Home Notícias Como curar enjoo de ressaca: conheça dicas de especialistas para dias de...

Como curar enjoo de ressaca: conheça dicas de especialistas para dias de exagero

O calor chegou e não está dando tréguas. Associado com a flexibilização do isolamento social em muitas partes do país, muitas pessoas estão aproveitando para “enfiar o pé na jaca” e tomar aquela bebidinha. Isso não é um problema, pelo contrário, afinal, foram meses trancafiados dentro de casa por conta da pandemia. A questão é o exagero e o dia seguinte: como curar enjoo de ressaca?

Primeiramente, o que se deve ter em mente, é que não existem ações milagrosas, mas sim, dicas para amenizar as sensações ruins. Durante a ressaca, o corpo acaba passando por muitos processos incômodos na tentativa de ir eliminando a bebida, e o enjoo é um deles. Entretanto, até que o álcool se metabolize e seja excretado, tal mal pode ser diminuído. Confira!

Leia mais: Alta nos preços em Belo Horizonte força pessoas a economizarem como podem

Como curar enjoo de ressaca de uma forma mais tranquila?

O melhor remédio para ressaca é evitar o exagero
O melhor remédio para ressaca é evitar o exagero (Imagem: Reprodução/Freepik)

A ressaca se caracteriza por incômodos e dores no corpo, boca seca, vômito e náusea. Essas reações são comuns do organismo, uma vez que ele está passando por uma intoxicação alcoólica. Mas, entre todos os sintomas, ao que parece, o enjoo, é um dos piores, onde todo mundo busca se livrar logo.

Paulo Olzon, professor de infectologia e clínica médica na Unifesp, afirma que não existem métodos milagrosos para ter como curar enjoo de ressaca de uma hora para outra. Uma dica simples, mas bastante eficaz é consumir bastante água entre as doses de bebidas. “Manter-nos hidratados, diminuí a concentração do álcool na corrente sanguínea e elimina mais aldeídos. Assim, se diminui a chance de ter ressaca”, ele explica.

Confira também: Cervejaria Backer: MPMG apresenta denúncia e levanta o questionamento sobre esse tipo de intoxicação

Ademais, a boa notícia é: a pior parte do enjoo passa sozinha ao longo das horas. Mas, enquanto isso não acontece, veja o que dá para fazer para ajudar o organismo a não ficar tão sobrecarregado e sair logo dessa. Veja só!

Bastante líquido e repouso podem contribuir bastante para amenizar os sintomas
Bastante líquido e repouso podem contribuir bastante para amenizar os sintomas (Imagem: Reprodução/Freepik)

Não se afunde nas xícaras de café

O café provavelmente vai proporcionar energia para conseguir enfrentar a ressaca, bem como a enxaqueca, mas não exagere. O café auxilia na eliminação da água através da urina, o que agrava mais ainda os sintomas de desidratação. Portanto, para ter como curar o enjoo de ressaca, tome somente uma xícara pequena ao acordar.

Consuma sucos naturais e frutas

Sucos naturais têm minerais, vitaminas e antioxidantes, substâncias que auxiliam a acabar com a ressaca, pois contribuem com a desintoxicação do corpo. Além do mais, o açúcar das frutas repõe a glicose perdida sem exageros.

Para ajudar no enjoo, coma mel

É ruim comer quando se está enjoado, mas alimentos de fácil digestão, tais como torradas e cereais podem ajudar. Melhor ainda se você acrescentar um pouco de mel, uma vez que ele contém frutose, o açúcar das frutas, rico em propriedades anti-inflamatórias, ótimas para o organismo se livrar de todo mal-estar.

Não se automedique

Recorrer a anti-inflamatórios ou analgésicos é comum, mas a automedicação é extremamente perigosa. Anti-histamínicos, por exemplo, contidos em alguns remédios, causam sonolência. Isso reduz a capacidade de reflexos e a capacidade motora. Assim, um comprimido de ácido acetilsalicílico, da mesma forma que melhora a dor de cabeça, também pode causar sérias irritações no estômago.

Embora tais dicas ajudem a ter como curar enjoo de ressaca mais facilmente, o remédio mais eficaz é não sentir nada disso. Dessa forma, a recomendação é que se evite o exagero, os consumos excessivos. Beber com moderação é a forma mais segura de se divertir sem comprometer seu organismo no dia seguinte.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Andreia Eliza de Souza
Redatora, amante de livros, artes e culinária. Apaixonada por redação publicitária e jornalística, trabalho na área há anos, me dedicando ao universo político e feminino.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Bruxismo: saiba mais em entrevista especial com a cirurgiã-dentista Bianca Costa

O Bruxismo é uma doença genética pouco conhecida entre as pessoas. Trata-se de um problema de saúde que se caracteriza pelo ranger ou apertar...

O que é auxílio residual e a quem ele se destina? Entenda agora mesmo

Auxílio residual - No primeiro dia do mês de setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a prorrogação do auxílio emergencial para mais...

Aromaterapia: saiba como usar os aromas e qual a utilidade de alguns deles

A aromaterapia é um terapia holística bastante antiga, datada de mais de seis mil anos. A propósito, existem relatos de povos debatendo como usar...

Ministério da Saúde anuncia novo medicamento para Psoríase no SUS; saiba mais

O Ministério da Saúde publicou ontem (21) no Diário da União a informação de que será disponibilizado um novo medicamento para Psoríase no SUS...