Home Saúde Financeira Cidadania O que está acontecendo com o Bolsa Família e o Renda Brasil?...

O que está acontecendo com o Bolsa Família e o Renda Brasil? Entenda agora

Renda Brasil não volta a ser discutido até 2022

Portanto, confira informações até então divulgadas pelo governo sobre o Renda Brasil e saiba o que o presidente disse a respeito.

O que está acontecendo com o Bolsa Família e o Renda Brasil
O que está acontecendo com o Bolsa Família e o Renda Brasil

Entenda sobre o que está acontecendo com o Bolsa Família e o Renda Brasil

Com o objetivo de unificar alguns benefícios, como o abono salarial, o seguro-defeso e a farmácia popular, o Renda Brasil pretendia ser o mais novo e principal programa assistencialista.
Substituiria o Bolsa família e ampliaria a sua atuação, bem como aumentaria a média dos valores repassados mensalmente.
No entanto, em um vídeo divulgado em sua página oficial do Facebook nesta terça feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou que o seu governo “está proibido” de falar sobre o Renda Brasil.
O motivo seria a falta de um acordo entre o presidente e a equipe econômica, no que diz respeito a como pagar o benefício.
Tendo isso em vista, quem teria direito ao Renda Brasil seriam as famílias com renda mensal de até R$ 250 por pessoa, valor maior que as famílias atendidas pelo Bolsa Família, cuja renda não pode ultrapassar os R$ 178 mensais.
Contudo, além dos beneficiários do Bolsa Família, outras pessoas poderiam ter acesso ao Renda Brasil. Como os trabalhadores informais e demais pessoas em situação de vulnerabilidade, que estão recebendo o auxílio emergencial.
Portanto, o programa seria iniciado ainda este ano, de acordo com informações do governo, o que aconteceria logo após o encerramento do auxílio emergencial.
A expectativa, assim, era de que o Renda Brasil fosse efetivado em 2021. Visto que o auxílio será pago até dezembro. No entanto, o Renda Brasil não deverá existir. “Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto”, disse Bolsonaro voltando atrás.

Congelamento de benefícios para pagar o Renda Brasil

O Ministério da Economia chegou a discutir a possibilidade de congelar benefícios como aposentadorias e pensões por dois anos. Além da redução do seguro-desemprego como forma de pagar o Renda Brasil aos beneficiários.
Acerca disso, o presidente criticou, afirmando que:
“Congelar aposentadorias, cortar auxílio para idosos e pobres com deficiência é um devaneio de alguém que está desconectado com a realidade.”
Portanto, o Bolsa Família segue sendo o principal programa de assistencialismo às famílias carentes por todo o país, enquanto o Renda Brasil não volta a ser discutido pelo menos até 2022, como afirmou o presidente.
Gostou desta matéria e quer mais conteúdos relacionados? Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Daniela Marinho
Cearense de coração formada em Filosofia, redatora de assuntos variados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Violência contra a mulher: Adolescente de 16 anos é agredida pelo esposo e situação levanta debates

Infelizmente a violência contra a mulher ainda é uma realidade brasileira. Isso se ilustrou novamente nesta última semana, quando uma adolescente de 16 anos...

Feirão Limpa Nome do Serasa ou negociar direto com a empresa: o que vale mais a pena? Entenda

É comum quem está com o nome negativado em birôs de crédito, buscar as maneiras e condições mais vantajosas para negociar seus débitos e...

Confiança dos brasileiros em vacinas cai; aponta estudo

Um estudo publicado no periódico Lancet em 10/08, mostrou que a confiança dos brasileiros nas vacinas cai a cada dia mais. Nos últimos anos,...

É possível negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto; saiba como funciona

Negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto - Em meio a um momento de crise econômica, acelerada pela pandemia de coronavírus no país,...