Home Saúde Financeira Cidadania Bolsa Família liberado vou receber o auxílio emergencial? Entenda

Bolsa Família liberado vou receber o auxílio emergencial? Entenda

Milhares de pessoas tiveram o benefício suspenso em razão de erro do governo; reanálises estão sendo feitas

Com o Bolsa Família liberado vou receber o auxílio emergencial? É essa a dúvida de milhares de brasileiros que ficaram sem o benefício no mês de agosto, por um erro cometido pelo governo federal. Ao longo do mês passado, a Controladoria Geral da União (CGU) recomendou ao Ministério da Cidadania o cancelamento de 613 mil auxílios emergenciais para cidadãos que antes recebiam normalmente o Bolsa Família.

Além disso, mais de 310 mil cadastros desse mesmo grupo foram suspensos. Tudo isso ocorreu por conta de erros em revisões cadastrais por parte do governo federal.

Entretanto, todos os dados foram novamente revisados até que os erros começaram a ser detectados.

Bolsa Família liberado, vou receber o auxílio emergencial? Entenda
Bolsa Família liberado, vou receber o auxílio emergencial? Entenda (Foto: Freepik.com)

Leia mais: Consulta pública Bolsa Família: saiba como ter acesso à lista de beneficiários

Com o Bolsa Família liberado vou receber o auxílio emergencial?

Os beneficiários que tiveram o auxílio suspenso de maneira indevida vão voltar a receber o benefício normalmente.

Contudo, ainda está sendo realizada uma nova avaliação para confirmação dos erros nos cortes recomendados pela CGU.

“Se confirmado que eles atendem aos critérios de recebimento do auxílio emergencial, o pagamento será liberado após a conclusão desse processo”, diz o ministério da Cidadania.

Além disso, o ministério garante que todos esses beneficiários também receberão a parcela que havia sido suspensa junto com a próxima.

Já quanto à revisão dos cadastros, que resultou em milhares de suspensões e cancelamentos, é afirmado, portanto, que a medida resulta de um trabalho sistêmico realizado pelo governo federal.

Outro fato afirmado pelo ministério da Cidadania é que a frequente revisão dos cadastros tem como intuito de garantir que os recursos disponibilizados pelo governo, atinjam os cidadãos que estejam devidamente enquadrados nos requisitos da Lei.

Cerca de 19,2 milhões de brasileiros inscritos no Bolsa Família estão recebendo o auxílio emergencial.

Leia também: Veja quem tem direito ao aumento de 25% para aposentados

Como recorrer da suspensão do benefício?

Para quem teve o auxílio suspenso de maneira indevida e não quer aguardar a reanálise, é possível recorrer da decisão através de três plataformas:

As agências da Caixa Econômica Federal também permitem a contestação do benefício de maneira presencial. Porém, não é a opção recomendada em função das enormes filas que causam aglomerações por todo o país.

Leia ainda: Reabertura INSS será nesta segunda (14/09): confira medidas de segurança contra Covid-19 adotadas nas agências

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Victor de Freitas
26 anos. Jornalista, formado pela Unijorge. Redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Atuante nos sites SaúdeLab, Diário Prime e Giro Econômico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Calendário de vacinação para cães: conheça as principais datas

A vacinação do animal de estimação é fundamental para a sua saúde, por isso é importante cumprir o calendário de vacinação estabelecido. Não há...

Resgate Planejado Nubank é nova opção para guardar dinheiro

Está em fase de testes a nova função criada para clientes com NuConta. Trata-se do Resgate Planejado Nubank, que promete ser uma nova opção...

Bruxismo: saiba mais em entrevista especial com a cirurgiã-dentista Bianca Costa

O Bruxismo é uma doença genética pouco conhecida entre as pessoas. Trata-se de um problema de saúde que se caracteriza pelo ranger ou apertar...

O que é auxílio residual e a quem ele se destina? Entenda agora mesmo

Auxílio residual - No primeiro dia do mês de setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a prorrogação do auxílio emergencial para mais...