Home Bem-Estar O que é alergia alimentar, quais seus sintomas e como tratar? Entenda

O que é alergia alimentar, quais seus sintomas e como tratar? Entenda

De acordo com o Departamento de Comissão Científica de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 5% da população brasileira adulta sofre de alergias alimentares, enquanto 8% das crianças têm a mesma condição.

Mas, o que é alergia alimentar e como identificá-la? 

alergia alimentar
O que é alergia alimentar, quais seus sintomas e como tratar? (Foto: Freepik)

Leia mais: Colesterol alto? Conheça 3 alimentos que podem ajudar a diminuí-lo

O que é alergia alimentar

A condição conhecida como alergia alimentar é uma reação inflamatória originada no organismo, proveniente do contato com alguma substância presente em alimentos aos quais o corpo tem algum tipo de intolerância.

Como resultado, alguns sintomas podem aparecer no período de duas horas após o consumo desses ingredientes e pode durar por dias, caso seja uma alergia forte.

Apesar disso, embora o assunto seja cada vez mais comentado pelos profissionais de saúde, grande parte da população não busca ajuda quando se depara com esses desconfortos causados pela ingestão de tais alimentos.

Como identificar os sintomas da alergia alimentar

Antes, porém, é importante saber que as alergias alimentares não acometem apenas o sistema digestivo e podem aparecer na pele, nos cabelos e até no sistema respiratório. Alguns dos sintomas mais fáceis de identificar são:

  • Alterações na pele, como coceiras, inchaços ou vermelhidão;
  • Dores na área do abdômen. Além disso, pode vir acompanhado de prisão de ventre;
  • Dores e ardor no momento da evacuação. Bem como a dificuldade;
  • Falta de ar ou congestionamento nasal. Igualmente, nariz escorrendo;
  • Em contrapartida à dificuldade de evacuação, também é possível ter diarreias;
  • Vômitos;
  • Aftas.

Em síntese, estes sintomas podem surgir em conjunto ou individualmente, pois todos os sistemas do corpo possuem uma integração entre si. Como resultado, a automedicação com analgésicos ou antiácidos não tem total eficácia com relação a todos os sintomas.

Como combater as alergias alimentares

Primeiramente, ao sinal de alguns desses sintomas, é comum que o indivíduo tome medicamentos por conta própria e não busque um profissional de saúde. Porém, é importante uma avaliação médica e combater diretamente a causa da alergia alimentar.

Ou seja, é importante descobrir qual é a substância à qual o organismo tem intolerância e realizar uma avaliação específica para identificar os níveis de intolerância e analisar qual é o procedimento ideal para que os impactos causados pelo alimento sejam cada vez menores.

Leia mais: Saiba como aumentar a imunidade com novos hábitos alimentares

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Queimadas no Pantanal: saúde da população e economia prejudicada; entenda

As queimadas no Pantanal são uma grande preocupação nesse período do ano, ou melhor, nessa época da seca. É quando uma parte de todos...

Celulite: prevenção e tratamento; conheça novidades

A celulite afeta nove em cada dez mulheres e é um problema que incomoda muitas pessoas, principalmente as mulheres. Quando dieta, água e exercícios...

Caixa Tem vai liberar empréstimo de até R$ 300 e novos produtos

O aplicativo desenvolvido para repassar benefícios do governo vai ser ampliado a partir dos próximos meses. Além do auxílio emergencial e FGTS, o Caixa...

Como fazer slime de forma fácil e com segurança? Aprenda aqui

Um dos assuntos mais pesquisados na Internet nesses últimos tempos tem sido sobre como fazer slime. Com efeito, a brincadeira com essa "massinha" virou...