Feirão Limpa Nome do Serasa ou negociar direto com a empresa: o que vale mais a pena? Entenda

Entenda como funciona essas duas possibilidades de meio de negociação de dívidas

0
371
feirão limpa nome do serasa
Feirão Limpa Nome do Serasa ou negociar direto com a empresa:o que vale mais a pena? Fonte da imagem: IG Economia/Reprodução

É comum quem está com o nome negativado em birôs de crédito, buscar as maneiras e condições mais vantajosas para negociar seus débitos e retomar o seu crédito. Com efeito, isso explica, bastante, o sucesso dos mutirões para limpar o nome, tal como o Feirão Limpa Nome do Serasa, por exemplo.

Contudo, as empresas credoras também possuem canais próprios de negociação de dívidas vencidas. Sendo assim, qual compensaria mais ao devedor? Negociar a dívida nos mutirões do SPC e Serasa ou diretamente com a empresa? Confira.

Leia ainda:Fintech concede empréstimo com garantia de imóvel; saiba detalhes

Como funciona o Feirão Limpa Nome do Serasa?

feirão limpa nome do serasa negociar dívida
Feirão Limpa Nome do Serasa ou negociar direto com a empresa:o que vale mais a pena? Fonte da imagem: Diário do Rio/Reprodução

Cabe relembrar que o Feirão Limpa Nome do Serasa corresponde a uma campanha promovida pela instituição de proteção ao crédito, em parceria com algumas empresas, com o objetivo de auxiliar na negociação de dívidas atrasadas dos consumidores.

Leia ainda:Negativação no SPC e Serasa x protesto de dívida: entenda as diferenças

Esse Feirão acontece online, dentro do próprio site do Serasa Consumidor. Logo depois de um cadastro, o consumidor pode acessar a página referente ao Feirão Limpa Nome, especificamente, e verificar seus débitos e as propostas de renegociação pré-existentes. Os descontos podem chegar a 90% do valor devido.

Eventualmente, algumas cidades montam estandes ou recebem o Caminhão do Feirão Limpa Nome. Nesse caso, o consumidor terá contato presencial e direto com representantes da instituição, podendo assim dar prosseguimento a negociação presencialmente.

E como é a negociação diretamente junto às empresas?

Muitas empresas, como os bancos, por exemplo, disponibilizam não apenas uma negociação presencial, nas agências físicas, mas também por meio do telefone e da internet, em seus respectivos sites oficiais.

Aliás, eles possuem um canal especial para essa atividade. Nesses canais, é possível consultar as dívidas existentes, selecionar a quantidade de parcelas e confirmar a negociação.

Alguns dos maiores bancos do país, como Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander têm em seu Internet Banking uma página específica para renegociação, por exemplo. Normalmente, eles oferecem um  abatimento da dívida, com ótimos descontos.

Escolhendo a melhor forma de negociação

A princípio, quando se negocia por meio de mutirões como o Feirão Limpa Nome do Serasa, pelo menos em tese, pode-se ter mais segurança e respaldo, pois o acordo é intermediado por uma terceira instituição.

Leia ainda:Cadastro Positivo no SPC e Serasa: bancos são obrigados a oferecer juros menores? Entenda

Por outro lado, quando se negocia diretamente com a empresa, talvez seja possível obter os mesmos descontos ou até melhores, exatamente por dispensar intermediários no processo.

Sendo assim, a resposta sobre com quem compensa mais negociar uma dívida que foi parar no SPC e Serasa é: depende.

Depende do perfil da dívida e das possibilidades de pagamento oferecidas. Por exemplo, pode ocorrer de já ter havido uma conversa prévia com os credores e não se ter chegado a uma solução razoável de acordo.

Porém, pouco depois, surge uma campanha dos órgãos de proteção ao crédito, que apresenta uma proposta que se encaixa com as possibilidades de pagamento do devedor. Ora, neste caso, obviamente o melhor é aproveitar a oportunidade e acertar o débito.

Mas o contrário também, eventualmente, pode ocorrer, ou seja, o devedor pode tomar nota da proposta existente na campanha online, e procurar o credor fazendo uma nova proposta que lhe seja mais adequada.

Pode ser que o credor querendo receber, mesmo que valor bem menor, acolha o pagamento nos termos apresentados pelo consumidor inadimplente. O importante é consultar sempre as possibilidades existentes e ter ânimo pronto para resolver a dívida.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here