamento semelhante ao arroz branco, pois é descascado e polido. A diferença é que neste tipo existe o processo de parboilização, como um pré-cozimento.

Esta é uma opção mais saudável se comparada ao arroz branco, pois nele são preservados diversos nutrientes.

Arroz integral

Como o próprio nome sugere, o arroz integral mantem todos os seus nutrientes. Por isso, ele se torna a opção mais saudável, tendo em vista os dois tipos anteriores.

Embora tenha quase as mesmas calorias que o arroz branco, o arroz integral concede sensação de saciedade e apresenta diversos benefícios para a saúde, pois tem muita fibra, vitaminas e minerais.

Portanto, a melhor opção de arroz é o arroz integral, mesmo que este seja polêmico e divida opiniões quanto ao sabor e modo de preparo.

Tem menos carboidratos e estes são considerados “bons” por serem complexos, também  ajuda no processo de emagrecimento, além de ser uma ótima alternativa para os diabéticos e quem segue dietas variadas.

Gostou desta matéria e quer mais dicas interessantes? Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here