Bactérias da flora intestinal: Especialistas estudam a sua influência no organismo

0
436
bactérias da flora intestinal
Bactérias da flora intestinal: Especialistas estudam a sua influência no organismo (Foto: Istock)

De acordo com a Sociedade Europeia de Cardiologia, as bactérias da flora intestinal, também conhecidas com microbiota, são responsáveis pelo equilíbrio da saúde. Dessa maneira, por exemplo, quando o colesterol, o índice de massa corporal e até a pressão arterial ficam descompensados, a atuação delas fica prejudicada.

bactérias da flora intestinal
Bactérias da flora intestinal: Especialistas estudam a sua influência no organismo (Foto: Istock)

Leia mais: Saúde bucal na terceira idade: como cuidar dos dentes nessa fase?

O que são as bactérias da flora intestinal

Primeiramente, a flora intestinal ou microbiota é composta por cerca de trilhões de microorganismos. Esses microorganismos são bactérias e seres unicelulares que são identificados pelo nome de arqueias.

Em síntese, as bactérias da flora intestinal têm uma série de funções úteis ao corpo humano com relação a doenças e à saúde. Anteriormente, um estudo realizado através da Universidade de Groningen (Holanda) descobriu que a microbiota é o segredo para um bom envelhecimento.

Microbiota como foco de estudo

De acordo com as análises, a microbiota tem alta relevância no desenvolvimento de novos tratamentos, além de ter um papel importante na saúde do corpo.

Profissionais que participaram do estudo relataram que a realização do processo se deu dessa forma: participantes com cerca de 57 anos e sem nenhum parentesco entre si foram analisados.

Foram cerca de 420 mil participantes e as análises focaram em seus dados genéticos para provar que a composição de um microbioma pode ser explicada através de suas variantes genéticas.

Por fim, foi descoberto que cerca de 11 bactérias da flora intestinal tinham ligação direta com 28 indicadores de saúde nos indivíduos. Os níveis altos das bactérias no organismo indicavam que havia alteração no corpo.

Em suma, os 28 indicadores estavam ligados a pressão alta, colesterol alterado, obesidade ou excesso de peso. Além disso, doenças pulmonares como alergias ou asma e outras condições como o abuso do álcool.

Resultados do estudo

Como resultado de uma pesquisa ampla, os pesquisadores puderam comprovar que as bactérias da flora intestinal estão diretamente ligadas a doenças e que, com um cuidado devido focado na normalização da Microbiota, é possível viver bem e envelhecer de forma saudável.

Sugestões para ter uma flora intestinal saudável

Nesse contexto, a Associação Brasileira de Medicina aponta que a ingestão de água (no mínimo 1,5L/dia) e alguns alimentos específicos são fundamentais para promover a função intestinal dos indivíduos. Entre eles podemos citar os lactobacilos, pré e  probióticos.

Dessa maneira, portanto, além de adequar a ingesta de água, inclua alimentos tais como:

  • Frustas frescas: laranja, mexirica com bagaço, mamão, ameixa, manga, abacaxi, uva e outras mais.
  • Frutas secas:ameixa preta, uva passa etc.
  • Além desses, considere também, a inclusão de cereais integrais, legumes e hortaliças.

Enfim, futuramente poderão ser analisados e comprovados mais alimentos que agem diretamente na microbiota e que, em resposta, proporcione mais saúde a quem os consome.

Leia mais: Pesquisas alertam: qual a relação entre sedentarismo e envelhecimento? Confira

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here