Reabertura INSS será nesta segunda (14/09): confira medidas de segurança contra Covid-19 adotadas nas agências

0
354
reabertura INSS
Reabertura INSS será nesta segunda (14/09): Confira medidas de segurança contra Covid-19 adotadas nas agências; confira (Imagem: IG Economia)

Após um longo período de fechamento que durou perto de 6 meses, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social estarão novamente prontas para atendimento ao público. E a reabertura INSS ocorrerá nesta segunda-feira, 14 de setembro. Para tanto, foram tomadas uma série de medidas especiais de segurança e higiene.

Além disso, a reabertura não se dará de maneira completa. Isso, pois apenas parte das agências voltam a funcionar para atendimento presencial. Também, o horário para isso será reduzido.

Dessa forma, continue lendo para conferir tudo sobre a reabertura das agências previdenciárias.

Leia também: Veja quem tem direito ao aumento de 25% para aposentados

Reabertura INSS
Veja como será a retomada do atendimento presencial nas agências do INSS após 06 meses (Imagem: O Globo)

Reabertura INSS será nesta segunda-feira

A reabertura das agências previdenciárias que será iniciada nesta segunda não será total. Segundo o INSS, cerca de 500 das 1.500 agências deve retomar o atendimento. Contudo, ele ocorrerá apenas com agendamento prévio.

Ainda, os motivos para atendimento são limitados. Dessa maneira, tão somente são aceitos agendamentos para comparecimento às agências na reabertura do INSS para:

  • perícia médica;
  • avaliação social;
  • cumprimento de exigência;
  • justificação administrativa ou judicial; e
  • reabilitação profissional.

Para outros assuntos os segurados deverão recorrer ao atendimento remoto do INSS

No primeiro momento a reabertura do INSS somente abarcará alguns atendimentos, conforme acima apontado.

Dessa maneira, as solicitações de benefícios como aposentadoria, pensão e salário-maternidade, por exemplo, deverão ser feitos pelos canais de atendimento remoto do INSS. Aliás, é por eles também que deve ser feito o agendamento para o atendimento presencial.

Esses canais correspondem ao Meu INSS e à central telefônica 135.

Reabertura do INSS requer aumento de cuidados com segurança e higiene

O fechamento das agências da Previdência Social decorreu pela necessidade de distanciamento social ante a pandemia de Covid-19. A reabertura do INSS, então, ocorre após cerca de 06 postergações.

Devido ao momento delicado em relação à saúde pública que ainda se enfrenta a retomada dos atendimentos será realizada de maneira cuidadosa. Por exemplo, somente será possível adentrar nas agências com horário marcado, o que evita aglomerações dentro e fora delas.

Ainda, será exigido o uso de máscara e também a medição de temperatura do beneficiário. Essas medidas são essenciais para garantir a segurança da população e dos servidores na reabertura do INSS.

Confira agora: Conhece os direitos dos aposentados? Entenda mais sobre isso e sobre o 14° salário

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here