Para evitar CPF parar no SPC/Serasa cartórios permitem consulta de protesto

Saiba onde efetuar a consulta de títulos protestados

0
330
protesto de título spc e serasa
Cartórios permitem consulta de protesto de título para evitar CPF parar no SPC/Serasa. Fonte da imagem: Pixabay

Geralmente, para se consultar a situação de um CPF, utiliza-se os sites dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, ou mesmo o respectivo aplicativo relacionado às empresas. No entanto, é fundamental também saber se há protesto de título no CPF. Afinal, o não pagamento de um protesto pode resultar em nome sujo no SPC e Serasa.

Agora, felizmente, os cartórios permitem esse tipo de consulta gratuita e online.

Leia ainda:Negativação no SPC e Serasa x protesto de dívida: entenda as diferenças

Entendendo o protesto de título e a negativação no SPC e Serasa

Para evitar CPF parar no SPC/Serasa cartórios permitem consulta de protesto
Cartórios permitem consulta de protesto de título para evitar CPF parar no SPC/Serasa. Fonte da imagem: Exame/Reprodução

Vale a pena explicar de início, que um protesto de título em um determinado CPF não significa, necessariamente, que ele esteja sujo no SPC e Serasa.

No entanto, há ocasiões sim onde uma empresa credora pode ter protestado um título e, ao mesmo tempo, também ter solicitado a inclusão do CPF no birôs de crédito.

Leia ainda:Fintech concede empréstimo com garantia de imóvel; saiba detalhes

Além disso, muitas vezes ocorre de um título ser protestado e, em caso de não pagamento no prazo acordado e não comparecimento a intimação do protesto, o nome ser negativado. Isso pode ocorrer em pelo menos 3 dias após o protesto.

Onde consultar protesto de título no CPF?

A consulta de protestos envolvendo o CPF pode ser feita em um desses recursos abaixo:

  • Cartórios de Protesto

Neste site, para consultar eventuais protestos, só precisa digitar o CPF e o estado de origem. Há também um aplicativo de celular com o mesmo nome.

  • Consulta Online Central de Protesto (CENPROT)

Para consultar o CPF aqui, é preciso primeiro informar a abrangência, se é nacional ou de acordo com o estado. Em seguida, deve-se selecionar o tipo de documento e informar o número do mesmo. Logo depois, deve-se clicar em Consultar.

  • Cartório SP

Neste caso específico, apesar do nome, permite-se a consulta de CPFs não só no estado de SP, mas em todos os estados. Basta selecionar, portanto, o seu estado, o tipo de documento (CPF) e informar seu número.

Resolvendo pendências com protesto de título

Resolver pendências com protesto de título é uma das poucas maneiras de se evitar e/ou tirar o CPF do dos cadastros de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.

Leia ainda:Cartão de crédito Porto Seguro: saiba como solicitar em poucos passos

Deve-se descobrir em qual cartório o título foi protestado, a fim de poder pagar o débito. Isso pode ser feito por meio de um dos sites citados ou até mesmo em órgãos como SPC e Serasa.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here