Saque FGTS emergencial nascidos em novembro já está disponível? Confira

Os valores para esses trabalhadores já estão disponíveis nas poupanças digitais

0
392
FGTS
FGTS

O saque do FGTS emergencial para nascidos em novembro já foi liberado? Essa pergunta surge diante do fato de que desde a última segunda-feira (14) os valores emergenciais para esses trabalhadores já estão disponíveis nas poupanças digitais criadas especialmente para essa verba.

Por outro lado, essa modalidade diferenciada de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço respeita um calendário previamente divulgado. Portanto, são as informações nele cadastradas que irão determinar se há possibilidade de movimentação do FGTS ou não.

Continue lendo para entender como funciona a liberação do FGTS emergencial e quando o trabalhadores nascidos em novembro poderão movimentá-lo.

Também leia: Novas regras do auxílio emergencial: como fica o pagamento para mães solteiras?

Saque FGTS emergencial nascidos em novembro
Entenda quando será possível aos trabalhadores nascidos em novembro movimentar o saldo do Fundo de Garantia emergencial (Imagem: Valor Investe)

Saque do FGTS emergencial para nascidos em novembro somente será possível em outubro

Essa modalidade de movimentação do Fundo de Garantia foi criada especialmente em razão da pandemia de Covid-19. Assim, ela surgiu como uma oportunidade de garantir ao trabalhador uma renda extra advinda das suas próprias verbas de FGTS que possuem movimentação limitada.

Assim, ao final de junho tiveram início as liberações do FGTS emergencial. Primeiramente ele é disponibilizado em uma poupança digital da Caixa Tem, acessível pelo aplicativo. Nesse momento ele tão somente pode ser usado para pagamentos de contas e compras online.

Por sua vez, o saque do FGTS emergencial para nascidos em novembro e todos os demais beneficiários apenas ocorre no segundo momento das liberações. Desse modo, somente a partir da segunda fase é possível movimentar o saldo para outra conta ou sacá-lo.

Calendário do FGTS Emergencial

Para saber quando o valor deve ficar disponível na poupança digital e quando ele pode ser movimentado, é necessário consultar o calendário previamente divulgado pela CEF (Caixa Econômica Federal), gestora do fundo.

saque FGTS emergencial nascidos em setembro
Conforme aponta calendário, o saque do FGTS emergencial para nascidos em setembro somente poderá ocorrer a partir de 31 de outubro de 2020. (Imagem: Caixa Econômica Federal)

FGTS emergencial: o que é?

Conforme apontado brevemente acima, o Fundo de Garantia do tipo emergencial corresponde a uma modalidade especial de movimentação do FGTS.

Segundo as regras desta nova modalidade, que é exclusiva para este ano, poderão movimentar o saldo de FGTS todos os trabalhadores que tiverem saldo em suas contas.

O saque do FGTS emergencial para nascidos em novembro e demais beneficiários somente pode ser de até R$ 1.045. Trabalhadores com saldo inferior poderão sacar o valor integral. No caso de saldo superior a movimentação se limita ao teto de um salário mínimo.

Para saber o saldo do Fundo de Garantia, suas movimentações e depósitos mensais pelo empregador basta consultar o site ou aplicativo FGTS.

Também veja: Como sacar FGTS emergencial no caixa eletrônico? Confira

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here