Home Saúde Financeira Previdência Social Greve do INSS não impedirá a reabertura das agências; confira

Greve do INSS não impedirá a reabertura das agências; confira

Perícias médicas, no entanto, são novamente postergadas

A reabertura das agências do INSS ocorre desde ontem, 14 de setembro, com a retomada dos atendimentos presenciais. Em razão da greve do INSS, porém, muitos segurados ainda têm dúvidas quanto à retomada dos atendimentos presenciais. Contudo, segundo representantes do Instituto Nacional do Seguro Social o movimento sindicalista não afetará essa reabertura das agências. Isso, aliás, decorre do fato de que apenas atendimentos considerados urgentes serão realizados.

Continue lendo para conferir, abaixo, mais informações sobre a greve e também sobre a retomada dos atendimentos da Previdência Social.

Também leia: Conhece os direitos dos aposentados? Entenda mais sobre isso e sobre o 14° salário

Greve INSS
A reabertura das agências previdenciárias está prevista para ocorrer hoje (14) e não deve ser afetada pelo movimento grevista (Imagem: G1)

Greve do INSS ameaçou reabertura do INSS

Assim que a greve dos servidores da Previdência Social foi anunciada, na última semana, muitos brasileiros passaram a ter dúvidas em relação à reabertura das agências do INSS.

Contudo, em coletiva de imprensa ocorrida na última sexta-feira (11) o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, afirmou que a reabertura está confirmada.

A Greve do INSS, dessa maneira, não deve afetar o retorno das agências. Cabe ressaltar, ainda, que não são todas elas que irão retomar o atendimento, mas apenas as mais importantes que atendem a cerca de 70% da demanda total.

O movimento grevista teve início na última terça-feira, 08 de setembro, em protesta à Reforma Administrativa do Governo Federal. Também pretende adiar o retorno dos atendimentos presenciais. Segundo os grevistas, as condições de higiene e segurança nas agências é precário.

O fechamento das agências para atendimento ao público ocorreu em razão da pandemia de Covid-19 ainda em março deste ano.

Retomada dos atendimentos do INSS será feito de modo progressivo

Uma das razões da Greve do INSS não afetar profundamente a retomada dos atendimentos nas agências previdenciárias é o fato de que serão limitados os tipos de demandas presencialmente atendidas.

Além disso, somente terão acesso às agências os cidadãos que tiverem agendado seus atendimentos previamente. Dessa maneira, pretende-se evitar aglomerações fora e dentro dos postos do INSS.

Por fim, independentemente da greve do INSS, somente terão atendimento os seguintes itens:

  • avaliação social;
  • cumprimento de exigência;
  • justificação administrativa ou judicial; e
  • reabilitação profissional.

Os demais deverão ser realizados pelo canal Meu INSS ou pela Central Telefônica 135. Dessa maneira, a princípio, a greve do INSS não deve gerar qualquer problema para a retomada parcial dos atendimentos presenciais.

Perícias médicas são novamente postergadas

A princípio o retorno dos atendimentos, mesmo com a greve do INSS, iria abarcar o atendimento para realização das perícias médicas. Contudo, elas novamente foram suspensas ontem (14) para que houvesse tempo hábil para adaptação das unidades de atendimento.

Assim, por ora, os peritos continuarão realizando trabalho remoto embasado nos documentos apresentados pelos cidadãos no portal Meu INSS.

Confira agora: Veja quem tem direito ao aumento de 25% para aposentados

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...