Home Bem-Estar Aromaterapia: conheça a técnica e descubra os benefícios da terapia

Aromaterapia: conheça a técnica e descubra os benefícios da terapia

Saiba como funciona a aromaterapia, uma modalidade de terapia holística

As pessoas tem buscado cada vez mais o bem-estar nas terapias holísticas, no entanto, existe uma delas que tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo todo. Você já ouviu falar da aromaterapia? Já deu para perceber que a matéria de hoje será perfumada! Conheça mais sobre a técnica, hoje, aqui no Saúdelab.

A aromaterapia é uma técnica natural que se vale do aroma e as respectivas partículas emitidas pelos óleos essenciais a fim de estimular diferentes áreas do cérebro.

Benefícios da aromaterapia
A aromaterapia contribui para o bem-estar. Foto: Envato.

Ela evidencia que existe uma certa conexão entre o olfato das pessoas e seus sentimentos. É pensando nisso que se escolhe determinados aromas para atingir-se os respectivos sentimentos em busca de harmonização e bem-estar. Entenda melhor adiante como isso funciona.

Leia ainda:Terapias holísticas: saiba o que são, para que servem e quais suas vantagens

Para que serve a aromaterapia?

Benefícios da aromaterapia
Saiba mais sobre a aromaterapia. Foto: Envato.

A aromaterapia pode trazer uma série de benefícios para o corpo, mente e as emoções das pessoas. Portanto, ela é capaz de aliviar uma infinidade de sintomas não apenas dos resfriados ou até asma, mas também depressão, ansiedade e insônia, por exemplo.

Além disso, ela também serve para propiciar um maior fortalecimento do sistema imunológico da pessoa. Ademais, ela é bastante útil na promoção do bem-estar geral, pelas muitas sensações boas e positivas que ela estimula no corpo.

Saiba mais:Terapias holísticas online é possível? Descubra novas possibilidades

Em outras palavras, a aromaterapia é capaz de proporcionar outros prazeres para as pessoas que desfrutam dessa abordagem na sua rotina diária. Assim, outro ponto de destaque, por exemplo, é a melhora na qualidade do sono, ajudando a dormir e acordar bem.

Os aromas são igualmente úteis na diminuição de inflamações, amenizam os problemas de estômago (como dores, náuseas, vômitos, etc), sem falar no tremendo impulso de energia que eles proporcionam.

Existem efeitos colaterais no uso dos óleos essenciais na aromaterapia?

Conforme já foi citado, a aromaterapia é uma técnica que se vale, primordialmente, de óleos essenciais. No entanto, apenar dos benefícios da aromaterapia, alguns óleos essenciais podem causar efeitos colaterais, sobretudo em alguns grupos de pessoas.

Determinados óleos de aspecto cítrico, como limão, bergamota e laranja, são fotossensibilizadores e, caso a pessoa os aplique diretamente na pele, pode sofrer queimaduras de sol.

Veja: 3 técnicas de terapia holística que deveriam ser experimentadas agora mesmo

As pessoas que tem problemas respiratórios ou mesmo alergia a determinadas fragrâncias podem sofrer algumas reações mais fortes aos óleos essenciais e seus respectivos aromas.

Surpreendentemente, existem óleos essenciais que chegam a ser tóxicos para o fígado e o sistema nervoso o eucalipto e a árvore do chá. Desse modo, vale a pena averiguar essas condições antes de se utilizar certos óleos essenciais.

Para que ser cada óleo na aromaterapia

Cada essência deve ser utilizada corretamente, confira a tabela a seguir para conhecer algumas delas:

Aromaterapia
Efeitos dos aromas. Foto: Hoje em dia

Descubra qual essência combina mais com você ou ainda qual terapia é a mais indicada para o seu problema. Caso julgue necessário, procure um especialista, ele te indicará o caminho certo para o sucesso.

Gostou da matéria? Tem mais em nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

 

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Danieli Mennitti
Danieli Mennittihttps://saudelab.com/
Redatora web freelancer há 5 anos. Integrante da equipe de redação do SaúdeLab.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Confiança dos brasileiros em vacinas cai; aponta estudo

Um estudo publicado no periódico Lancet em 10/08, mostrou que a confiança dos brasileiros nas vacinas cai a cada dia mais. Nos últimos anos,...

É possível negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto; saiba como funciona

Negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto - Em meio a um momento de crise econômica, acelerada pela pandemia de coronavírus no país,...

Todos que recebem Bolsa Família vão receber o auxílio emergencial de R$ 300? Entenda

Bolsa Família - No final de junho, o Governo Federal anunciou a prorrogação do auxílio emergencial para mais duas parcelas, as quais foram pagas...

Mindfulness: o que é, quais os seus benefícios e como praticá-la

O mindfulness é uma prática que se popularizou bastante nos últimos anos e cada vez mais tem ganhado muitos adeptos. Em um mundo como...