Home Saúde Animal Saúde do melhor amigo: veja o guia da alimentação saudável para pets

Saúde do melhor amigo: veja o guia da alimentação saudável para pets

A alimentação saudável para pets ainda é um assunto que precisa ser amplamente discutido com o grande público. Os cães, em especial, são carnívoros, no entanto, com o convívio com o homem, houve uma adaptação para a nossa dieta, se aproximando bastante do nosso paladar.

Por isso, seu cãozinho pede a maioria das coisas que você está comendo! Mas, nem tudo pode ser consumido por eles, já que seu sistema digestivo funciona de uma forma diferente do que o nosso.

Leia aqui: Reeducação Alimentar: Como caminhar em direção a uma vida mais saudável

A digestão de proteínas de carnes acontece facilmente, pois o seu sistema é muito mais ácido do que o sistema digestivo humano.

alimentação saudável para pets
Alimentação saudável para pets | Reprodução: Rawpixel

Mas, os cães não costumam realizar a mastigação dos alimentos ingeridos, eles reduzem o tamanho do alimento, e depois engolem.

E as enzimas presentes em seu corpo, não realizam a digestão adequada do amido, por isso dietas ricas em carboidratos não são indicadas.

Quais as necessidades para manter uma alimentação saudável para pets?

Os cães podem comer tudo que oferecemos, mas o fato de aceitar, não significa que o alimento fará bem ao organismo dele, conforme mencionamos anteriormente.

Uma alimentação de qualidade para os cães precisa ser rica em proteína animal de qualidade, que pode envolver carne vermelha ou branca (frango ou peixe), legumes e verduras e carboidratos.

Qualquer alimento fora isso, não faz bem para o seu pet e pode causar diversos problemas de saúde.

Além disso, restringir os animais à proteína animal também não é saudável e pode ser muito prejudicial para sua saúde.

Entenda quais são os itens de uma dieta básica para uma alimentação saudável para pets

É importante que antes de modificar a alimentação do seu cãozinho, você certifique-se com o veterinário que ele se encontra saudável, se não existe nenhum tipo de doença cardíaca, hepática, renal ou doenças crônicas, que possam ser impactadas por uma mudança na alimentação.

alimentação saudável para pets
Alimentação saudável para pets | Reprodução: Blog Cobasi

Para um cão saudável, é possível realizar uma dieta básica utilizando a combinação dos seguintes ingredientes:

  • Carnes em geral: Carne de frango, coelho, peixe e vaca;
  • Vísceras: Fígado, bofe (pulmão), coração e baço;
  • Carboidratos: Batatas (Baroa, Doce, Inglesa), inhame, aipim, arroz e macarrão;
  • Vegetais: Abobrinha, berinjela, cenoura, chuchu, quiabo, vagem, agrião, alface;

Além disso, a casca do ovo também pode ser utilizada na alimentação canina, em sua forma seca e moída, é uma excelente fonte de cálcio, principalmente para os cães mais idosos.

Qual a preparação mais adequada para os alimentos do seu cachorro?

Os alimentos precisam sempre estarem cozidos apenas em água, e pouco sal, sem adição de nenhum tipo de tempero, pois o sistema digestivo deles não está preparado para a digestão de conservantes.

Todos os legumes, carboidratos e vegetais precisam estar muito bem cozidos, o organismo do cãozinho não faz a digestão de alimentos que estão crus. Quanto mais estiver cozido, melhor será a digestão.

Já as carnes e vísceras, pode ser consumida pelo cão mal passadas, já que as proteínas são bem aceitas pelo sistema digestivo canino.

Faça uma dieta balanceada e misturando um pouco de cada um dos alimentos, para que ele não escolha apenas as carnes e esqueça os demais componentes da refeição.

Veja também: Botox e Ácido Hialurônico: quais são as diferenças?

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Aline Mesquita
Produtora de conteúdo, com formação em Tecnologia, e apaixonada pela escrita, criativa e curiosa por natureza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Resgate Planejado Nubank é nova opção para guardar dinheiro

Está em fase de testes a nova função criada para clientes com NuConta. Trata-se do Resgate Planejado Nubank, que promete ser uma nova opção...

Bruxismo: saiba mais em entrevista especial com a cirurgiã-dentista Bianca Costa

O Bruxismo é uma doença genética pouco conhecida entre as pessoas. Trata-se de um problema de saúde que se caracteriza pelo ranger ou apertar...

O que é auxílio residual e a quem ele se destina? Entenda agora mesmo

Auxílio residual - No primeiro dia do mês de setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a prorrogação do auxílio emergencial para mais...

Aromaterapia: saiba como usar os aromas e qual a utilidade de alguns deles

A aromaterapia é um terapia holística bastante antiga, datada de mais de seis mil anos. A propósito, existem relatos de povos debatendo como usar...