Home Notícias O PIS vai cair no Caixa Tem? Saiba onde e como sacar...

O PIS vai cair no Caixa Tem? Saiba onde e como sacar o abono salarial

Beneficiários ainda têm dúvida sobre o assunto

Em função da pandemia de coronavírus, a Caixa Econômica Federal criou uma poupança social digital para repassar alguns benefícios sociais e trabalhistas e, assim tentar evitar aglomerações em suas agências. Porém, ainda existe a dúvida sobre se o PIS vai cair no Caixa Tem.

A Caixa está no meio do calendário de repasse do abono salarial para trabalhadores da rede privada, o PIS. O pagamento é de até R$ 1.045 e é um benefício de direito para quem trabalhou com carteira assinada ao longo de 2019.

O valor máximo do benefício a ser sacado é um salário mínimo. Contudo, é necessário preencher requisitos para ter acesso ao dinheiro. Como por exemplo, ter recebido em média até dois salários mínimos em 2019 e ter trabalhado pelo menos um mês com carteira assinada.

O PIS vai cair no Caixa Tem? Saiba onde e como sacar o abono salarial
O PIS vai cair no Caixa Tem? Saiba onde e como sacar o abono salarial (Foto: Freepik.com)

Mas para quem tem direito ao PIS o benefício tem sido depositado na poupança social da Caixa? Ou em uma conta privada? Confira onde e como sacar o abono salarial.

Leia mais: Seguro Família para desempregados e autônomos ainda existirá? Entenda

O PIS vai cair no Caixa Tem?

A resposta é não. O PIS não é repassado para beneficiários através do Caixa Tem.

Através de seu site oficial, a Caixa Econômica Federal possui uma página exclusivamente criada para responder às dúvidas dos trabalhadores sobre o abono salarial do qual é responsável, no caso o PIS.

Se o trabalhador possuir conta corrente ou poupança, individual e com saldo na Caixa Econômica Federal, o valor integral da cota do PIS será repassado automaticamente.

Para quem não é correntista da Caixa, uma opção para ter acesso ao dinheiro é o cartão do cidadão, com senha. Assim, o saque pode ser feito em um terminal de autoatendimento ou nas lotéricas.

Caso não possua conta na Caixa e nem o cartão do cidadão e senha, o saque pode ser feito apenas em uma agência da caixa, mediante apresentação de um documento de identificação oficial com foto.

Leia também: Abono Bolsa Família 2020: auxílio poderá ser pago no lugar; entenda

E o PASEP?

O PASEP é o abono salarial gerido pelo Banco do Brasil e que é repassado aos trabalhadores que atuam na rede pública, como servidores. As regras para o repasse do dinheiro são as mesmas.

Portanto, para receber a cota de até R$ 1.045 do PASEP é necessário ter trabalhado por pelo menos um mês como servidor público, em 2019, com salário médio de até dois salários mínimos.

O dinheiro é repassado para correntistas do BB diretamente na conta corrente ou pelo cartão magnético, e com documento de identificação nas agências do Banco do Brasil para quem não é correntista.

Portanto, o dinheiro não cairá no aplicativo Caixa Tem, nem para quem recebe PIS e tampouco para quem recebe cota do PASEP.

Leia ainda: O que está acontecendo com o Bolsa Família e o Renda Brasil? Entenda agora

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Victor de Freitas
26 anos. Jornalista, formado pela Unijorge. Redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Atuante nos sites SaúdeLab, Diário Prime e Giro Econômico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

É possível portabilidade para financiamento imobiliário Itaú? Entenda

A portabilidade para financiamento imobiliário Itaú é possível de ser feita? Após o lançamento das novas linhas de crédito para imóveis oferecidas pelo banco, essa...

Dieta sem glúten: entenda porque ela faz bem à saúde

De acordo com profissionais de saúde e nutrição, adotar uma alimentação sem glúten é possível e pode ser extremamente benéfica a portadores da doença...

Descubra o que é necessário antes de iniciar atividade física

A atividade física é fundamental para qualidade de vida e prevenção de doenças, sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas antes de...

Violência financeira contra o idoso; entenda mais e fique atento

A violência financeira contra idosos atinge diversas vítimas podendo ser devastadora e, em muitos casos está atribuída a familiares, amigos de confiança e cuidadores,...