Home Saúde Financeira É possível aprender educação financeira na terceira idade? Confira

É possível aprender educação financeira na terceira idade? Confira

Atualmente, muitos brasileiros não têm conhecimento sobre a educação financeira na terceira idade e, de acordo com o SPC Brasil, 57% dos brasileiros idosos não possuem uma reserva de dinheiro separada para emergências e 54% têm dívidas por não saberem controlar suas finanças.

educação financeira na terceira idade
É possível aprender educação financeira na terceira idade? Confira (Foto: Istock)

Leia mais: Alimentação saudável na terceira idade: como envelhecer bem? Veja

É possível aprender educação financeira na terceira idade?

À primeira vista, a educação financeira pode parecer difícil de ser entendida após uma certa idade. Porém, é possível adotar um controle nas finanças até mesmo nessa fase da vida. É comum encontrar idosos que estão endividados pelo simples fato de não saberem controlar o próprio dinheiro e depender de terceiros.

Como resultado, perder o controle é fácil, além de não saber qual é o real valor de seu próprio dinheiro. Abaixo, a matéria do Saudelab mostra algumas dicas simples de como começar a conhecer o seu dinheiro, além de controlar dívidas já existentes.

Identificação e negociação de dívidas anteriores

Antecipadamente, para adotar uma educação financeira na terceira idade, é preciso identificar dívidas já existentes. Ao passo que a vida vai passando e não se aprende a controlar as finanças, é possível que um indivíduo chegue à terceira idade com dívidas altas.

A grande dificuldade é que muitas dessas dívidas não são encontradas facilmente, o que dificulta que o idoso tenha seu nome limpo junto às instituições de cobranças. Para isso, basta entrar em contato com essas instituições em busca de todas as dívidas. 

Todos os débitos serão disponibilizados em lista e, com isso, o indivíduo terá conhecimento de todos. Logo, poderá quitá-las em sua totalidade e ainda solicitar uma possível negociação para menores juros.

Leia também: Grupo ajuda renegociar dívida que foi parar no SPC e Serasa; saiba mais

Conhecer todos os gastos de um mês inteiro

Uma das principais dicas para ter uma educação financeira na terceira idade é a de conhecer todos os gastos mensais. Frequentemente, dívidas maiores são priorizadas e gastos pequenos podem ser esquecidos na hora do pagamento.

Uma vez que gastos menores não são controlados, eles podem se tornar um pesadelo no futuro. Por isso, é importante que até os débitos pequenos sejam listados para que nenhum deles seja esquecido. Bem como a atenção na hora do pagamento deve ser a mesma.

Nesse ínterim, vale ter uma planilha separada para que todos os detalhes de compras sejam anotados com data e valores, para um controle maior no fim do mês. 

Guardando uma porcentagem do dinheiro todo mês

Juntamente à planilha separada para anotar os gastos do mês, é importante estabelecer um limite desses gastos. Como resultado, poderá ser possível separar uma quantia mensal e, assim, ter uma reserva guardada para eventuais emergências.

Mudar os hábitos auxilia a educação financeira na terceira idade

Logo depois de negociar e quitar débitos anteriores, ter conhecimento de todos os gastos mensais e estabelecer um limite para esses gastos, Agora é hora de mudar os hábitos e comportamentos financeiros.

Primeiramente, é importante ter uma transição natural e que todos os possíveis gastos sejam analisados e classificados como uma pirâmide: Gastos de maiores necessidades devem estar no topo da pirâmide, as menores necessidades logo abaixo com níveis de hierarquia.

Com isso, você terá conhecimento do que é importante e do que pode ser adiado para um próximo momento.

Leia mais: Alzheimer na terceira idade: a depressão pode ser um dos sintomas. Entenda

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

 

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Queimadas no Pantanal: saúde da população e economia prejudicada; entenda

As queimadas no Pantanal são uma grande preocupação nesse período do ano, ou melhor, nessa época da seca. É quando uma parte de todos...

Celulite: prevenção e tratamento; conheça novidades

A celulite afeta nove em cada dez mulheres e é um problema que incomoda muitas pessoas, principalmente as mulheres. Quando dieta, água e exercícios...

Caixa Tem vai liberar empréstimo de até R$ 300 e novos produtos

O aplicativo desenvolvido para repassar benefícios do governo vai ser ampliado a partir dos próximos meses. Além do auxílio emergencial e FGTS, o Caixa...

Como fazer slime de forma fácil e com segurança? Aprenda aqui

Um dos assuntos mais pesquisados na Internet nesses últimos tempos tem sido sobre como fazer slime. Com efeito, a brincadeira com essa "massinha" virou...