Diferenças no score de crédito do SPC e Serasa: cadastro Positivo afeta a pontuação

Entenda como funciona o score de cada um dos birôs de crédito

0
232
score de crédito spc e serasa
Diferenças no score de crédito do SPC e Serasa: Cadastro Positivo afeta a pontuação. Fonte da imagem: Blu365/Reprodução

O Cadastro Positivo está em vigor no Brasil desde meados de 2019. No entanto, ele tem afetado as pessoas que necessitam de crédito e que estão com seus nomes negativados perante órgãos como SPC e Serasa. Aliás, ele também tem impactado o score de crédito.

Além disso, é possível que o status do cidadão perante cada um desses órgãos seja destoante, com, por exemplo, uma nota boa no Serasa e outra ruim no SPC. Confira abaixo como isso pode acontecer e como afeta o consumidor.

Leia ainda:Serasa oferece opções de empréstimo para desempregado

Diferença de score de crédito no SPC e Serasa em razão do Cadastro Positivo

score de crédito spc e serasa diferenças
Diferenças no score de crédito do SPC e Serasa: Cadastro Positivo afeta a pontuação. Fonte da imagem: Serasa Experian/Reprodução

Algumas falhas estruturais no sistema do Cadastro Positivo podem fazer com que uma mesma pessoa apresente diferenças no score de crédito. Isso, contudo, depende do birô que faz a medição do score, como o SPC e Serasa.

Os birôs autorizados pelo Banco Central para elaborar a pontuação de crédito possuem, cada um, sua própria forma de elaborar a nota do score de crédito. Assim, também, possuem convênio com redes de estabelecimentos comerciais não necessariamente iguais.

Leia ainda:Grupo ajuda renegociar dívida que foi parar no SPC e Serasa; saiba mais

Sendo assim, é possível que uma pessoa seja vista como boa e má pagadora ao mesmo tempo quando, respectivamente, quitou dívidas perante um dos cadastros mas deixou de fazê-lo perante outro.

Os resultados, portanto, podem possuir diferentes pontuações para um mesmo consumidor.

Vale ressaltar, ainda, que essas dívidas devem ser de naturezas diversas, mas não é possível que o consumidor seja cobrado em duas instituições diferentes pelo mesmo motivo.

As reclamações e os impactos

Essa situação tem gerado diversas reclamações entre os consumidores. No site do Reclame Aqui, por exemplo, muitos questionam por que o score no Serasa diminuiu, enquanto que em outros birôs ele aumentou.

A pontuação do score vai de 0 a 1000. Até 300 pontos considera-se como alto risco de inadimplência; de 300 a 700, por outro lado, médio risco e, por fim, de 700 pontos para cima é considerado que o consumidor apresenta baixo risco de inadimplir com as dívidas.

Possuir notas distintas em cada birô, assim, pode prejudicar um consumidor, atrapalhando sua eventual busca por crédito na praça.

A implementação do Cadastro Positivo

Segundo Elias Sfeir, presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), para o UOL, a inserção de dados no Cadastro Positivo ainda está engatinhando.

Por conta disso, a sua influência no score de crédito e outros aspectos ainda vão ser sentidas por uma boa parcela das pessoas.

Leia ainda:Máquina de cartão SumUp On é sem consulta ao SPC e Serasa

Por essa razão, segundo ele, as informações sobre dívidas não pagas e atrasos ainda podem destoar e, dessa forma, influenciar na pontuação.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here