Prova de vida INSS suspensa até final de setembro; veja como será a retomada

0
2108
prova de vida inss suspensa
A prova de vida do INSS está suspensa até o dia 30 de setembro deste ano. Confira como deverá ser a retomada da realização do requisito. (Imagem: Simões Filho Online)

A prova de vida do INSS está suspensa até o dia 30 deste mês. Desta maneira, ela voltará a ser exigida a partir de 01 de outubro. Ela é essencial para que o beneficiário mantenha o direito de recebimento do valor que lhe é pago mensalmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Apesar dos testes de realização da prova de vida de forma digital terem sido iniciados no último dia 20 de agosto, essa possibilidade ainda não está disponível para todos os beneficiários da Previdência Social.

Dessa maneira, confira abaixo como será a retomada do requisito para manutenção do benefício previdenciário.

Também confira: Congelamento de aposentadoria será aprovado? Entenda aqui

prova de vida INSS suspensa
O requisito anual para continuidade do pagamento dos benefícios do INSS está suspenso até 30 de setembro e deve ser retomado em outubro. Confira. (Imagem: Governo Federal)

Prova de vida do INSS está suspensa até 30 de dezembro; confira como será retomada

A prova de vida é realizada anualmente. Ela consiste, basicamente, na comprovação de que é o beneficiário quem está recebendo mensalmente o pagamento feito pela Previdência Social. Dessa maneira, busca-se evitar e identificar eventuais fraudes ao INSS.

A realização desse requisito foi suspensa em março, diante da pandemia de Covid-19. A suspensão vai até 30 de setembro e, após, deve ocorrer a retomada da prova.

A partir de 01 de outubro, portanto, quando terá fim o período em que a prova de vida do INSS esteve suspensa, os beneficiários devem ser intimados para preencher o requisito. Isso deve ser feito diante da agência bancária em que o segurado recebe seu benefício mensalmente.

Portanto, deve-se aguardar a intimação para então cumpri-la. A data é determinada de acordo com a agenda bancária que também determina o prazo de cumprimento, geralmente de 30 dias.

É muito importante se atentar ao prazo para que o pagamento do benefício previdenciário seja mantido.

Prova de Vida Digital: o que é?

No mês de agosto desse ano o INSS deu início à fase de testes da prova de vida no formato digital. Para tanto, 500 beneficiários foram intimados e devem cumprir o requerimento pelo celular por meio da apresentação de uma selfie (foto do próprio rosto) no portal Meu INSS.

Uma vez que a prova de vida do INSS permanece suspensa, apenas os beneficiários intimados pelos Correios por correspondência física ou mensagem digital devem participar desta fase.

Por outro lado, ainda não se sabe quando o formato digital será disponibilizado a todos os beneficiários. Isso depende, certamente, do sucesso das fases de teste que ainda estão em curso.

Continue lendo: Quais agências do INSS vão reabrir? Veja aqui

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here