Home Saúde Financeira Cadastro Positivo no SPC e Serasa: bancos são obrigados a oferecer juros...

Cadastro Positivo no SPC e Serasa: bancos são obrigados a oferecer juros menores? Entenda

Entenda como o Cadastro Positivo pode impactar na relação com o mercado

O Cadastro Positivo no SPC e Serasa não é algo novo. Ele já marca presença há algum tempo no cenário brasileiro. Entretanto, com a inclusão inicial obrigatória (antes dependia da autorização do cidadão) sancionada por lei e oficialmente colocada em prática em julho do ano passado, é natural que sua utilização só tenda a aumentar.

Vale a ressalva de que o indivíduo tem o direito de recusar permanecer nesse sistema. No entanto, conforme informações repassadas pelos Bureaus de Crédito (SPC, Serasa e SCPC Boa Vista), permanecer com o nome no Cadastro Positivo poderia trazer incontáveis benefícios; como por exemplo, ajudar a diminuir os juros em empréstimos e afins.

Nesse contexto, portanto, uma pergunta é bem comum: os bancos são obrigados a cobrar juros menores por causa desse cadastro? Entenda.

Leia ainda:Diferenças no score de crédito do SPC e Serasa: cadastro Positivo afeta a pontuação

Quais são os objetivos do Cadastro Positivo no SPC, Serasa e SCPC?

cadastro positivo no spc e serasa juros
Bancos são obrigados a conceder juros menores para quem fizer o Cadastro Positivo no SPC e Serasa? Fonte da imagem: Catraca Livre/Reprodução

A princípio, uma das ideias do Cadastro Positivo no SPC e Serasa é incentivar o bom comportamento financeiro dos consumidores. Assim sendo, intenciona-se alterar o modo como ocorre a concessão de crédito no país.

Com isso, pode-se potencialmente trazer benefícios aos consumidores de forma geral, reduzir o índice de inadimplência e também fomentar uma possível redução nas taxas de juros.

Leia ainda:Grupo ajuda renegociar dívida que foi parar no SPC e Serasa; saiba mais

Além disso, o novo esquema de funcionamento do Cadastro Positivo pode ampliar a concorrência no mercado financeiro. Por conta do acesso a um número maior de empresas, a análise de crédito se torna mais detalhada e precisa, o que pode impactar a diminuição da taxa de juros.

Afinal, os bancos são obrigados ou não a dar juros menores a quem tiver o Cadastro Positivo?

A priori, as informações difundidas de que o Cadastro Positivo pode incentivar uma cobrança de juros menores é tão somente uma promessa. Em outras palavras, ao menos na lei, não há nada específico afirmando categoricamente que os bancos serão obrigados a cobrar juros menores.

Ou seja, não há nenhuma garantia concreta em relação a redução de juros em relação para quem for bom pagador no Cadastro Positivo, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

As utilidades do Cadastro Positivo

Apesar de não haver garantias reais de que os juros serão menores aos bons pagadores que tiverem o Cadastro Positivo no SPC e Serasa, ele pode ser útil.

Como nesse cadastro há um contingente maior e mais detalhado de informações, pessoas quem têm dificuldade para comprovar renda, poderiam ter mais chances na hora de solicitar crédito no mercado.

Leia ainda:Máquina de cartão SumUp On é sem consulta ao SPC e Serasa

Além disso, a abertura desse cadastro, caso o consumidor apresente um bom comportamento financeiro, pode ajudar a aumentar significativamente o score de crédito, facilitando, assim, a obtenção de cartões e empréstimos, por exemplo.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Danieli Mennitti
Danieli Mennittihttps://saudelab.com/
Redatora web freelancer há 5 anos. Integrante da equipe de redação do SaúdeLab.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Serasa Limpa Nome com 50% de desconto em nova ação para quitar dívidas

A campanha Serasa Limpa Nome segue ativa para consumidores brasileiros que possuem dívidas no mercado e buscam quitá-las com desconto. Criada por um dos órgãos...

Hoje é o Dia da Árvore: conheça sua importância para a saúde

Faltam dois dias para se iniciar a primavera e comemoramos hoje, 21 de setembro, o dia da árvore. Essa data surgiu para homenagear a...

Calendário pagamento INSS 2020: confira datas até o final do ano

Para quem deseja saber quando será pago seu benefício previdenciário, independentemente da natureza dele, deve consultar o calendário de pagamento do INSS 2020. Nele...

Depressão na gravidez: especialistas estudam qual o impacto dessa condição

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do King's College London, na Inglaterra, a depressão na gravidez pode causar impactos de estresse tanto...