As vacinas evitam 4 mortes por minuto segundo a OMS; entenda

As vacinas salvam vidas

0
1358
Vacinas
Estimativas da OMS | Vacinas evitam 4 mortes por minuto Foto - pixabay

A vacinação pode ser benéfica para pessoas de todas as idades, pois pode ajudar a prevenir doenças e salvar vidas. Estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e pesquisadores afirmam que as vacinas evitam 4 mortes por minuto e poupam R$ 250 milhões por dia. Mas, por quê indivíduos estão ficando com receio de vacinas? Acompanhe mais no texto.

Vacinas? Por que temer?

Vacinas
Estimativas da OMS | Vacinas evitam 4 mortes por minuto Foto – Pixabay

Os debates sobre a eficácia das vacinas têm tomado grandes proporções. A vacinação é uma parte importante da saúde familiar e pública, pois elas evitam a propagação de doenças contagiosas, perigosas e mortais. Isso inclui sarampo, poliomielite, caxumba, catapora, tosse convulsa, difteria e HPV.

A primeira vacina descoberta foi contra a varíola. A doença matou de 300 milhões a 500 milhões de pessoas em todo o mundo no século passado. Depois que a vacina foi dada às pessoas, a doença acabou sendo eliminada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e um grupo de 21 pesquisadores estimam que vacinação em massa evita atualmente ao menos quatro mortes por minuto no mundo e gera uma economia equivalente a R$ 250 milhões por dia, apontando a importância que as vacinas tem na saúde das pessoas.

Leia também: Grupo ajuda renegociar dívida que foi parar no SPC e Serasa; saiba mais

O que são vacinas?

Uma vacina (ou imunização) é uma forma de construir a imunidade natural do seu corpo a uma doença antes de você ficar doente. Desta forma, evita que você pegue e espalhe a doença.

Para a maioria delas, uma forma enfraquecida do germe da doença é injetada em seu corpo. Portanto, seu corpo detecta os germes invasores (antígenos) e produz anticorpos para combatê-los.

Esses anticorpos permanecem no organismo por muito tempo. Aliás, em muitos casos, eles permanecem pelo resto da vida. Se você for exposto à doença novamente, seu corpo lutará contra ela sem que você nunca contraia a doença ou apresente sintomas leves.

Algumas gripes, por exemplo, são bastante leves. Mas algumas doenças como a poliomielite podem causar mudanças que alteram a vida. Eles podem até resultar em morte. É por isso que evitar que seu corpo contraia essas doenças é muito importante.

Órgãos e entidades tem ressaltado a importância das vacinas e a sua segurança. Listamos algumas questões sobre o controle das vacinas:

  • É importante saber que as vacinas têm controles de qualidade e segurança mais rigorosos do que outros medicamentos;
  • Existem poucas contra-indicações para a administração de vacinas;
  • O risco de ocorrer um problema, causado por uma vacina, é notavelmente menor do que o derivado de contrair a doença;
  • Um problema médico que ocorre após receber a vacina não significa necessariamente que foi causado pela vacina. Pode ser devido a outras causas;
  • O desconforto ou os efeitos indesejáveis ​​que podem surgir após a vacinação são geralmente leves e, com muito poucas exceções, é sempre mais prejudicial sofrer a doença que se previne.

Leia mais: Alimentação saudável na terceira idade: como envelhecer bem? Veja

Vacina salva vidas

O papel que as vacinas desempenham na saúde pública é, hoje, inquestionável, principalmente quando os resultados são avaliados nos locais onde a prevenção das doenças infecciosas transmissíveis tem maior impacto.

As vacinas ajudaram a controlar e até erradicar muitas doenças mortais, incluindo a poliomielite e a varíola.

E agora a busca é por uma vacina que previna a doença do coronavírus que já matou mais de 928.763 pessoas no mundo.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais:  FacebookInstagram, Twitter Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here